terça-feira, 30 de abril de 2013

O sonho brasileiro

Brasília/DF - Luiz Carlos Azedo

Correio Braziliense -28/04/2013

Cresce o número de estrangeiros que buscam uma vida nova no Brasil. Estatísticas do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), presidido pelo Ministério da Justiça, mostram que o número triplicou de 2010 para 2012. Na sexta-feira, o presidente do órgão, Paulo Abrão, não escondia a preocupação com o fato. No ano passado, 2.008 pessoas pediram refúgio no país; em 2010 foram 566; em 2011, foram 1.138 solicitações. Para 2013, estima-se que serão contabilizadas 2.580 novas solicitações.

O refúgio é um direito de estrangeiros garantido por lei no Brasil e pela ONU, mas esses números não refletem a realidade. Os refugiados clandestinos e trabalhadores ilegais atravessam as fronteiras e buscam os grandes centros, principalmente, São Paulo. A maioria se esconde nas periferias e favelas e é submetida à exploração desumana de "coyotes" e patrões sem escrúpulos. São angolanos, congoleses, colombianos, bolivianos e haitianos em busca do "país do futuro", ou seja, do sonho brasileiro.

Há também os trabalhadores mais qualificados, principalmente europeus, que estão ocupando postos de trabalho na indústria e nos serviços, carentes de mão de obra qualificada, com conhecimentos de ciências, como a matemática, e domínio de línguas estrangeiras, além de habilidades específicas. O fenômeno é visível a olho nu na construção civil, caso dos haitianos e africanos; nas confecções têxteis, com os bolivianos e os colombianos; e, nos hotéis e restaurantes, os europeus. O tráfico de drogas não conta.

Haiti O fluxo de haitianos é o mais preocupante, principalmente, porque entram pelo Acre, estado sem condições de abrigá-los de forma digna. Deixam seu país, desde o terremoto de 2010, e não se enquadram na definição de refugiados. Até agora, já foram regularizados 9 mil haitianos, no Brasil.

Afinação/
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), se reunirá amanhã com o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes para afinar a viola entre a Casa e a Corte. Vão discutir principalmente a PEC do deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), que transfere atribuições do STF para o Congresso.

Boca de urna O embaixador brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo, de 55 anos, já faz corpo a corpo para se eleger diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). Concorre com o candidato do México, Herminio Blanco, e tem chances reais de substituir o francês Pascal Lamy. Desde 2008, é o representante permanente do Brasil na OMC. O pleito é amanhã.

Trabalho O presidente do Conselho Temático de Relações do Trabalho da CNI, Alexandre Furlan, defendeu ontem a modernização da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), criada em 1943, durante encontro da CNI e da Fiesp, em São Paulo. "Uma legislação que faz 70 anos, criada quando o Brasil era rural, precisa de modernização". Ele destaca que os gastos das empresas com os trabalhadores, em qualquer setor, ultrapassam em até 183% os valores recebidos efetivamente pelos empregados, devido a custos acessórios e encargos trabalhistas.

Sem tréguas Sob a batuta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT pretende aumentar a pressão sobre o governador tucano Geraldo Alckmin, de olho no Palácio dos Bandeirantes. Prefeitos subirão o tom das cobranças, principalmente, na área de segurança pública, e os sindicatos de servidores darão muito mais trabalho. Professores já estão em greve por tempo indeterminado.

A chapa O Palácio do Planalto trabalha para consolidar a aliança dos irmãos Cid e Ciro Gomes com o líder do PMDB no Senado, Eunício de Oliveira, que seria o cabeça de chapa do palanque de Dilma Rousseff no Ceará. Nesse caso, o governador Cid Gomes concorreria ao Senado, Ciro voltaria para a Esplanada e o atual Secretário dos Portos, Leônidas Cristino, seria o vice. O PSD de Gilberto Kassab já está de braços abertos para receber os dissidentes do PSB.

Terrorismo Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, Ricardo Ferraço, do PMDB-ES, pretende realizar audiências públicas com o Ministério da Defesa, o Gabinete de Segurança Institucional e áreas de inteligência e segurança envolvidas com a organização dos megaeventos que o Brasil tem pela frente — Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo e Olimpíadas. O atentado de Boston acendeu a luz amarela em relação à prevenção de atos terroristas, ataques cibernéticos e a proteção de infraestrutura estratégica.

Caçadores/ O tenente-brigadeiro-do-ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes assumiu a chefia do Estado-Maior da Aeronáutica (Emaer), o segundo cargo da Força. Ele é ex-diretor de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e substitui o tenente-brigadeiro-do-ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, que deixou a caserna após de 46 anos de serviço e 4.800 horas de voo. São pilotos de caça.

Academia/ Mãe Stella de Oxóssi foi eleita para a Academia de Letras da Bahia. Herda a cadeira do historiador Ubiratan Castro. Maria Stella de Azevedo Santos é autora de vários livros e recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal da Bahia, em 2005.

Nenhum comentário: