terça-feira, 25 de junho de 2013

Fora dessa

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 18/06/2013
 

O governo turbinará a tramitação da medida provisória que desonera os transportes públicos de impostos federais. Seria apenas mais uma das chamadas medidas anticíclicas, para estimular a economia e conter a inflação, mas virou um bote salva-vidas no maremoto de manifestações contra o aumento das passagens.

l l l
Os investimentos do PAC da Mobilidade Urbana na Rocinha, Zona Sul do Rio de Janeiro, para a construção de mais um teleférico na cidade maravilhosa (o do Morro do Alemão já virou atração turística), também serviram de boia diante dos protestos dos cariocas.

l l l
Na avaliação do Palácio do Planalto, o Movimento Passe Livre atinge, sobretudo, as prefeituras, que aumentaram as passagens, e os governos estaduais, que patrocinaram a violenta repressão policial aos manifestantes. A questão, agora, seria agir com habilidade para tirar o corpo fora sem tripudiar nas agruras alheias.

Porém
O consumo baseado no automóvel, ou seja, no transporte individual, é o eixo da política industrial e de crédito adotada pelo governo federal, em meio à crise mundial, para combater o baixo crescimento. Esse modelo macroeconômico transforma o sistema de transportes urbanos, que padece de mais investimentos públicos, em uma espécie de bomba-relógio. O governo também é sócio da crise.

Balcão
Para azeitar a base governista, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, promete liberar, a partir desta semana, cerca de R$ 2 bilhões em emendas parlamentares. Trabalha para esvaziar a proposta de orçamento impositivo, que a Câmara ameaça aprovar, e garantir que os projetos do governo, principalmente, as medidas provisórias que podem caducar, tenham apoio efetivo da base.

Fica pra outra
O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB, já avisou a gregos e baianos que não pretende disputar o governo de Alagoas. Seu projeto é continuar à frente do Congresso, ou seja, deseja concorrer à reeleição no Senado, em 2015. O ex-presidente Fernando Collor de Mello lidera as pesquisas de intenção de voto no estado.

Mineração//

A presidente Dilma Rousseff deve encaminhar, hoje, ao Congresso o novo marco regulatório do setor de mineração. O projeto de lei poderá tramitar em regime de urgência, ou seja, Câmara e Senado terão, cada um, 45 dias para apreciar a matéria.

Explica aí
Presidente do Banco Central, Alexandre Tombini vai hoje à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Terá que explicar como pretende combater a inflação e a alta do dólar. A propósito, desde a última elevação da taxa Selic, que hoje é de 8%, Tombini não para de dar explicações para acalmar o mercado.

Orçamento
A Comissão Mista, que analisa a proposta de Orçamento impositivo (PEC 565/06 e outras), deve votar o parecer do deputado Edio Lopes (PMDB-RR) na quinta-feira. O relator propõe a execução obrigatória das emendas individuais de parlamentares, em um total de até o limite de 1% da receita líquida do ano anterior.

Carteira
Em 2013, com esses critérios, o orçamento impositivo daria a cada parlamentar uma carteira de emendas a serem executadas pelo Executivo da ordem de R$ 11,8 milhões

Militares/ Dois militares do Exército e três da Marinha, que foram presos, cassados e participaram da resistência democrática à ditadura, prestam depoimentos à Comissão Nacional da Verdade e à Comissão Estadual do Rio de Janeiro hoje, a partir das 9h, no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (no prédio da OAB). A sessão será coordenada pelo advogado Wadih Damous, presidente da CEV do Rio.

Real/ O senador Aécio Neves (PSDB-MG) inaugura hoje, na Câmara dos Deputados, uma exposição sobre os 25 anos do PSDB e os 19 do Plano Real. A estrela da festa será o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Nenhum comentário: