quinta-feira, 12 de julho de 2012

Página virada

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 12/07/2012
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), resumiu a cassação do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), por falta de ética e quebra de decoro parlamentar: "Esse episódio é página virada". A degola foi consumada no começo da tarde de ontem, por 56 votos contra 19 e cinco abstenções. A decisão esvazia o caso Carlinhos Cachoeira no Senado e enfraquece a CPI mista que investiga as atividades do contraventor, que virou uma espécie de Fla-Flu entre petistas e tucanos.

l l l

O momento mais tenso da votação foi protagonizado pelo próprio Demóstenes. Firme em seu discurso de defesa, o senador goiano tentou desqualificar o relator do pedido de cassação, senador Humberto Costa (PT-PE), enalteceu sua própria atuação como senador e se comportou como vítima de uma injustiça. Demóstenes negou com veemência qualquer envolvimento com os negócios ilícitos do contraventor Carlinhos Cachoeira, que está preso. Não comoveu a maioria, mas conseguiu o apoio de 24 colegas.

l l l

Com a perda do mandato, Demóstenes ficará inelegível por oito anos. Só poderá concorrer a um cargo político em 2027 porque seu mandato se encerraria em fevereiro de 2019. O suplente Wilder Pedro de Morais, 44 anos, filiado ao DEM, assumirá a vaga. Empresário goiano, financiou a campanha de Demóstenes e é ex-marido da atual mulher de Carlinhos Cachoeira, Andressa Mendonça.

Bola da vez

A Corregedoria da Câmara dos Deputados aprovou ontem parecer que recomenda a cassação do mandato do deputado Carlos Alberto Leréia, do PSDB-GO, por envolvimento com o empresário Carlinhos Cachoeira. O parecer ainda será submetido à Mesa Diretora da Casa e, depois, encaminhado ao Conselho de Ética. Relator do caso, o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) afirma que encontrou indícios significativos de "favorecimento recíproco".

A salvo

Os processos contra os deputados Sandes Júnior (PP-GO) e Rubens Otoni (PT-GO), suspeitos de envolvimento com Carlinhos Cachoeira, foram arquivados pela Corregedoria da Câmara. "A comissão entendeu que não havia provas suficientes para mandá-los ao Conselho de Ética", disse o corregedor Eduardo da Fonte (PP-PE).

Instituição

Para o senador Aécio Neves, do PSDB-MG, ao cassar o mandato do senador Demóstenes Torres, "o Senado votou pela preservação da instituição". Segundo ele, o resultado já era esperado: "Houve uma quebra de confiança do senador Demóstenes para com os seus pares. Cabe a nós, senadores, garantirmos a respeitabilidade da instituição, as suas prerrogativas".

Blindagem

O líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR), avalia que a cassação do mandato do senador Demóstenes Torres aumenta a responsabilidade da CPI mista do caso Cachoeira, "que deve aprofundar sua investigações sem promover qualquer tipo de blindagem".

Incentivo// 

O governo vai ampliar os incentivos à indústria automobilística para até 2017. O benefício garante redução de até 30 pontos percentuais no IPI para veículos com índice de nacionalização de até 55%. Estímulos ao setor de autopeças também estão em estudo.

Paraguai

A decisão da Secretaria-Geral da Organização dos Estados Americanos de não adotar retaliações contra o Paraguai pela deposição do ex-presidente Fernando Lugo deixou o governo brasileiro numa saia justa. O isolamento político do Paraguai no Mercosul pode levar o país a procurar alternativas de integração, inclusive com os Estados Unidos, um dos países por trás da decisão da OEA de não adotar sanções.

Saúde

"O governo federal está deixando os investimentos em saúde para estados e municípios, que têm o percentual menor da arrecadação", protestou o deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG), presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara. De 44% em 2000, o percentual da União nos investimentos em saúde caiu em 2010 para 32%

Garimpo/ A polícia francesa procura oito garimpeiros brasileiros suspeitos de terem matado dois militares que fiscalizavam a extração ilegal de minérios na Guiana Francesa. Os garimpeiros atacaram um helicóptero, promoveram emboscadas e usaram armas de guerra. O governo brasileiro tem um tratado com a França para reprimir atividades ilegais na fronteira dos dois países, mesmo assim a violência está aumentando.

Gripe/ O Tamiflu (oseltamivir) foi retirado da lista de substâncias sujeitas a controle especial. Com isso, poderá ser comprado nas farmácias ou retirado em unidades públicas de saúde com apresentação somente de receita médica simples. O antiviral é usado no tratamento da gripe, inclusive em casos de influenza A (H1N1) — gripe suína.

Nenhum comentário: