sexta-feira, 1 de março de 2013

Façam o jogo

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 26/02/2013

No mercado financeiro, ontem não se falava em outra coisa: a entrevista dominical ao The Wall Street Journal do presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, em Nova York, na qual anunciou que pretende levar as expectativas de inflação em direção à meta oficial, de 4,5% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Os analistas concluíram que os juros vão subir até em 1%, se for preciso, para segurar a inflação.
...
Parece contraditório com o objetivo da presidente Dilma Rousseff de baixar os juros, mas não é. A meta de inflação é de 4,5% pelo IPCA, com tolerância de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Acontece que a inflação em 12 meses acumulou alta de 6,18% em fevereiro, segundo o IPCA-15 divulgado na semana passada, após alta de 0,68% no mês. A poupança e todos os fundos de renda fixa estão perdendo para a taxa de inflação.
...
O Banco Central ainda tenta segurar os preços controlando o câmbio. No ano passado, o dólar subiu quase 10% ante o real e provocou mais inflação. A queda do dólar em torno 4% ajuda a conter os preços, mas não o suficiente. A saída para o BC seria elevar os juros. É melhor fazer isso agora do que deixar o velho dragão solto no quintal. Com a inflação convergindo para a meta de 4,5%, os juros poderão baixar novamente em 2014, ou seja, no ano da reeleição, como gostaria a presidente Dilma Rousseff.

Na pauta // Sete medidas provisórias editadas no fim do ano passado e no início de 2013 começarão a ser analisadas esta semana pelo Congresso Nacional. A maioria das MPs trata da concessão de estímulos econômicos e de questões tributárias.

Guerra fiscal

Será presidida pelo líder do PMDB na Câmara, deputado Eduardo Cunha (RJ), a comissão especial que analisará a MP 599/2012, que acaba com a guerra fiscal e fixa a compensação — pela União — a estados e municípios por perdas decorrentes da redução de alíquotas interestaduais do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O senador Walter Pinheiro (PT-BA) será o relator.

Royalties

Senadores do Rio de Janeiro e do Espírito Santo encontram seis ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), hoje, para pedir apoio à decisão liminar do ministro Luiz Fux que determina a apreciação dos vetos pelo Congresso em ordem cronológica. Se a decisão de Fux for mantida na sessão plenária do Supremo de amanhã, o Congresso ficará impedido de votar o veto da presidente Dilma ao projeto que redistribui os royalties do petróleo. O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) avalia que “uma decisão do STF no sentido de manter a cronologia dos vetos garante a solidariedade federativa”.

Oposição

As tendências petistas Mensagem ao Partido e Articulação de Esquerda negociam a formação de uma chapa em oposição à reeleição de Rui Falcão para a presidência da legenda. O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, conduz as negociações, que podem resultar na candidatura do ex-líder do PT na Câmara Paulo Teixeira (SP) ou na do ex-governador gaúcho Olívio Dutra (foto). Rui Falcão encabeça a chapa Construindo um Novo Brasil, controlada pela antiga Articulação.

 Casa própria

Na quinta-feira, haverá reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN). Na pauta, a autorização para que o trabalhador possa usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na compra de imóvel com valor de até

R$ 750 mil


Sai pra lá

O governador fluminense, Sérgio Cabral, do PMDB, resolveu engrossar com o senador petista Lindbergh Farias (RJ), candidato declarado ao governo do estado. Cabral cobra do PT o apoio à candidatura do vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB). Trocando em miúdos, Cabral quer que a cúpula do PT remova a candidatura de Lindbergh para receber o apoio do peemedebista à presidente Dilma Rousseff em 2014. O petista promete resistir.

Parcerias/ A presidente Dilma Rousseff deve se reunir em 7 de março com a colega argentina, Cristina Kirchner, em El Calafate, para discutir o fortalecimento das parcerias entre os dois países e a revisão dos acordos comuns já em curso. Nos dias 26 e 27, deve participar da Cúpula do Brics (formada por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em Durban, no país sul-africano, também pautada por acordos comerciais.

Trem-bala/
O Ministério Público Federal no DF (MPF-DF) ajuizou duas novas ações civis públicas contra a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a União para corrigir irregularidades no Trem de Alta Velocidade (TAV) que ligará o Rio de Janeiro a Campinas (SP). O MPF-DF quer a anulação do Edital da Concessão.

Centro-Oeste/
A Medida Provisória 581, que regulamenta o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO), foi aprovada na semana passada, na Câmara dos Deputados, e deverá ser votada no Senado ainda hoje. Injetará R$ 1,4 bilhão para financiamentos de obras de infraestrutura e logística na região. Os recursos são do Tesouro Nacional, e a gestão do fundo ficará a cargo da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).

Nenhum comentário: