segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Nada seguro, ainda

Brasília-DF - Edson Luiz (interino)
Correio Braziliense - 02/12/2012
No meio do tiroteio provocado pela Operação Porto Seguro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ficar pelo menos 10 dias viajando. De terça-feira até o dia 14, ele vai para o Qatar, Emirados Árabes, Alemanha, França e Espanha.
 
Apesar de o ano estar acabando, o PT e o governo ainda têm motivos para se preocupar, pelo menos em relação ao Congresso. Está em pauta nas duas Casas a convocação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo — chefe da Polícia Federal —, tudo por conta da Operação Porto Seguro. Além disso, ainda há a possibilidade de haver a chamada de Marcelo Vieira, o empresário preso na ação da Polícia Federal, e irmão dos ex-diretores da Anac e da ANA, Rubens e Paulo, respectivamente.

Mas, pelo que se viu ao longo da semana passada, com uma sinalização de acordo entre a base aliada e a oposição, tudo deve terminar bem para o Planalto. A percepção é a de que as investigações da Operação Porto Seguro têm mais a ver com o antecessor da presidente Dilma Rousseff do que com os atuais ocupantes do Palácio do Planalto.

Mesmo assim, como a imagem da presidente está sempre atrelada à do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é importante que ele seja preservado.Até mesmo para o bem do PT, partido de Lula e do governo. A legenda saiu reforçada da última eleição, mas pode se desgastar,  mais uma vez. Isso depois de ter passado pelo episódio do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF).

Fora do ar


No meio do tiroteio provocado pela Operação Porto Seguro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ficar pelo menos 10 dias viajando. De terça-feira até o dia 14, ele vai para o Qatar, Emirados Árabes, Alemanha, França e Espanha.

Menor idade

O Senado tem em pauta esta semana uma polêmica proposta de emenda constitucional (PEC). É a que reduz, de 18 para 16 anos, a maioridade penal em casos de crimes hediondos, tráfico de drogas, tortura e terrorismo ou reincidência na prática de lesão corporal grave e roubo qualificado. A matéria já tem aval favorável do relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo. A proposta prevê que a nova modalidade seja adotada em processos que tramitem nas varas da infância e da adolescência e a partir de ação de membros do Ministério Público.

Nada consta

Fontes da Polícia Federal que tiveram acesso às gravações da Operação Porto Seguro garantem que não há diálogos entre o ex-presidente Lula e a ex-chefe de gabinete do escritório da Presidência da República em São Paulo Rosemary Nóvoa de Noronha. A fonte diz que, se houvesse, teria que investigar o ex-presidente, que hoje não mais possui foro privilegiado. O mesmo acontece em relação ao ex-deputado José Dirceu.

10 mil

foi a quantidade de interceptações de e-mails feitas pela Polícia Federal durante a Operação Porto Seguro, desencadeada na semana passada. A ação da PF foi realizada em torno dos principais envolvidos no esquema, que apurou, entre outras coisas, obtenção de pareceres técnicos fraudulentos para interesses privados. A maior parte das mensagens era dos três irmãos Vieira.

Modernizou

Ainda falando sobre a Operação Porto Seguro, a Polícia Federal adotou um meio para apreender os conteúdos dos computadores dos investigados. Agora, os policiais estão capturando os dados no próprio local da busca em vez de levar o equipamento, como faziam anteriormente.

Arquivos uruguaios

Um grupo de pesquisadores da Secretaria dos Direitos Humanos do Uruguai passou a semana no Arquivo Nacional, em Brasília, à procura de documentos que possam levar a desaparecidos políticos durante a ditadura naquele país. O trabalho vem sendo feito em conjunto com os técnicos brasileiros. Até agora, já encontraram vários nomes de supostas vítimas. A equipe já retornou à Montevidéu.


Sem pauta/ A Comissão Nacional da Verdade volta a se reunir esta semana, mas não tem agenda definida. O colegiado não deve ter nenhuma programação de trabalho até o fim do ano, retomando as investigações só em 2013.

Tucanos se reúnem/ O PSDB realiza nesta segunda-feira, em São Paulo, um grande encontro com seus prefeitos eleitos nas eleições passadas. O evento contará com a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do ex-senador Tasso Jereissati, além de estrelas do partido, como o senador Aécio Neves (MG), e servirá como um fórum para troca de experiências entre os novos dirigentes municipais.

Conjuntura / Amanhã, socialistas, petistas e peemedebistas também debatem a atual conjuntura política no país. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), e o prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), estarão em um seminário promovido por um jornal de economia, discutindo o tema com empresários em São Paulo.

Nenhum comentário: