quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Los hermanos

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 01/08/2012

A presidente Dilma Rousseff comemorou ontem, no Palácio do Planalto, após a Cúpula Extraordinária do Mercosul, o ingresso da Venezuela no bloco. O grupo de cinco países é uma potência energética continental e o maior produtor mundial de minérios e alimentos. A entrada da Venezuela no Mercosul é como um troféu nas mãos do presidente Hugo Chávez, que concorre à terceira reeleição e voltará para casa com a bandeira da integração "bolivariana" vitoriosa.

Também participaram da reunião a presidente da Argentina, Cristina Kirchner; e do Uruguai, José Mujica. Ficou de fora o novo presidente do Paraguai, Federico Franco, suspenso do bloco por causa do impeachment relâmpago de seu antecessor, Fernando Lugo. Presidente pro tempore do Mercosul, Dilma anunciou que não haverá sanções econômicas contra o Paraguai e que o país vizinho voltará ao bloco após as eleições presidenciais, marcadas para abril de 2013.

A entrada da Venezuela não tem o consenso nacional. Chávez é visto com reservas pela opinião pública brasileira. Porém, a parceria econômica com a Venezuela é estratégica para o Brasil. Tanto que Chávez anunciou oficialmente a compra de 20 aviões ER 190 da brasileira Embraer, além da disposição de contribuir com recursos para ampliar o Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem).

Petróleo

As discussões interrompidas há três anos para a incorporação das normas do bloco pela Venezuela serão retomadas em 13 de agosto. Será acertado um cronograma para eliminação de tarifas entre os venezuelanos e os demais sócios do Mercosul. Um dos temas na mesa de negociações é a venda de petróleo facilitada pela Venezuela a 16 países do Caribe que Chávez quer incluir no pacote de acordos do Mercosul, o chamado Petrocaribe.

Mercado

Com o ingresso da Venezuela, o Mercosul passa a contar com uma população de 270 milhões de habitantes e um PIB em torno de US$ 3 trilhões

Críticas

Para o presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire, de São Paulo, a entrada da Venezuela no Mercosul viola os tratados de fundação do bloco. O parlamentar disse que a reação do Paraguai, após ser suspenso pelo Brasil, Argentina e Uruguai, pode fragilizar ainda mais o mercado comum entre os países membros. Freire destacou que o PPS é favorável à entrada de Caracas, mas isso deveria ocorrer de acordo com todos integrantes do bloco, o que inclui o Paraguai.

Carinho // 

O governo trabalha para mobilizar 280 deputados de sua base nesta semana a fim de aprovar três medidas provisórias que estão na ordem do dia da reabertura da Câmara, na quinta-feira. A prioridade é referendar a MP do programa Brasil Carinhoso, que dá crédito extra para as mães que recebem o Bolsa Família e têm filhos na escola. Vai ser difícil.

Rede

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, durante encontro da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), anunciou que o país está com quadro mais favorável à universalização da internet. A meta de levar internet a 70% dos domicílios até 2015 deve ser antecipada em um ano. "Estamos convencidos de que isso vai ser atingido em 2014", disse.

Caneta

O melhor que o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, tem a fazer sobre a participação da ex-ministra Marina Silva na cerimônia de abertura das Olimpíadas, em Londres, é esquecer a bola que levou entre as pernas. Convidada pelo príncipe Philip, o marido da rainha Elizabeth e presidente emérito do Fundo Mundial para a Conservação da Natureza (WWF), a presença da ex-senadora acriana deveria ter sido comemorada pelo governo e não criticada.

Medalha/ O presidente da OAB do Rio de Janeiro (OAB-RJ), Wadih Damous, entregou a medalha Sobral Pinto ao ex-presidente da OAB Nacional Eduardo Seabra Fagundes por seus 50 anos na advocacia. A carta-bomba que em 1980 matou a secretária Lyda Monteiro da Silva era endereçada a ele, mas, no dia em que explodiu, Fagundes estava fora do gabinete em viagem oficial.

Trabalho/ Juízes do Trabalho iniciam na sexta-feira uma nova ação de esclarecimento da população sobre direitos trabalhistas previstos na legislação. A atividade é patrocinada pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).

Caminhoneiros/ O governo resolveu endurecer as negociações com os caminhoneiros que bloqueiam as estradas do país. Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos, Diumar Costa, após reunião com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, só após a liberação das rodovias o governo apresentará propostas. A greve é organizada por outro sindicato, o Movimento União Brasil Caminhoneiro.

Nenhum comentário: