terça-feira, 4 de setembro de 2012

Criador e criatura

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 04/09/2012
 
A afirmação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de que a presidente Dilma Rousseff recebeu de seu antecessor uma herança "pesada como chumbo", que esconde "males morais e prejuízos materiais sensíveis para o futuro da Nação", foi um tiro no pé. Tratado com toda deferência a que tem direito pelo Palácio do Planalto, a tentativa de aprofundar o suposto antagonismo entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente da República criou mais constrangimentos para a segunda do que para o antigo desafeto.

»   »   »

Num momento em que rola o julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente Fernando Henrique foi puro veneno com a chamada "faxina" feita por Dilma Rousseff: "Nem bem completado um ano de governo e lá se foram oito ministros, sete dos quais por suspeitas de corrupção. Como o antecessor desempenhou papel eleitoral decisivo, seria difícil recusar de plano seus afilhados. Suspeitas, antes de se materializarem em indícios, são frágeis diante da obsessão por formar maiorias hegemônicas, enfermidade petista incurável".

»   »   »

Mas será essa "crise moral" a principal herança deixada por Lula para ex-presidente Dilma? É óbvio que não. A principal herança foi o apoio político, que levou-a ao poder. E também ajuda-a a manter os atuais índices de popularidade. Dilma não pode abrir mão do apoio de Lula em troca dos rapapés da oposição. Ou seja, não existe a menor possibilidade de a criatura voltar-se contra o criador.

Amigão//  

A cúpula do PMDB joga pesado para emplacar o novo diretor internacional da Petrobras. O nome indicado pela legenda é José Carlos Amigo. A nomeação pode sair junto com a substituição do diretor de Abastecimento da empresa, José Carlos Cosenza, que está com os dias contados no cargo.
 
Água doce

O governador Jaques Wagner (PT) e a ministra do Meio Ambiente (MMA), Izabella Teixeira, lançaram ontem o Programa Água Doce, com ações para tirar sal da água para que possa ser consumida pela população. O semiárido baiano receberá 385 sistemas de dessalinização para enfrentar a seca em 55 cidades, selecionadas de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O programa prevê uma novidade: o resíduo da água salgada será reaproveitado na criação de tilápias. O investimento é de R$ 61 milhões.

Ética

O ex-deputado Antonio Modesto da Silveira, advogado atuante na área de direitos humanos e integrante do grupo Tortura Nunca Mais, foi nomeado ontem pela presidente Dilma Rousseff para integrar a Comissão de Ética Pública da Presidência da República. Também foram nomeados Mauro de Azevedo Menezes, advogado trabalhista; e Marcelo Alencar de Araújo, procurador do Distrito federal.

Invasão

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) resolveu voltar para Novo Pinheirinho, em Ceilândia, cidade satélite de Brasília. Exige do GDF o pagamento do auxílio eventual por três meses para quase metade das famílias; a formulação de uma política de aluguel social no DF; e o cadastramento da entidade indicada pelo movimento no programa habitacional Morar Bem. São 1.200 famílias.

À espera

Dois nomes estão cotados para o Supremo Tribunal Federal (STF), nas vagas do ministro Cesar Peluzo, aposentado ontem, na compulsória, e do atual presidente da Corte, Ayres Britto, que deve se aposentar logo após o julgamento do mensalão: o advogado-geral da União, Luis Adams, e José Paulo Cavalcanti (foto), da Comissão da Verdade. Dificilmente a presidente Dilma Rousseff fará a indicação antes do veredicto da ação penal.

Maré/ O candidato tucano a prefeito de São Paulo, José Serra, anda mesmo numa maré de azar. Ontem, a Justiça eleitoral determinou que inserções usadas na campanha dele entre os dias 21 e 24 de agosto não sejam mais veiculadas na propaganda eleitoral. Quem pediu a suspensão da propaganda foi Celso Russomanno (PRB), que lidera as pesquisas.

Arara/ A senadora Kátia Abreu (PSD-TO), presidente da Confederação Nacional da Agricultura, corre atrás do prejuízo para desfazer o boato de que seu irmão, André Luiz de Castro Abreu, é proprietário de uma fazenda em Aragatins (TO), onde "56 trabalhadores em condições análogas à de escravos" foram encontrados e resgatados pelo Ministério do Trabalho, em 27 de agosto. Ele, na condição de pessoa física, alugou dois tratores e uma carregadeira para a empresa autuada.

Araguaia/ O presidente da OAB do Rio de Janeiro, Wadih Damous , comemorou a decisão da Justiça Federal em Marabá, que aceitou denúncia do Ministério Público Federal e determinou a abertura de ação penal contra os coronéis da reserva Sebastião Curió e Lício Maciel. Ambos atuaram na guerrilha do Araguaia e são acusados de crime de sequestro qualificado. Segundo Damous, trata-se de crime continuado, que permanece até que os corpos dos desaparecidos sejam localizados e identificados.

Nenhum comentário: