sexta-feira, 22 de junho de 2012

O puxão de orelha

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 22/06/2012
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o coreano Ban Ki-moon, levou um puxão de orelha da presidente Dilma Rousseff e ontem fez rasgados elogios à forma como o governo brasileiro vem conduzindo as negociações na Rio+20. Na véspera, ele havia criticado o documento final negociado pelo Itamaraty, engrossando o coro dos ativistas ambientais insatisfeitos com o texto.

» » »

As declarações de Ban Ki-moon, que classificou de pouco ambicioso o documento, provocaram a ira de Dilma e alimentaram os boatos de que o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, estaria com um pé fora do Itamaraty. A greve de oficiais de chancelaria pelas embaixadas e consulados brasileiros pelo mundo afora reforçou o discurso de que faltaria liderança ao chanceler brasileiro. À tarde, o Palácio do Planalto desmentia as notícias de que o ministro das Relações Exteriores balançava no cargo.

» » »

Na verdade, Dilma gostou da conversa que Patriota teve com o secretário-geral da ONU, transmitindo-lhe a insatisfação da presidente com suas declarações. Em menos de 24 horas, o diplomata coreano virou o disco: a ONU distribuiu um texto oficial no qual afirma que "o secretário-geral está confiante de que o documento final da Rio+20 fornece uma base sólida para promoção do desenvolvimento sustentável".

Fim de papo

Apesar das críticas de gregos e baianos, sem falar dos índios, o documento da Rio+20 é considerado "imexível" pela ONU e deve ser aprovado sem alterações. Sem a presença da troika que hoje dá as cartas na economia mundial, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a primeira-ministra alemã, Angela Merkel, e o presidente chinês, Hu Jintao, não há a menor possibilidade de reabrir as discussões com êxito. Seria um tiro no escuro.

Autoelogio

O ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, considerou natural e minimizou as críticas dos ambientalistas ao documento oficial da Rio+20. "O governo brasileiro criou a conferência mais inclusiva da história da ONU. Agora, se você juntar ONGs de 193 países, é claro que elas terão dificuldades em encontrar um denominador comum", disse.

Emendas//

O presidente do PSol, Ivan Valente, e o líder na Câmara, Chico Alencar (RJ), vão entrar com um pedido de cassação de mandato por quebra de decoro no Conselho de Ética da Câmara contra os deputados Marcos Medrado (PDT-BA) e João Carlos Bacelar (PR-BA). O motivo é o uso indevido das emendas parlamentares ao Orçamento.

Da morte

O senador Aécio Neves, do PSDB-MG, criticou ontem o centralismo do governo, que tem gerado atrasos em obras e investimentos importantes para o país. "Dos R$ 4 bilhões prometidos pela presidente para obras de infraestrutura em Minas — a maior parte rodoviária —, apenas R$ 17 milhões foram autorizados até o momento. Uma dessas obras é a duplicação da BR-381, no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares. No entanto, as melhorias da chamada "Rodovia da Morte" ainda não tiveram projeto iniciado."

Tudo bem

Como diria Tom Jobim, o Brasil não é para amadores. O Palácio do Planalto comemora o resultado do índice de desemprego, que caiu para 6% em maio, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), apesar da desacelaração da economia registrada no primeiro semestre. Também houve elevação na renda, a maior expansão para o mês verificada desde o início da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), iniciada em março de 2002: subiu 6,2%

Arapongas

A presidente Dilma Rousseff foi surpreendida pela manobra da Câmara de Deputados do Paraguai que aprovou a abertura de um processo de impeachment do presidente Fernando Lugo por "mau desempenho de suas funções". A medida foi aprovada por 73 votos contra um e agora precisa ser votada no Senado. O pretexto foi o  resultado da violenta desocupação de camponeses na região de Curuguaty, na semana passada. Na operação, seis policiais e 11 agricultores locais morreram. O serviço secreto brasileiro não sabia de nada.

Confronto

O ex-bispo Fernando Lugo revelou-se um Dom Juan após assumir a Presidência paraguaia em 2008, o que lhe trouxe grande desgaste, além da má gestão. O Partido Liberal Autêntico do Paraguai deixou a base do governo e apoiou o pedido do opositor Partido Colorado. Seus quatro ministros vão renunciar aos cargos. Manifestantes estão se mobilizando em diferentes pontos do país e grupos sem terra acusam o Estado de ter cedido ilegalmente grandes territórios a latifundiários, muitos deles, brasileiros.

Candidato/ O governador Eduardo Campos deve anunciar hoje o ex-secretário de Planejamento Geraldo Júlio de Mello Filho como candidato do PSB à prefeitura do Recife, apesar dos apelos do candidato do PT, senador Humberto Costa, para que mantenha a frente entre os dois partidos.

Gripe/ Os três estados da Região Sul registram, este ano, 38 mortes provocadas pelo vírus influenza H1N1, sendo 28 pessoas em Santa Catarina, cinco no Paraná e cinco no Rio Grande do Sul. São 309 os casos de gripe suína confirmados por exames de laboratório em Santa Catarina, 64 no Paraná e 26 no Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário: