segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Um bom exemplo

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 17/11/2012
Não foi à toa que a presidente Dilma Rousseff participou intensamente da 22ª Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e Governo, em Cádiz, no Sul da Espanha. Hoje, o encontro deve aprovar uma resolução na contramão da receita preconizada pela chanceler alemã Angela Merkel para a Espanha e Portugal, ou seja, um texto que defende crescimento econômico e geração de emprego.

No começo da semana, Merkel esteve em Portugal para endossar as duras medidas recessivas adotadas pelo governo português. A data serviu para uma onda de manifestações nos países europeus mais atingidos pela crise, entre eles , Portugal, Espanha e Grécia. A grave crise social europeia, consequência das medidas de arrocho fiscal adotadas para salvar o euro, é apontada como uma das causas do baixo crescimento da economia brasileira pelo Ministério da Fazenda. O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, neste ano, não passará de 1,5%.

O texto preliminar da declaração final foi negociado pelas delegações dos 22 países que integram a cúpula. Deve conter, ainda, recomendações de estímulo às pequenas e médias empresas, o fortalecimento dos mercados regionais e a consolidação de propostas para a reforma do sistema financeiro.

Influência


O encontro de Cádiz teve clara hegemonia dos países latino-americanos, daí as referências do texto base às Ilhas Malvinas, ao embargo econômico norte-americano contra Cuba e ao uso medicinal da coca como tradição popular na Bolívia. O documento a ser divulgado hoje deve sugerir também a consolidação das instituições regionais, o fortalecimento do sistema de educação e o impulso à comunidade ibero-americana, além de defender o combate ao crime organizado e incentivos à transparência do Estado.

Julgamento


A Associação dos Juízes Federais do Brasil — Ajufe, rebateu a nota do PT que critica o julgamento da Ação Penal 470 pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo os juízes, o STF pautou-se pelo respeito aos princípios constitucionais garantidores de um processo penal justo, especialmente o contraditório e a ampla defesa.

Maioria

Além de afirmar que todos os votos foram “devidamente fundamentados em seus aspectos fáticos e jurídicos, como determina a Constituição Federal”, a Associação dos Juízes Federais destacou que oito ministros do Supremo Tribunal Federal foram nomeados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou pela presidente Dilma Rousseff. Vale registrar que o relator Joaquim Barbosa se enquadra no primeiro caso; já o ministro Luiz Fux, no segundo.

Faixa de Gaza

A Embaixada de Israel deflagrou um amplo trabalho de relações públicas sobre a situação na Faixa de Gaza, na Palestina, onde a Força de Defesa e a Força Aérea de Israel atacam supostas bases de lançamento de mísseis e armazéns de armas pertencentes ao Hamas.

Rotina

Pela 16ª vez, a deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) assumiu a presidência da Câmara Federal. Será sua maior interinidade desde que foi eleita vice-presidente da Casa, uma vez que o titular, deputado Marco Maia (PT-RS), ocupará a Presidência da República até segunda-feira. Tanto a presidente Dilma como o vice-presidente Michel Temer estão em viagem oficial no exterior.

Carona

Repercute no Exército a promoção à quarta estrela do general de divisão Sérgio Westphalen Etchegoyen, da Arma da Cavalaria, decidida pelo Alto-Comando do Exército na semana passada. Foi “caroneado” o general de divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz, ex-comandante da Minustah, de 2007 a 2009. É o primeiro ex-comandante das tropas no Haiti não promovido a quatro estrelas. A turma da Infantaria anda por baixo da carne seca.

Mergulhou


“Amigos e seguidores: tirei estas semanas para descansar e viajar. Voltarei a estar com vocês aqui mais adiante”, disparou o ex-governador tucano José Serra (foto) ontem no Twitter. Depois da derrota para o petista Fernando Haddad na disputa pela prefeitura de São Paulo, o futuro do político paulista no PSDB é uma incógnita.

Porteira

O prefeito Gilberto Kassab fechou as portas do PSD para o ex-governador José Serra, ao anunciar a intenção de apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff. Desafeto do senador Aécio Neves (PSDB-MG), provável candidato da legenda a presidente da República, Serra está com um pé fora do ninho tucano.


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) proibiu a promoção da operadora TIM denominada Infinity Day, na qual o usuário pode fazer chamadas locais ilimitadas pagando R$ 0,50 por dia. Segundo a agência, a promoção poderá causar instabilidade na rede de celulares.

Nenhum comentário: