terça-feira, 18 de junho de 2013

O andar de cima

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 12/06/2013

A crise de convivência da presidente Dilma Rousseff com a base aliada chegou ao mundo econômico. Quatro aliados de primeira hora nos últimos dias deram sinais de descontentamento com os rumos do governo, todos reconhecidos porta-vozes do mundo empresarial.
O ex-ministro Delfim Netto saiu a campo para defender deficit nominal zero como a última arma para o governo recuperar a credibilidade. Sem isso, avalia, o "instinto animal" dos empresários continuará hibernando. Pela primeira vez, o empresário Abílio Diniz veio a público criticar o excesso de ministérios, dizendo ser essa uma governança inadministrável. Endossou críticas de outro aliado de Dilma, o empresário Jorge Gerdau. Até o banqueiro André Esteves, que não teria do que se queixar em matéria de benesses do governo, andou dando demonstrações de desconforto.
Ainda com o fuso horário trocado por causa da viagem a Portugal, Dilma se reuniu ontem longamente com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Enquanto isso, o mercado desabava. Nos meios financeiros, o comentário era de que a provável mexida no IOF dos derivativos, um dos assuntos da reunião, será um mero paliativo. Avaliam que a proposta de Delfim Netto é a única com força suficiente para reverter de pronto o cenário a curto prazo. Ou seja, estancar a queda da bolsa e a alta dos juros, além de evitar uma abrupta desvalorização cambial.
Governo

A CNT/MDA divulgou ontem nova pesquisa de avaliação do governo. Assim como o Datafolha no domingo, o governo federal registrou perdas. Caiu de 56,6% para 54,2% a avaliação positiva. A regular oscilou de 35,5% para 35,6%; e a negativa, de 7% para 9%. Considerando apenas junho, 10,1% dos brasileiros consideram o governo Dilma "ótimo"; 44,1%, "bom"; 35,6%, "regular"; 5,5%, "ruim"; e 3,5% o avaliam como "péssimo".
Imagem

O desempenho pessoal da presidente Dilma Rousseff é mais bem avaliado do que o do governo: 73,3%, contra 54,2%. Desaprovam o desempenho pessoal de Dilma 20,4%
Lisboa
A ministra da Cultura, Marta Suplicy (foto), propôs à presidente Dilma Rousseff a manutenção das instalações do Espaço Brasil, em Lisboa, de forma permanente. O local recebeu 87 dos 294 eventos do Ano do Brasil em Portugal. "É um pedacinho do Brasil dentro de Portugal", disse a ministra, que já estuda a maneira de consolidar o espaço. O Ano do Brasil em Portugal promoveu quase 300 eventos culturais, da literatura à gastronomia.
Espumando
O senador Pedro Simon (foto), do PMDB-RS, recebeu, de vereadores gaúchos, moções de repúdio à Fifa pelo fato de o champanhe francês ter sido escolhido como bebida oficial para a Copa da Mundo de 2014 no Brasil. Produtores de Caxias do Sul e de Flores da Cunha estão indignados. O brut brasileiro é de excelente qualidade, reconhecida em concursos internacionais. "Está na hora de defendermos a honra do nosso espumante", afirmou.
Gorender

Morreu ontem, aos 90 anos, Jacob Gorender, historiador marxista respeitado até mesmo por adversários políticos, como o ex-ministro Jarbas Passarinho, um dos signatários do Ato Institucional nº 5, que consolidou a ditadura militar. Gorender foi membro do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e integrou a Força Expedicionária Brasileira. Após a deposição do presidente João Goulart, Gorender fundou e dirigiu o PCBR, até ser preso. Escreveu os livros O escravismo colonial, Combate nas trevas, A escravidão reabilitada e Marxismo sem utopia, nos quais criticou a obra de Werneck Sodré e questionou as ideias de Caio Prado Junior.
Eleições
Relator da minirreforma eleitoral em discussão na Câmara, o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) quer incluir na legislação dispositivo que faculta ao doador descontar os valores destinados à campanha eleitoral do Imposto de Renda.
Sem fronteiras
Com a visita do vice-presidente da República, Michel Temer, a Budapeste, o governo húngaro prometeu ofertar mais mil vagas em universidades locais para estudantes brasileiros, como parceria no Ciência sem Fronteiras. Assim, até o fim de 2014, 2 mil alunos devem desembarcar na Hungria.
Magistratura
O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, conseguiu ontem, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), uma importante vitória para a advocacia: assegurar a participação da OAB em todas as fases dos concursos para ingresso na magistratura. A proposta aprovada foi formulada pelo ministro corregedor, Francisco Falcão.]
Academia
A audiência pública da Comissão da Verdade de São Paulo sobre o caso de Ana Rosa Kucinski Silva e Wilson Silva, que estava marcada para sexta-feira, foi adiada a pedido dos familiares de Ana Rosa, devido à negativa de participação da Universidade de São Paulo para esclarecimento dos fatos que envolvem a demissão dela por abandono de trabalho.

Nenhum comentário: