domingo, 31 de março de 2013

Toda a verdade

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 31/03/2013

Os arquivos e os prontuários do extinto Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops) a partir de amanhã estarão disponíveis na internet. São mais de 1 milhão de páginas de documentos digitalizadas. O órgão se destacou na repressão aos oposicionistas durante o regime militar, primeiro por causa da Operação Bandeirantes, comandada pelo delegado Sergio Fleury, responsável pela morte do líder comunista e guerrilheiro Carlos Marighella; depois, no período da chamada abertura política, pela atuação discreta e eficiente do então delegado Romeu Tuma espionando a oposição.

»    »    »   

O acervo está sendo disponibilizado graças à atuação da Associação dos Amigos do Arquivo Público de São Paulo e do projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia, do Ministério da Justiça, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Foram dois anos de trabalho para digitalizar os documentos.

»    »    »   

O trabalho realizado em São Paulo contrasta com o que está sendo feito pela Comissão de Verdade da Presidência da República, que optou por garimpar em sigilo os documentos, com foco nos desaparecidos, em vez de promover de imediato o amplo acesso a eles. A desburocratização do acesso aos documentos do Arquivo Nacional em Brasília daria oportunidade a pesquisadores e a parentes das vítimas do regime militar de fazerem essa garimpagem com mais rapidez. Por lei, os documentos estão livres de qualquer censura.

Devagar

A propósito, a presidente Dilma Rousseff — que instalou a Comissão da Verdade, apesar da forte oposição de setores militares — está insatisfeita com a lentidão dos trabalhos da comissão, hoje sob a presidência de Paulo Sérgio Pinheiro (foto). Uma das autoridades da área de direitos humanos mais respeitadas no mundo, Pinheiro substituiu o ex-procurador-geral da República Cláudio Fonteles.

Plano B

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) anda cabreiro com a cúpula do PT. Quer garantias de que terá a legenda para concorrer ao governo do Rio de Janeiro contra o candidato do governador Sérgio Cabral (PMDB), Luiz Fernando Pezão (PMDB), seu vice. Teme ser forçado a desistir da disputa diante das exigências dos peemedebistas. Cabral não admite dois palanques para Dilma Rousseff no Rio. Se não tiver garantias de que terá mesmo a vaga, Lindbergh pode deixar a legenda.

Fora, Marin!

Ivo Herzog — filho do jornalista Vladimir Herzog, assassinado nas dependências do II Exército — e o presidente da Comissão de Turismo e Desporto, deputado federal Romário, do PSB-RJ, entregarão amanhã na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a petição “Fora, Marin!”, com 54 mil assinaturas. A saída de José Maria Marin da presidência da entidade é exigida em função de supostamente ter denunciado o jornalista aos órgãos de segurança do regime militar.

Refinaria

O líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), e o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Infraestrutura Nacional, deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP), querem que a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, compareça à comissão de Minas e Energia da Câmara para explicar a venda da petroleira argentina Pesa. O negócio foi fechado por R$ 900 milhões e supostamente beneficia um amigo da presidente argentina, Cristina Kirchner.

Mensalão

O líder do PT na Câmara, José Guimarães, do Ceará, ainda não perdeu as esperanças de que a cassação dos deputados condenados no processo de mensalão — José Genoino (PT-SP), seu irmão; João Paulo Cunha (PT-SP) e Pedro Henry (PP-MT) — seja apreciada pelo plenário e não pela Mesa da Câmara. A decisão depende do presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que havia se comprometido com os petistas de abrir mão da autonomia da Câmara na matéria.

Comando/
Recém-promovido a quatro estrelas, o general de Exército Oswaldo de Jesus Bezerra assumirá o novo Comando Militar do Norte, que cobrirá uma área de cerca de 1,722 milhão de quilômetros quadrados, abrangendo os estados do Amapá, Maranhão e Pará.

Esquadrilha/
A Esquadrilha da Fumaça fará hoje à tarde, sobre o Lago Paranoá, sua última apresentação usando a aeronave T-27 Tucano, em uso há 29 anos nos shows aéreos. Os pilotos levarão até 6 meses para se adaptar à nova aeronave da esquadrilha, o A-29 Super-Tucano, que é usado também pela FAB para patrulhar as fronteiras do país.

Sem acordo//


O líder da bancada do PMDB no Senado, Eunício de Oliveira (PMDB-CE), e o governador Cid Gomes (PSB) estão em rota de colisão. O peemedebista é candidato ao governo do Ceará e não abre, mas Cid e Ciro Gomes não pretendem entregar a administração do estado ao aliado.

Nenhum comentário: