domingo, 3 de março de 2013

O barulho da bala

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 02/03/2013

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), não caiu com o barulho da bala. Em resposta às críticas do ex-ministro Ciro Gomes, seu correligionário, de que seria um candidato sem propostas para o país, ele disse ontem em Recife que respeita “quem imagina que já é preciso começar o debate político, mas o relógio do PSB trabalha no fuso horário do PSB”.

Foi uma crítica velada também ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que precipitou a campanha eleitoral lançando, na semana passada, a candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff. “Não vamos trabalhar com o relógio, o tempo dos outros nem fazer o jogo dos outros”, arrematou Campos. Segundo ele, “é hora de cuidar do Brasil para ganhar 2013”, devido ao baixo desempenho da economia brasileira.

Posicionado como pré-candidato a presidente da República, Campos não assume publicamente essa condição, mas já sofre pressões de Lula e do PT, que tentam inviabilizar sua futura candidatura. Lula foi a Fortaleza, na quinta-feira, para estimular a dissidência dos irmãos Gomes, que declararam apoio à reeleição de Dilma. Depois do encontro, o governador do Ceará, Cid Gomes, defendeu a indicação de Campos para o lugar do vice-presidente Michel Temer na chapa da reeleição.

Esnobada
O ex-presidente Lula não comparecerá à convenção do PMDB, que hoje deve reconduzir Michel Temer à presidência da legenda . Alegou agenda congestionada e enviou uma carta aos aliados. A ausência de Lula sinaliza que o petista não está fechado ainda com a chapa, mas a presidente Dilma Rousseff irá à convenção para dizer que Michel está firme na chapa.
Federação
Uma ala do PT defende a substituição de Michel Temer por Eduardo Campos na chapa da reeleição. O ex-líder do governo na Câmara Henrique Fontana, do PT gaúcho, defende a troca com todas as letras. Argumenta que o PMDB é uma federação que tem como prioridade os acordos com regionais. Por isso, não romperá a aliança se houver troca de vice.

Orador
Cotado para fazer a leitura da carta de Lula na convenção do PMDB, o ex-ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima foi preterido, depois de um comentário do vice-presidente Michel Temer numa roda de cardeais da legenda, após o jantar em homenagem ao ex-presidente José Sarney, no Palácio do Jaburu. “O problema é se Geddel resolver comentar a carta”, disparou..

Homofobia// A indicação do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) para a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara começa a repercutir negativamente nas redes sociais. O parlamentar tem posições radicais contra a homossexualidade, a união de pessoas do mesmo sexo e se opõe aos projetos que objetivam a identidade de gênero.


Suspensa
O ministro do Trabalho, Brizola Neto, suspendeu a instrução que desregulamentava a cobrança da contribuição sindical pelos sindicatos de trabalhadores. O presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), João Domingos, comemorou. A Instrução Normativa 01/2013 suspendia os efeitos do ato do ministério de 2008, que regulamenta o pagamento compulsório da contribuição sindical dos servidores públicos.

Oriundi
Pela primeira vez, uma brasileira foi eleita deputada nas eleições italianas, representando os italianos residentes na América do Sul. Ex-vereadora do PPS em Curitiba, Renata Bueno concorreu pelo Usei, partido do primeiro ministro Mário Monti. Foram eleitos, além dela, três deputados estrangeiros — Merlo Ricardo (Maie), Fabio Porta (PD) e Mario Borghese (Maie)— e dois senadores — Zin Claudio (Maie) e Longo Fausto(PD). Renata é filha do líder do PPS na Câmara, Rubem Bueno (PR).

Coleção
Depois de inaugurar o Museu de Arte do Rio (MAR), um inspirado projeto de Paulo Jacobsen, situado na zona portuária do Rio de Janeiro, Dilma Rousseff jantou ontem no apartamento de um dos maiores colecionadores de artes plásticas do Brasil, Sérgio Fadel. Seu acervo supera  1.700 obras de arte

Segurança/ A convenção nacional do PMDB, hoje, foi transferida de última hora para Centro Empresarial Brasil 21, por causa da expectativa de um grande número de participantes e, também, pela falta de segurança para sua realização no tradicional Hotel Nacional, no Setor Hoteleiro Sul.

Salve Jorge/ Um capitão boa pinta da Força Aérea Brasileira (FAB), que integra o staff da Presidência da República, faz mais sucesso que a novela das 9 na rádio corredor do Palácio do Planalto.

Nenhum comentário: