quarta-feira, 8 de maio de 2013

Triunfo diplomático

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 08/05/2013
 

A presidente Dilma Rousseff comemora um gol de placa da diplomacia brasileira, cuja atual política externa não tem o consenso de outrora: a Organização Mundial do Comércio (OMC) elegeu ontem como seu diretor-geral o embaixador brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo, de 55 anos. O brasileiro disputou com o mexicano Herminio Blanco, de 62 anos, que tinha o apoio dos Estados Unidos e da Zona do Euro.

Foi uma vitória particular de Dilma, que cabalou votos à mineira em todos os eventos internacionais dos quais participou e, com isso, capitalizou o atual prestígio do Brasil junto a países da América Latina, da África e da Ásia. O apoio dos demais Brics (Rússia, Índia, China e África do Sul) foi decisivo. Desde 2008, Azevêdo é representante permanente do Brasil na OMC.

A vitória diplomática veio em hora importante. Com três idas ao continente africano, somente no primeiro semestre do ano, e visitas aos países vizinhos sul-americanos, a agenda internacional da presidente Dilma Rousseff, a partir de julho, estará voltada para os países desenvolvidos, que derrotou na OMC. Planeja visitas de estado ao Japão e aos Estados Unidos. Além disso, irá à reunião do G-20 nos dias 5 e 6 de setembro, em São Petersburgo, na Rússia, e à reunião anual da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, no fim do mesmo mês.

Recado

O documento-base elaborado por representantes dos partidos e movimentos de esquerda em Havana, na semana passada, para orientar a próxima reunião plenária do Foro de São Paulo, prega a unidade de esquerda para dar prosseguimento aos modelos políticos que estão em curso no Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela, Bolívia e Equador, entre outros. Participaram da elaboração do documento o presidente do PT, Rui Falcão, o secretário executivo do Fórum, Valter Pomar, e o líder da bancada do PT na Câmara, José Guimarães (PT-CE). O recado tem endereço certo: o PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Unidade

O presidente do PT, Rui Falcão, receberá hoje um manifesto do Movimento PT em apoio à sua reeleição. "Nós tomamos a decisão no sábado, mas hoje faremos a entrega formal do documento", explica o deputado Geraldo Magela (foto), do PT-DF, um dos cabeças da tendência, da qual faz parte o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Oratória

Candidato de Sérgio Cabral (PMDB) à sua sucessão no governo fluminense, o vice-governador Luiz Fernando Pezão (foto) faz o que pode para melhorar seu desempenho nos palanques. Além de cumprir o obrigatório roteiro de solenidades oficiais, passou a frequentar um curso de oratória em São Paulo, para onde viaja uma vez por semana. Muito simpático, Pezão nunca foi de levar a política no gogó.

Bateu demais

O jogo ficou pesado para o senador Lindberg Farias (RJ), estrela do programa do PT fluminense nesta semana, que foi retirado do ar pela Justiça Eleitoral, a pedido do PMDB. Tudo por causa de uma crítica à política de transportes do governo de Sérgio Cabral (PMDB). O petista irritou o aliado com o discurso de que não há investimentos nos trens e no metrô para atender os moradores dos subúrbios, mesmo sabendo da compra de novas composições pelo governo do estado.

Cruz de malta

Secretário de Segurança do Rio de Janeiro, Jose Mariano Beltrame é o vice dos sonhos da cúpula do PMDB fluminense. Isso tornaria a candidatura de Luiz Fernando Pezão (PMDB) imbatível na opinião dos seus estrategistas. A relutância de Beltrame e, principalmente, uma declaração sua, de que vice é coisa de vascaíno, partiu o cristal. O governador Sérgio Cabral, que é Vasco na alegria e na tristeza, ficou decepcionado com o comentário.

Olho nos preços

O Palácio do Planalto cruza os dedos. Torce para que a inflação de abril, a ser divulgada hoje, confirme a tendência de queda apregoada no discurso oficial da equipe econômica. O governo não quer saber de alta dos juros, mesmo com a inflação na faixa dos 6,5%.

Cochilo

Convocada por quatro deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, comparece hoje à Comissão de Agricultura da Câmara para explicar as demarcações de terras indígenas. Os ruralistas querem instalar a CPI da Funai e desafiam o Palácio do Planalto.

Fundo

Duas comissões da Câmara promovem hoje audiência pública conjunta para discutir as novas regras do Fundo de Participação dos Estados (FPE). O debate será feito pela Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; e pela Comissão de Finanças e Tributação.

Aerus

Está na pauta de hoje do Supremo Tribunal Federal (STF) o julgamento do caso Aerus, fundo de pensão dos ex-funcionários da Varig. O caso se arrasta há mais de sete anos sem uma definição. Participavam do fundo Aerus integrantes de outras companhias aéreas, entre elas a Transbrasil. A ação ajuizada por 20 mil ex-trabalhadores pede que a União — de quem a Varig cobrava créditos tributários — assuma o pagamento dos benefícios.

Nenhum comentário: