quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Agenda corporativa

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 31/10/2012
O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), pôs na pauta de votação o projeto de substituição do fator previdenciário, uma velha reivindicação sindical. Quer marcar a sua passagem pelo comando da Casa com uma decisão história, por sinal, muito cara a outro parlamentar gaúcho, o senador Paulo Paim (PT), seu companheiro de movimento sindical.

É uma esticada de corda com o Palácio do Planalto, que não quer enfrentar a queda de braços com os aposentados. O fim do fator previdenciário implicaria novos ajustes na Previdência do setor privado, despertando demandas adormecidas do movimento sindical. O risco de um revés do governo é grande na Câmara e será visto como um retrocesso pela equipe econômica do governo, que conseguiu uma grande vitória ao criar o Fundo de Previdência dos Servidores Federais.

A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, que levou a bola nas costas, já avisou que o governo não quer saber da votação dessa questão. Prefere que o atual líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), assuma o comando da Câmara e engavete o projeto.

Guerra

O resultado da eleição em Fortaleza exacerbou o choque entre o governador Cid Gomes, do PSB, e a prefeita Luiziane Lins (PT), derrotada nas urnas. O chefe do executivo cearense acusa a prefeita de inviabilizar os principais projetos de parceria com o estado, entre eles a construção de um estaleiro, a pretexto de que isso atrapalharia o turismo. "Ninguém investe mais em turismo na capital do que governo do estado", afirma.

Pra frente....

O secretário de Planejamento do governo da Bahia, José Sergio Gabrielli, que pleiteia a vaga de candidato à sucessão do governador Jaques Wagner, participou ontem do lançamento do programa Nordeste Competitivo, na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. Gabrielli aposta no encontro dos governadores do Nordeste, em 9 de novembro, para que o programa ganhe envergadura nacional. São 83 projetos prioritários, no valor de R$ 23 bilhões.

Duro na queda

O empresário Camilo Cola, dono da Itapemirim, aos 89 anos, volta à Câmara. Primeiro suplente, assumirá a vaga de Audifax Barcellos, eleito prefeito da Serra. De quebra, derrota um velho desafeto, o deputado Teodorico Ferraço (DEM), pai do senador Ricardo Ferraço (PMDB) e aliado do ex-governador Paulo Hartung (PMDB), na disputa pela prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim. Camilo apoiou o petista Carlos Castiglione, que se elegeu.

Conta outra

Para desanuviar o ambiente e evitar uma obstrução de capixabas e fluminenses em plenário, o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), garantiu ontem que o relatório do deputado petista Carlos Zarattini sobre os royalties de petróleo não implicará em perda de receita para os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Os governadores Sérgio Cabral (PMDB) e Renato Casagrande (PSB) não acreditam.

É hoje// 

O colégio de líderes da Câmara decidiu votar o projeto que redistribui os royalties do petróleo.

R$ 20 bilhões

É a estimativa da perda de receita do governo do Rio de Janeiro caso o projeto dos royalties seja aprovado, considerando os contratos licitados até 2023.

Condenado/ José Genoino decidiu assumir o mandato de deputado federal na Câmara, onde é o segundo suplente, na vaga de um dos deputados da coligação PT/PRB/PR/PCdoB/ PTdoB. Quer fazer um discurso na Câmara defendendo-se das acusações que o levaram à condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF). É o jus espernandis.

Suplentes/ Carlos Alberto Lopes (PMN) assumirá a vaga de Alexandre Cardoso (PSB), eleito prefeito de Duque de Caxias, no Rio. Wanderlei Alves de Oliveira (PSC) tomará conta da cadeira de Nelson Bornier (PMDB), cacique do PMDB, eleito prefeito de Nova Iguaçu (RJ).

Mais gente/ A Câmara prepara a posse de 25 suplentes de deputados federais, que assumirão as vagas dos deputados que conseguiram vencer as eleições municipais. No Senado, fica tudo como está: nenhum dos senadores que se candidataram conseguiu se eleger.

Nenhum comentário: