sábado, 29 de setembro de 2012

Cidade aberta

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 28/09/2012
 

A eleição do prefeito de São Paulo parece mesmo uma caixa de surpresas. O líder da disputa eleitoral, Celso Russomanno (PRB), segundo pesquisa Datafolha divulgada ontem, desabou cinco pontos: tinha 35% e, agora, soma apenas 30%. O tucano José Serra (PSDB) oscilou de 21% para 22% e Fernando Haddad (PT) subiu dois pontos, de 16% para 18%. Com esses números, a eleição está aberta. Ou seja, a vitória de Russomanno é uma das possibilidades e ninguém sabe quem será seu adversário.

A pesquisa contrasta com o resultado apurado pelo Ibope na terça-feira passada. O instituto registrou ligeira queda de Russomanno, que passara de 35% para 34%, e de Serra, de 19% para 17%. Já Fernando Haddad subira de 15% para 18%. Assim, o petista e o tucano estariam em empate técnico.

O sobe e desce das pesquisas promete lances mais emocionantes nesta reta final. Os tucanos fazem um grande esforço para que Serra chegue ao segundo turno. Os petistas pressionam a presidente Dilma Rousseff para que entre de corpo presente na campanha de Haddad já no primeiro turno. É possível que esteja ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último comício do petista, neste fim de semana.

Brocha na mão

Com limitações físicas, o ex-presidente Lula desistiu de viajar na reta final do primeiro turno. Sua prioridade é a candidatura de Fernando Haddad em São Paulo. Com isso, ficaram desamparados Humberto Costa, no Recife, e Patrus Ananias, em Belo Horizonte. A cúpula do PT já dá como perdidas as eleições dos dois petistas. Costa deve ficar de fora do segundo turno na capital pernambucana; já a eleição mineira será decidida no primeiro turno.

Pau a pau

O candidato do PT a prefeito de Fortaleza, Elmano de Freitas, subiu oito pontos percentuais e aparece agora com 24%, tecnicamente empatado na liderança com Roberto Cláudio (PSB), que oscilou dentro da margem de erro e passou de 17% para 19%. Quem está virando marisco no confronto entre a prefeita Luizianne Lins (PT) e o governador Cid Gomes (PSB) é o candidato do DEM, Moroni Torben.

Arrancada

Os candidatos à prefeitura de Salvador, ACM Neto, do DEM, e Nelson Pelegrino (PT), estão em empate técnico. O primeiro caiu de 41% para 33%, enquanto o segundo subiu de 18% para 29%, uma arrancada de 11 pontos percentuais, segundo o instituto Vox Populi. Mário Kertész (PMDB) passou de 5% para 7%. A eleição vai para o segundo turno. ACM Neto é a maior aposta do DEM nas eleições municipais.

Carteiros// 

Após 16 dias de greve, os funcionários dos Correios terão de voltar ao trabalho nesta sexta-feira, por ordem do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Deverão compensar os dias parados com trabalho extra em até seis meses.

Doações

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou ontem uma campanha publicitária para estimular a doação voluntária de órgãos no país: "Seja um doador de órgãos. Seja um doador de vidas". É protagonizada pelo ator José de Abreu e conta com a participação da transplantada de coração Nívea Maria Castro Alves, de 12 anos. A campanha será de 15 dias.

Transplantes

O número de transplantes realizados no Brasil no primeiro semestre deste ano cresceu 12,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro e junho de 2012, foram realizados
12.287 procedimentos

Festa

Mais antigo veículo em circulação ininterrupta na América Latina, o Jornal do Commercio festeja 185 anos. Entre os homenageados, estão a presidente da República, Dilma Rousseff; o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva; o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB); o prefeito carioca, Eduardo Paes (PMDB); e o ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux.

Patrimônio/ A arquiteta mineira Jurema de Sousa Machado é a nova presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em substituição ao arquiteto Luiz Fernando de Almeida, que presidiu o Iphan desde fevereiro de 2006. Jurema deixa a Coordenação de Cultura da Unesco no Brasil, onde atua desde janeiro de 2002.

Diário/ O Diário Oficial da União completa amanhã 150 anos. Para comemorar a data, os deputados petistas Arlete Sampaio e Wasny de Roure propuseram a realização de sessão solene da Câmara Legislativa, no Auditório Dom João VI, da Imprensa Nacional, localizada no Setor de Indústrias Gráficas (SIG). Começou a circular em 1862, no 18º Gabinete do 2º Reinado, sob a presidência, no Conselho de Ministros, de Pedro de Araújo Lima, Marquês de Olinda.

Nenhum comentário: