quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Ziriguidum...

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 06/02/2013
 
Morreu na praia a convocação do Congresso Nacional para aprovação do Orçamento da União de 2013 ontem. A reunião dos líderes da Câmara e do Senado para discutir o encaminhamento da votação foi de vaca estranhar o bezerro. O desentendimento foi tão grande que a sessão acabou adiada para depois do carnaval pelo presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), que havia convocado a reunião logo após tomar posse.

Até mesmo o PMDB do vice-presidente Michel Temer e de Renan bateu cabeça na reunião. O líder da bancada no Senado, Eunício Oliveira (CE), defendeu a realização da sessão e a aprovação do Orçamento. O vice-líder da Câmara, Marcelo Castro (PI), foi contra a votação, exigindo primeiro a apreciação dos 3 mil vetos da presidente Dilma Rousseff que estão engavetados no Congresso.

Castro recebeu do novo líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), a tarefa de representar a bancada na reunião porque o titular, que é fluminense, se considerou impedido de apreciar a matéria, por causa da posição em defesa da participação especial do Rio de Janeiro na distribuição dos royalties do petróleo. Com a decisão, o Congresso foi esvaziado e os parlamentares começaram a voltar para seus estados ontem mesmo. É o recesso do carnaval.

Reforço

Líder do PSB no Senado, a senadora Lídice da Mata (BA) fez coro com os partidos de oposição (PSDB, DEM e PPS) contra a votação do Orçamento da União. Na reunião dos líderes congressistas, a senadora afirmou que o seu partido quer cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de votar primeiro os mais de 3 mil vetos presidenciais, para só depois apreciar o Orçamento de 2013.

Agenda

Novo líder do PT no Senado, o piauiense Wellington Dias não fez o menor esforço para votar o Orçamento ontem. Na discussão da distribuição dos royalties, torce pela derrubada dos vetos da presidente Dilma Rousseff, que favorecem o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. Dias defende uma agenda paralela às demandas do Palácio do Planalto.

Sem lei

Para o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia, do PT-SP, o adiamento da votação do Orçamento não tem nada a ver com a liminar do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, determinando a apreciação dos 3 mil vetos da presidente Dilma Rousseff, como alega a oposição. "O entendimento do presidente do Congresso, Renan Calheiros, é outro: não houve sessão por falta de acordo político entre os líderes". O ministro Fux já esclareceu que a liminar não impede a aprovação do Orçamento.

Adolescentes

A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, lança amanhã, no Rio de Janeiro, a Campanha Nacional de Carnaval de Proteção à Criança e ao Adolescente. O evento ocorre em parceria com a prefeitura do Rio de Janeiro. O ator Marcos Frota e a apresentadora Xuxa Meneghel serão as estrelas da solenidade. Também serão realizadas atividades em São Paulo, Recife e Salvador, além do Rio de Janeiro.

Inflação

Pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas mostra que as cervejas e os chopes subiram 12,99% entre fevereiro de 2012 e janeiro de 2013. Medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), a inflação acumulada no período foi de
5,95%

Ruralistas

A bancada ruralista prepara a agenda para 2013. Vêm aí duras batalhas nas questões ambiental, trabalhista, tributária e indígena. Terras para estrangeiros, trabalho escravo, legislação para uso de agrotóxicos e cobranças de royalties também estão na pauta do agronegócio.

Aplausos

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, cuja máscara é a mais vendida no carnaval, virou mesmo um popstar. Por onde passa, arranca aplausos. Foi assim no domingo, no restaurante Anna, italiano da Avenida Epitácio Pessoa, em Ipanema.

Estaleiro

Fumante inveterado, o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, 71 anos, será submetido a uma cirurgia cardíaca hoje pela manhã. Em boletim médico, o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal informou que Garcia fez exames de rotina na sexta-feira, quando se constatou a necessidade de mantê-lo internado.

Violência

Uma ação da Força Nacional de Segurança Pública prendeu ontem dois capitães da Polícia Militar de Alagoas. A Força Nacional atua em Alagoas graças à parceria entre o governo daquele estado e o Ministério da Justiça, no programa Brasil Mais Seguro. Os capitães são acusados de homicídio.

Nenhum comentário: