sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Dilma passa mal após debate com Aécio


A presidente Dilma Rousseff passou mal após duro debate de ontem à noite com o candidato do PSDB, Aécio Neves (PSDB), quando era entrevistada por uma repórter da emissora SBT, que promoveu o encontro entre os dois, juntamente com o portal UOL e a rádio Joven Pan. Na troca de acusações, durante o debate, o tucano saiu-se melhor do que a petista, segundo avaliação da maioria dos analistas.

Ao contrário do que ocorreu no encontro ocorrido na TV Bandeirantes (14/10), quando ficou na defensiva, Aécio conseguiu explorar temas da agenda econômica (aumento da inflação e baixo crescimento), além de abordar as recentes denúncias de corrupção na Petrobras, que desgastam o governo da candidata petista. 

O debate foi de vida ou morte para ambos. A rejeição do tucano aumentou e a avaliação do governo melhorou; mesmo assim, Dilma continua dois pontos atrás do tucano. Esse cenário, pano de fundo para o debate, fez com que os dois passassem à luta franca, com acusações recíprocas, como no momento em que Dilma acusou Aécio de empregar a irmã Andrea no governo de Minas e o tucano retrucou afirmando que o irmão de Dilma, Igor Rousseff, foi funcionário fantasma da Prefeitura de Belo Horizonte na gestão de Fernando Pimentel, hoje recém eleito governador de Minas. 

Aécio Neves explorou os aspectos negativos da economia e as denúncias de corrupção no goveno. E bloqueou o debate sobre o governo de FHC, que interessava à Dilma, Quando a discussão foi para a comparação entre os dois candidatos, surpreendeu a presidente da República com a história de seu irmão.

Dilma Rousseff não conseguiu levar para a pauta temas  como arrocho salarial e desemprego, que são considerados pelos petistas efeitos da política econômica proposta pelo economista Armínio Fraga, cotado para ministro da Fazenda, caso Aécio ganhe a eleição.Voltou-se para a vida pessoal do candidato do PSDB, estratégia para a qual Aécio demonstrou-se preparado para se defender. 

Nenhum comentário: