terça-feira, 25 de junho de 2013

Chapa quente

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 16/06/2013
 
O Palácio do Planalto entrou na discussão sobre a PEC 37, que acaba com o poder de investigação criminal do Ministério Público, do Banco Central, da Receita Federal, do Coaf e do INSS, entre outros órgãos federais. A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, juntou-se ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, para costurar um acordo entre procuradores e promotores, de um lado, e delegados, de outro.

Na reunião do grupo de trabalho que negocia uma alternativa à PEC, realizada no Ministério da Justiça, na última quinta-feira, sobraram gritos, socos na mesa e faltou entendimento. Os procuradores não aceitam reportarse às corregedorias das polícias, conforme defendem os delegados. "Querem nos tutelar e nos dar bobagens para investigar. Não aceitamos isso", afirmou a representante dos ministérios públicos, Norma Cavalcanti.

O clima poderá esquentar ainda mais nesta semana. Estão marcadas duas reuniões do grupo de trabalho, uma na terça-feira, no Ministério da Justiça, e outra na quarta, na Câmara dos Deputados, com a provável participação de líderes. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, marcou a votação da PEC 37 para o próximo dia 26, com ou sem acordo, o que acirrou ainda mais os ânimos.

Grande irmão
A visita de seis dias do vice-presidente norte-americano, Joe Biden, à Colômbia, a Trinidad e Tobago e ao Brasil, marca uma viragem na diplomacia de Barack Obama (foto) para a América Latina. A viagem da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos, em outubro, pode consolidar a mudança. Será a primeira visita de Estado de um líder brasileiro a Washington, em quase duas décadas. Biden, que assumiu a responsabilidade pelos assuntos latino-americanos, é um dos nomes cotados para disputar a sucessão de Obama pelo Partido Democrata.

Palanques
A cúpula do PMDB negocia palanque duplo na maioria dos estados onde seus caciques não se entendem com o PT: Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Santa Catarina. O carro pega, porém, no Paraná, do senador Roberto Requião; na Bahia, do ex-deputado Geddel Vieira Lima; e, principalmente, no Rio de Janeiro, onde o governador, Sérgio Cabral, não quer nem ouvir falar de palanque duplo.

Shalom
Michel Temer (foto) participa da comemoração de aniversário do prêmio Nobel da Paz, Shimon Perez, em Jerusalém, na terça-feira à noite. Também confirmaram presença os ex-presidentes Bill Clinton (EUA), Mikail Gorbachev (Rússia) e também o ex-premiê britânico Tony Blair. Além de se encontrar com o primeiro-ministro Netanyahu, Temer vai à Palestina. Foi designado por Dilma para aproximar o Brasil do Oriente Médio.

Da ordem
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), resolveu apostar no chamado "partido da ordem", ou seja, nos eleitores mais conservadores, que apoiam a repressão aos manifestantes contra o aumento das passagens por causa dos atos de vandalismo. O descontrole da Polícia Militar, ao reprimir o Movimento Passe Livre, porém, desgasta a imagem do governador paulista.

Briga inútil
O deputado Major Olímpio Gomes (PDT-SP) criticou a postura do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), diante da série de protestos contra o aumento da passagem de ônibus. "São dois carecas brigando por um pente", disparou. Segundo o parlamentar, estão mais preocupados com "a imagem política por causa das eleições do ano que vem e não com a violência", afirmou.

Tanques
A Iveco, fabricante de caminhões da Fiat, vai produzir na recém-inaugurada fábrica de veículos militares de Sete Lagoas (MG) o novo blindado sobre rodas do Exército, o Guarani, cuja patente é da Força. Orçado em U$ 6 bilhões, o programa prevê a fabricação de 2.044 veículos

Novas lutas
A UNE inaugura hoje um monumento em homenagem às lutas estudantis em Ibiúna (SP). Haverá exibição do documentário A batalha da Maria Antônia. Nenhuma bandeira da UNE foi vista nas manifestações contra os aumentos das tarifas de ônibus. Hoje, a entidade é "politicamente correta".

Refugiados
Uma "culinária solidária", voltada para famílias refugiadas e migrantes, e um seminário acadêmico celebrarão o Dia Mundial do Refugiado, em Manaus. As comemorações ocorrem em 18 e 20 de junho, respectivamente, e são promovidas pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados.

Medalha
Presidente da CDN Comunicação Corporativa, João Rodarte será condecorado com a medalha grau Comendador da Ordem de Rio Branco, amanhã, no Itamaraty, pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.

Nenhum comentário: