quinta-feira, 25 de abril de 2013

Alvoroço no ninho

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 20/04/2013
 

A cúpula do PSDB entrou em campo para tentar manter na legenda o ex-governador José Serra, que ameaça bater asas e deixar o ninho. O ex-candidato a presidente da República já examina qual seria o seu futuro no partido que resultou da fusão do PPS com o PMN, o MD. O presidente da sigla, Roberto Freire, tem mandato de dois anos, renovável apenas uma vez. Pode até ceder o comando para Serra.

»   »   »

Ontem, o senador Aécio Neves (MG), que está prestes a ser eleito presidente do PSDB, cargo que era reivindicado por José Serra, entrou em campo e fez um apelo público para mantê-lo na legenda. Na véspera, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso teve uma longa conversa com Serra sobre as incertezas que lhe estariam reservadas caso de fato migrasse para o MD.

»   »   »

Aécio falou como se a candidatura a presidente da República não fosse ainda um fato consumado e irreversível. E rasgou sedas para o tucano paulista: “O Serra é uma figura hoje extremamente importante para as oposições no Brasil. Uma figura que extrapola os limites do próprio PSDB. É fundador do partido, uma referência de seriedade, de respeitabilidade. E o PSDB estará sempre de portas abertas, até porque não sou eu quem abre essas portas, ele próprio construiu o PSDB. Da nossa parte, a nossa vontade é que ele esteja ao nosso lado”, disse. Na conversa com Serra, Fernando Henrique havia mencionado que Aécio poderia até não ser candidato e, nesse caso, a vaga seria do ex-governador paulista.

Conversa

Apesar da disputa entre ambos e de divergências de ordem política, Aécio Neves tem procurado manter o diálogo com o ex-governador paulista. “Na semana passada, nos falamos mais uma vez por telefone. Em nenhum momento ele demonstrou qualquer intenção de deixar de ser um companheiro dentro do PSDB. É o que sei e que espero que possa acontecer.”

Conflito
A gota d’água para a saída de Serra do PSDB pode ter sido a eleição do diretório municipal de São Paulo, na qual o vereador Andrea Matarazzo, seu aliado, foi derrotado por um assessor do secretário estadual de Energia e deputado federal, José Aníbal, antigo desafeto do ex-governador. Aécio Neves, porém, não mete a colher na disputa local: “O que tenho visto é o PSDB de São Paulo muito unido. Tive oportunidade de presenciar isso”.

Insônia//
Lembra da Operação Navalha? Em maio de 2007, a Polícia Federal prendeu 37 pessoas, incluindo prefeitos, empresários e autoridades, e envolveu pesos-pesados do sistema Eletrobras. As denúncias foram arquivadas à época, mas agora o Ministério Público as reapresentou, com provas robustas.

Acampado
Enquanto o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, está internado no Hospital das Forças Armadas de Brasília com uma infecção no intestino, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha faz a festa em São Paulo. Na quinta-feira, participou de uma prestação de contas da pasta na Assembleia Legislativa. Hoje, lança a campanha de vacinação contra a gripe ao lado do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Os dois ministros pleiteiam a vaga de candidato do PT ao Palácio dos Bandeirantes.

Índios/
O deputado Lincoln Portela (PR-MG) será o negociador da Câmara com os índios, que estão revoltados por causa da PEC 215, que transfere do Executivo para o Legislativo a atribuição de criar e alterar limites de áreas indígenas, de quilombolas e de proteção ambiental, além de outros projetos em tramitação, como mineração em áreas indígenas.

Estradas/
O deputado federal Alceu Moreira (PMDB-RS) deve se reunir com o procurador-geral do Dnit, Tiago Coutinho de Oliveira, para reivindicar que o governo custeie a iluminação nas estradas federais por meio do Fundo CDE (conta do desenvolvimento energético). Para que a solução seja adotada, os ministérios do Planejamento e de Minas e Energia precisam entrar em acordo.

Portos
O Palácio do Planalto recuou na MP dos Portos para atender grandes empresas de comércio exterior e produtores de commodities. Entre os beneficiados, estão a Vale e a Gerdau, que poderão ter terminais próprios. O relatório do líder do governo no Senado, Eduardo Braga(PMDB-AM), também contempla os contratos de gestão anteriores à lei. É o caso do Porto de Suape, em Pernambuco, sob controle do governador Eduardo Campos (PSB). Pode ser, porém, que a presidente Dilma Rousseff vete o dispositivo.

Minérios
O novela do marco regulatório do setor mineral, que se arrasta desde o governo Lula, está nos últimos capítulos. O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, prometeu apresentar o projeto de lei em 15 dias. Uma das novidades será a licitação das “terras raras”, grupo de 17 elementos químicos utilizados na fabricação de diversos componentes industriais.

Boia
O Palácio do Planalto, mais uma vez, tira o megaempresário Eike Batista do sufoco. O BNDES aprovou um empréstimo de R$ 935 milhões para a MMX, que usará o dinheiro na construção do Porto Sudeste, em Itaguaí (RJ). Eike já recebeu do governo R$ 10 bilhões

Nenhum comentário: