terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Preocupações natalinas

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 25/12/2012
 
A presidenta Dilma Rousseff passa o Natal em Brasília com um olho no neto, Gabriel, e o outro na Venezuela, por causa do estado de saúde do presidente Hugo Chávez, operado em Cuba de um câncer recidivo na região pélvica. Pode parecer excesso de latinidade, mas não é. A longa convalescença do polêmico líder venezuelano pode resultar numa crise institucional. O presidente da Bolívia, Evo Morales, foi a Havana, em Cuba, visitar o líder chavista e articula a solidariedade dos demais países da América Sul.

» » »

Em menos de dois anos, Chávez foi submetido a quatro cirurgias para o tratamento de um câncer na região pélvica. Na operação de quarta-feira, teve uma hemorragia; depois, infecção nos pulmões. Reeleito em outubro, deveria assumir a presidência do país em 10 de janeiro. A hipótese de um adiamento da posse é defendida por aliados e rechaçada pela oposição.

» » »

O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Diosdado Cabello, pretende esperar a recuperação de Chávez para marcar a nova data da posse. Pela Constituição da Venezuela, caso Chávez não tenha condições de cumprir a formalidade no próximo dia 10, assume o poder o presidente da Assembleia Nacional e, em 30 dias, devem ser convocadas eleições presidenciais.

Agenda

A propósito, a presidente Dilma Rousseff tem uma intensa agenda internacional no próximo ano, com foco nas relações comerciais do Brasil com outros mercados. No fim de janeiro, participará da Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e União Europeia, em Santiago, no Chile. Estão no roteiro de 2013 Guiné Equatorial, África do Sul, Índia, Rússia e Estados Unidos.

Top 100 //

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, um dos 100 líderes de destaque mundial em 2012, segundo o jornal espanhol El País, virou referência do Brasil no exterior. O julgamento do mensalão, protagonizado por Barbosa, "marca um antes e um depois da história da Justiça brasileira", diz o periódico.

Liderança

Secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho se movimenta para ser o próximo presidente do PT, devolvendo o comando de legenda ao núcleo histórico da antiga Articulação. A declaração dele ao Correio de domingo é emblemática: "Eu sou membro do governo da presidente Dilma, mas tenho consciência de que só sou ministro porque o PT me fez".

Malfeitos

A Polícia Federal conduz 3.167 inquéritos sobre desvios de recursos públicos e corrupção envolvendo prefeituras em todo o país. Estão sob investigação 484 prefeitos e ex-prefeitos

Dispensas

A taxa de desemprego abaixo de 5% é a maior pilastra de sustentação da popularidade recorde da presidente Dilma Rousseff. Mas há corrosão. O setor de aviação demitiu 750 funcionários no fim do ano, quando a Gol liquidou os quadros da recém-adquirida Webjet. Entre os bancos, o Santander demitiu em dezembro, 1,2 mil; o Itaú Unibanco, durante o ano, já havia demitido mais de 10 mil. O governo teme mais demissões entre o ano-novo e o carnaval.

Lado B

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do PSD, terminou o segundo mandato à beira da esquizofrenia: no plano nacional, foi um dos mais bem-sucedidos políticos do país; no plano local, deixa a administração com avaliação negativa. Para 42% dos paulistanos, a gestão de Kassab foi ruim ou péssima. Apenas 27% avaliam que seu governo foi bom ou ótimo.

 Bondinho

O protótipo dos 14 bondes que circularão no bairro de Santa Tereza, no Rio de Janeiro, partindo da Avenida Chile, está quase pronto. Os tradicionais bondinhos deixaram de circular em agosto de 2011, quando um acidente matou seis pessoas e deixou 50 feridas. A previsão é que as primeiras unidades sejam entregues em 2014.

 Luto/ O governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho (PSDB), decretou luto oficial de três dias pela morte do poeta e romancista alagoano Lêdo Ivo. O escritor morreu aos 88 anos, na madrugada de domingo, quando viajava pela Espanha. Será cremado em Sevilha e as cinzas trazidas para o Rio de Janeiro.


Viagens/ Em 22 e 23 de fevereiro, a presidente Dilma Rousseff deve participar da Cúpula América do Sul-África, na cidade de Malabo, capital da Guiné Equatorial. Em março, vai à Cúpula do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em Durban, na África do Sul.

Nenhum comentário: