quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Aécio canta vitória

Brasília/DF Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense 17/102012

Antes mesmo do que está por acontecer no segundo turno, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que pavimenta o caminho para sua candidatura à Presidência da República em 2014, comemora o desempenho tucano nas eleições municipais e a correlação de forças políticas que emerge das urnas. “Temos um quadro hoje pluripartidário no Brasil. Então, houve uma distribuição de vitórias por vários partidos políticos. Mais do que havia em outras eleições. Mas, no caso do PSDB, nosso resultado foi muitas vezes além das expectativas que tínhamos há seis meses”.

» » »

Aécio destaca a reinserção do PSDB na região setentrional do país: “Vencemos, no conjunto das oposições, duas capitais em primeiro turno; e disputamos outras três ou quatro. Nos reinserimos no Norte do país disputando o segundo turno em capitais da importância de Manaus e de Belém. E tivemos uma situação melhor do que nas outras eleições no Sul e no Centro-Oeste”.

» » »


O tucano considera bom o desempenho da oposição em Minas Gerais e, em São Paulo, mesmo com a situação indefinida na capital paulista. Uma eventual derrota de José Serra (PSDB) para o petista Fernando Haddad pode colocar em risco a permanência do governador Geraldo Alckmin no Palácio dos Bandeirantes em 2014. “O PSDB sai mais vivo do que nunca dessas eleições e, o que é mais importante, com lideranças novas, com caras novas, com figuras que vêm falando aquilo que o PSDB deve falar diretamente para as pessoas”.

Estrada

O tucano Aécio Neves aproveita as eleições municipais para consolidar sua candidatura no PSDB. Foi a 20 estados prestigiar os candidatos tucanos e seus aliados e pretende fazer um novo périplo neste segundo turno das eleições. Se ofereceu, inclusive, para participar da campanha de José Serra, com quem se digladiou internamente.

Xadrez

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, do PSB, e o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) travam uma guerra de posições nas eleições municipais capixabas, cujo epicentro é a Grande Vitória. Casagrande venceu na Serra, com Audifax Barcelos (PSB), e é sócio da provável eleição de Luciano Rezende (PPS) em Vitória. Paulo Hartung deve vencer em Vila Velha, com Rodney Miranda (DEM).

Higiene

Segundo a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a simples lavagem correta das mãos, que evita o contágio de vírus e bactérias, ajudaria o Brasil a economizar, anualmente, US$ 12 bilhões

Consumo

A Comissão Temporária de Atualização do Código de Defesa do Consumidor, presidida pelo senador Rodrigo Rollemberg, do PSB-DF, realizou ontem a primeira audiência pública com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e do ministro do Superior Tribunal de Justiça Herman Benjamin. Eles destacaram a importância da modernização do código, com inclusão de três temas: comércio eletrônico, superendividamento e ações coletivas.

Sustentabilidade

Proposta da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) cria incentivos para a adoção de práticas de consumo e produção ecológica economicamente viáveis e o Selo Nacional de Produção e Consumo Sustentáveis. “Nós consumimos muita coisa que não precisamos. Então, devemos olhar para o tipo de consumo saudável que a gente pode produzir no Brasil”.

Caixa preta// 

A Secretaria de Administração Financeira do Senado ainda faz segredo do montante a ser liberado hoje pelo calote dos senadores no pagamento do imposto de renda, que será ressarcido ao Tesouro com dinheiro do contribuinte. Mesmo pagando a conta, o Senado Federal entrará na Justiça para reaver os recursos.

Cachoeira/ O líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR), criticou a paralisação dos trabalhos da CPI do Cachoeira até o dia 30 de outubro, dois dias após o término do segundo turno das eleições. Para o deputado, há um “acordão” para barrar novas investigações.

Praia e sol/ O litoral brasileiro ainda é o principal atrativo para os estrangeiros que visitam o país. Segundo o Ministério do Turismo, os destinos de sol e praia motivaram a viagem de 62% dos turistas no ano passado. Em segundo lugar, ficou o segmento de natureza, ecoturismo ou aventura, com 24,6% das preferências . Destaque para Foz do Iguaçu, no Paraná.

Urgência/ Apesar de mal-afamados, os prontos-socorros públicos de Brasília (Hran e HDB, principalmente) é que aguentam o rojão da demanda. A rede privada não dispõe de um centro de emergência dotado das principais especialidades. No feriadão, não havia cirurgiões de plantão no Santa Luzia e Prontonorte, na Asa Norte. Quem precisou, teve de ir ao Santa Lúcia, no fim da Asa Sul.


Nenhum comentário: