sábado, 29 de junho de 2013

A onda da reeleição


Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 29/06/2013

A presidente Dilma Rousseff bateu o pé e manteve a proposta de plebiscito para aprovar a reforma política, apesar da resistência dos principais caciques da Câmara dos Deputados, a começar pelo presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Com a bandeira do plebiscito, pretende surfar a onda de protestos que ocorrem por todo o país.                                                                     
Representantes de mais de 20 movimentos sociais organizados de jovens foram recebidos ontem por Dilma e apoiaram a proposta de plebiscito, que entrou na pauta dos manifestantes, de cima para baixo. O principal ponto defendido pelas entidades é o financiamento público exclusivo de campanhas, uma velha proposta do PT. A proposta de plebiscito para "ouvir a voz das ruas" se tornou uma bandeira para a reeleição de Dilma Rousseff.                                                                                                                   Os presidentes dos partidos de esquerda que integram a base governista — PT, PSB, PDT e PCdoB —, reunidos em São Paulo, endossaram a proposta, que ainda divide as respectivas bancadas. Na avaliação do Palácio do Planalto, a oposição mordeu a isca. Contrários ao plebiscito, PSDB, DEM e PPS defendem a realização de um referendo para aprovar as reformas decididas no Congresso.                            

 Chapa branca

A maioria dos jovens que se reuniram com as entidades representadas na reunião com Dilma Rousseff ontem faz parte da base governista e foi contra as manifestações, no início do movimento. "Estamos elegendo a campanha pelo plebiscito e pela reforma política com participação popular contra o financiamento privado de campanha, como a grande prioridade dos movimentos sociais organizados", disse o secretário Nacional de Juventude da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Alfredo Santos.

Repressão

O presidente do Conselho Nacional de Juventude, Alessandro Melchior, que também representa a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), criticou excessos das polícias militares, informando que apresentará relatório à Comissão de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Representação

Segundo a secretária Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência, Severine Macedo, os jovens entre 15 e 29 anos têm dificuldade para disputar eleições, se eleger e ocupar espaços representativos. O país tem 51 milhões de jovens

O Maracanã informa//

 A presidente Dilma Rousseff , o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PMDB), não confirmaram presença no jogo de amanhã entre Brasil e Espanha, no Maracanã, a grande final da Copa das Confederações. É agenda de risco.
 Eminência

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante , tornou-se o mais influente integrante da equipe de Dilma Rousseff. É o articulador das propostas do governo com os aliados. Coube a Mercadante enquadrar os petistas que resistiam à proposta de plebiscito, entre eles, o líder da bancada na Câmara, José Guimarães (CE), que ontem lançou nota garantindo pleno apoio da bancada ao plebiscito.

Na dela

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ontem viajou para a África, negou que tenha criticado a presidente Dilma Rousseff por causa da forma como vem conduzindo a resposta às manifestações populares. "Dilma mostrou extraordinária sensibilidade ao propor a convocação de um plebiscito sobre a reforma política", disse.

Diálogo

Veterano de muitas crises políticas, o senador Pedro Simon , do PMDB-RS, criticou a presidente Dilma Rousseff pela forma "autoritária" com que conduz as reuniões que vem fazendo com grupos de ativistas, lideranças políticas, dirigentes de partidos, governadores e prefeitos e os presidentes do Senado, da Câmara e do Supremo tribunal Federal (STF). "A hora é de diálogo e de entendimento. Não dá para anunciar medidas polêmicas antes de ouvir as sugestões dos interessados", afirmou.

Guilhotina/ Primeiro deputado com ordem de prisão no exercício do mandato desde a redemocratização do país, Natan Donadon (PMDB-RO) se entregou à Polícia Federal ontem, num ponto de ônibus da L2 Sul de Brasília, dois dias depois de o mandado de prisão ser expedido pela ministra Cármem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF). Está preso na Papuda. Na terça-feira, começa a tramitar a cassação de Donadon na Câmara.

 Magistratura/ A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) apresentou várias propostas de mudanças no Judiciário, entre elas: ampliação do acesso à Justiça, reformas processuais com diminuição de recursos, aceleração dos julgamentos, fim do foro privilegiado, mudanças na forma de indicação de ministros das Cortes Superiores, ampliação da democratização interna do Judiciário e a federalização da Justiça Eleitoral.


 

Nenhum comentário: