quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Três hipóteses

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 30/08/2012


Com base nas pesquisas feitas, estrategistas tucanos já trabalham com três hipóteses para o primeiro turno das eleições para a prefeitura de São Paulo. A primeira seria um confronto do ex-governador José Serra (PSDB) com Fernando Haddad (PT), apesar de o favoritismo hoje ser de Celso Russomanno (PRB). A análise parte da velha tese, alimentada também pelo PT, de que as estruturas partidárias e de poder que amparam os dois candidatos reverterão a atual situação. É uma espécie de aposta no ponto futuro.

A segunda hipótese é mais conservadora: o quadro atual se manteria inalterado, com Russomanno nove pontos à frente de Serra, que caiu cinco, deixando Haddad, que cresceu seis, fora do segundo turno. Seria o melhor dos mundos para os tucanos. Se tudo desse errado, nesse cenário, com a vitória de Russomanno, os petistas também estariam fora do poder.

Tenebrosa, porém, é a terceira hipótese. Baseia-se nas tendências de deslocamento do voto até agora: Russomanno manteria a vantagem, ou seja, o apoio de quase um terço do eleitorado, mas Serra seria ultrapassado por Haddad. Com isso, a queda de braço do segundo turno seria entre Haddad e Russomanno.

Reforço

A senadora petista Marta Suplicy já entrou de corpo e alma na campanha de Fernando Haddad. Está nas nuvens. Foi um pedido da presidente Dilma Rousseff. O ex-presidente Lula reconheceu que não dá conta do recado sozinho e pediu ajuda. A exigência de não subir no palanque com Paulo Maluf (PP) foi atendida. O tiroteio com José Serra já começou. Ela gravou para o programa de tevê e agora só falta ciceronear Haddad na periferia.

Dura lex

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) por corrupção passiva, ou seja, receber vantagem indevida, e peculato. Cunha foi acusado de receber R$ 50 mil em de 2003, quando era presidente da Câmara, para beneficiar a agência de Marcos Valério no caso do mensalão. Também decidiu pela condenação do empresário mineiro e seus ex-sócios por corrupção ativa (ou seja, oferecer vantagem indevida) e peculato em relação aos desvios na Câmara. O ministro Cezar Peluso, que está se aposentando, antecipou sua dosimetria das penas: seis anos de reclusão e perda de mandato para João Paulo, e 16 anos para Marco Valério. Hoje, vota o presidente da Corte, ministro Ayres Britto.

Segurobrás

O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) lidera a oposição no Senado à criação da estatal de resseguros proposta pela Medida Provisória 564/12 que, segundo ele, trará um enorme retrocesso ao mercado de resseguros no Brasil. A MP já foi aprovada na Câmara e no Senado e, agora, depende da assinatura da presidente Dilma Rousseff para ser sancionada. Após o discurso, o senador recebeu o apoio dos colegas Romero Jucá (PMDB-RR) e Ana Amélia (PP-RS).

Bons ventos// O Bradesco realizou reunião com 600 analistas, acionistas e investidores em São Paulo para debater os rumos da economia. Do começo ao fim, foi uma profissão de fé sobre os benefícios da inclusão social, do fim da pobreza e do aumento da distribuição de renda para os negócios do banco.

Volta ao ninho


O ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung (PMDB) embarca hoje na candidatura do ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), que lidera a disputa pela prefeitura de Vitória, contra Luciano Rezende (PPS) e Iriny Lopes (PT). O peemedebista está em rota de colisão com o governador Renato Casagrande (PSB), eleito com seu apoio, e cada vez mais distante da cúpula do PMDB.

Alô, Senado

A comissão de juristas que elaborou o anteprojeto de reforma do Código Penal, comandada pelo ministro Gilson Dipp, entre outubro passado e junho deste ano, entre opiniões, comentários, sugestões e críticas, recebeu 6.140 mensagens. A Comissão Especial para Reforma do Código Penal, presidida pelo Senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), que discute o projeto, somente em agosto, já recebeu 4.217 mensagens

Emprego/ O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), comemorou a criação de meio milhão de empregos com carteira assinada em cinco anos e meio. Diz que segue à risca os conselhos da professora Maria da Conceição Tavares: sempre dá prioridade à aplicação de recursos nos setores que geram emprego e renda.

Registro/
A Coligação para o Recife Seguir Mudando, liderada pelo senador Humberto Costa (PT-PE), entrou com representação no TRE pedindo a cassação do registro do candidato da Frente Popular, Geraldo Julio (PSB), por abuso de poder econômico. "Nunca vi tanto dinheiro numa campanha em Recife", afirma Costa. O PT acusa o PSB de usar propaganda institucional do governo de Pernambuco em benefício do socialista.

Foi à luta/
Os fins de semana da ministra de Políticas para Mulheres, Eleonora Menicucci, têm sido dedicados às campanhas eleitorais em diferentes cidades brasileiras. No próximo sábado, participa de atividades em Minas Gerais. Ela estará com Patrus Ananias, em Belo Horizonte, com Durval Ângelo, em Contagem, e com Maria do Carmo, em Betim. Na semana passada, a ministra participou da campanha de Marcio Pochmann, em Campinas, e de Fernando Haddad, em São Paulo.

Nenhum comentário: