domingo, 28 de julho de 2013

Refresco no recesso

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 17/07/2013
 
"Volta Lula", de setores do PT e dos aliados, ainda não contaminou a opinião pública. Segundo a pesquisa divulgada ontem, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 10,5% de intenções de voto, menos que Dilma, seguido por Marina Silva (5,9%), Aécio Neves (4,9%), Eduardo Campos (1,4%), José Serra (1,2%) e Joaquim Barbosa (0,7%).

A pesquisa de intetíção de votos divulgada ontem pelo instituto MDA, a pedido da Confederação Nacional do Transporte (CNT), serviu para acalmar o Palácio do Planalto, às vésperas do recesso do Congresso. A presidente Dilma Rousseff manteve-se como candidata favorita nas eleições de 2014, com 33,4% das intenções de votos, o que baixa a bola do “volta Lula” de muitos petistas e aliados. A pesquisa foi realizada entre 7 e 10 de julho, com 2.002 pessoas, um mês após o começo da onda de manifestações que tomou conta do país, abrangendo 134 municípios de 20 estados.

Novo homem forte do governo, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, comemorou: “A avaliação é melhor do que à dos piores momentos dos presidentes Lula e FHC”. Segundo ele, Dilma teria hoje vartagem sobre todos os governadores e prefeitos. Apesar do otimismo, Dilma marcha para uma eleição em dois turnos muito disputada, na qual pode ser derrotada caso o realinhamento de forças no segundo tumo, seja desfavorável a ela. Isto é, se os adversários unirem-se em tomo de um projeto alternativo ao da presidente.

Metabólica
A ex-ministra Marina Silva, do Rede Sustentabilidade, mantém-se como principal adversária de Dilma. Ela “niétaboliza” as manifestações que ocorrem no país. Tem 20,7% das intenções devotos. Completam alista de candidatos o senador mineiro Aécio Neves (PSDB), com 15,2%; e o governador de . Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com 7,4%. O nome do ex-govemador José Serra, que ameaça deixar o PSDB para ser candidato à Presidência novamente, não foi incluído na pesquisa.

Favoritismo
A presidente Dilma Rousseff mantém seu favoritismo simplesmente porque venceria Marina, Aécio ou Campos nas simulações do segundo turno. No caso de Marina Silva, a vitória seria de 38,2% contra 30,5%; Aécio, de 39<6% a 26,2%. Campos perderia feio: 42,1% x 17,7%. Caso eles se unam, porém, a coisa se complica.

Rejeição

Dilma Rousseff despencou para 31,3% este mês. Era de 54,2% em junho. O desempenho pessoal da presidente foi avaliado como positivo por 49,3% dos entrevistados. Era de 73,7%. No total 47 3% desaprovam a gestão Dilma, o que aumentou sua rejeição para 44 7%

Ferrovias

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro receberá operadores do sistema metro-ferroviário de passageiros" hoje. Liderados pela ANPTMlhos, levarão propostas para que se evite o sucateamento progressivo do sistema, já abalado pela suspensão do reajuste de tarifas. A Argentina também congelou tarifas por muito tempo e sacrificou muito sua frota de trens.

Dois na foto
Apesar da brigalhada interna, o PT acabou levando a melhor na comissão que fará a reforma política, com a indicação de dois nomes: Cândido Vaccarezza (SP) e Ricardo Berzoine (SP). O primeiro foi escolhido pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). O segundo, pela bancada, depois da desistência de Henrique Fontana (PT-RS), que reivindicava a presidência ou a relatoria da comissão.

Elite
Participam da comissão parlamentares que se destacam pelo conhecimento dajnatéria" Marcelo Castro (PMDB-PI), Marcus Pestana (PSÜB-MG), Guilherme Campos (PSD-SP), EsperidiãoAmin (PP-SQ, Luciano Castro (PR-RR), Rodrigo Maia (DEM-RJ), Júlio Delgado (PSB-MG), Miro Teixeira (PDT-RJ), : Antonio Brito (PTB-BA), Leonardo Gadelha (PSC-PB), Manuela D"Ávila (PCdoB-RS) e Sandro Alex (PPS-PR). Difícil será chegar a um acordo entre eles.

Conselhão/ A presidente Dilma Rousseff comanda hoje af eunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social, no Palácio Itamaraty.

Arquivos/ O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, minimizou os efeitos das fortes chuvas, em março passado, no prédio do Arquivo Nacional, na cidade do Rio de Janeiro. De acordo com o ministro, não houve perda de arquivos que estavam no bloco inundado. "Os documentos já estãototalmente recuperados e à disposição da população para consultas." Cardozo esteve na Comissão de Educação, Culturae Esporte (CE), ontem.  A audiência pública foi solicitada pela vice- v presidente da CE, senadora Ana Amélia (PP-RS), e pelos senadores Cyro Miranda (PSDB-GO) e Alvaro Dias (PSDB-PR). .

Nenhum comentário: