domingo, 22 de julho de 2012

O aliado principal

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 22/07/2012   

Sem alarde, a presidente Dilma Rousseff se movimenta para fortalecer ainda mais a aliança do PT com o PMDB na base de seu governo, sepultando as esperanças de petistas e aliados que gostariam de alijar o vice Michel Temer da chapa da reeleição. Pelo contrário, para consolidar essa aliança, depois de lançar o pacote de privatizações de ferrovias, estradas, portos e aeroportos que prepara para agosto, Dilma pode entregar o Ministério dos Transportes ao PMDB, uma velha reivindicação da legenda.

» » »

Os petistas da Câmara gostariam de ver o líder do governo, Arlindo Chinaglia (PT), de volta ao comando da Casa. Porém, a cadeira ficará mesmo com o líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), que voltará do recesso fortalecido. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, já gosta da ideia de suceder o senador José Sarney (PMDB-AP) na Presidência do Senado, mas o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), continua candidatíssimo.

» » »

Tanto na Câmara como no Senado o dispositivo parlamentar montado pela ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, não conseguiu dar um passo adiante sem o consentimento dos caciques do PMDB.

Reforma

As especulações de que Dilma Rousseff fará uma reforma ministerial após as eleições anteciparam a bolsa de apostas sobre a saída de ministros. Além da substituição do titular da pasta dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, por um nome do PMDB, fala-se na substituição dos ministros da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho (PMDB); da Educação, o petista Aloizio Mercadante (foto); da Defesa, Celso Amorim; e das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Além de fortalecer o PMDB, a reforma traria o PTB de volta e incorporaria o PSD ao governo.

Diplomatas

Diante das denúncias de violência e abuso sexual envolvendo diplomatas estrangeiros, a deputada federal Erika Kokay, do PT-DF, quer discutir com o Itamaraty mecanismos para coibir esse tipo de crime. Vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, pretende marcar uma audiência pública para debater o tema logo após o recesso. Na semana passada, uma nigeriana denunciou ter sido estuprada e agredida dentro da residência do embaixador da Nigéria, em Brasília.

Roleta

A candidatura do ex-ministro do Desenvolvimento Social Patrus Ananias em Belo Horizonte realmente surpreendeu o prefeito Márcio Lacerda (PSB), candidato à reeleição. Em conversa com o ex-ministro Ciro Gomes, seu padrinho político, e o senador Aécio Neves (PSDB), Lacerda disse ter a certeza de que o candidato do PT seria o seu vice Roberto Carvalho, que não conseguia unir o partido. O pior é que o tucano fazia a mesma avaliação.

Não acreditam

Por causa dos enfrentamentos com o PT em Recife e em Belo Horizonte, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), passou a ser tratado como futuro adversário pelos petistas. Mesmo depois das declarações de que apoia a reeleição da presidente Dilma Rousseff.

Gripe

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, descartou o risco de uma epidemia da influenza A (H1N1), a gripe suína. Não haverá nova campanha de vacinação, apenas a aplicação de Tamiflu nos que contraírem a doença. Na Região Sul do país, a doença já matou 123 pessoas

Rachado// 

O PT está dividido na CPI do caso Carlinhos Cachoeira. Enquanto os deputados querem reconvocar o governador tucano de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), os senadores avaliam que já há material suficiente para pedir ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, a abertura de investigação contra o governador.

Agenda / O líder do PT no Senado, senador Walter Pinheiro (PT-BA), após as eleições municipais, pretende debater os "grandes" temas federativos. Segundo ele, estarão na pauta as novas regras do Fundo de Participação dos Estados (FPE), do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), da distribuição dos royalties do petróleo e do setor mineral, além da instituição de um novo indexador para calcular as dívidas dos Estados.

Copa / Faltando dois anos para a Copa do Mundo de 2014, as obras de mobilidade urbana de Natal, Cuiabá, Manaus e do Distrito Federal estão atrasadas. Com a conclusão da licitação das obras do veículo leve sobre trilhos (VLT), que foi finalizada na semana passada, Brasília ainda pode recuperar o tempo perdido.

Férias/ O ministro da Fazenda, Guido Mantega, entrou em férias. Até o dia 27 quem responderá pela pasta será o secretário executivo Nelson Barbosa.

Nenhum comentário: