sexta-feira, 29 de junho de 2012

Dois relatórios

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 29/06/2012
Não acabou o suplício do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), na CPI do Cachoeira. O relator da comissão, deputado Odair Cunha (PT-MG), pretende convocar mais quatro pessoas ligadas ao tucano para depor na próxima semana. São elas: Edivaldo Cardoso, ex-presidente do Detran de Goiás; Ana Paula Lourenço, Instituto Serpia de Opinião; Roseli Pantoja, sócia da Alberto & Pantoja Construções; e Rubmaier Ferreira de Carvalho, contador da Alberto & Pantoja Construções.

»    »    »

Os tucanos estão inconformados com esse rumo da CPI. Ontem, após a reunião da comissão, o líder do PSDB, Alvaro Dias (PR), anunciava que a alternativa será preparar um relatório paralelo e encaminhar para o Ministério Público. Para ele, o depoimento do jornalista Luiz Carlos Bordoni, que acusou Perillo de usar "dinheiro sujo" nas eleições de 2010, foi uma tentativa de camuflar "o cala boca que ele recebeu de Cachoeira". Segundo Dias, as datas dos depósitos não batem com a campanha eleitoral.

»    »    »

Odair Cunha endossou o depoimento de Bordoni e disse que a campanha de Perillo foi financiada com dinheiro do crime organizado. O governador repeliu a acusação e chamou o relator da CPI de "cabo de chicote". O goiano está processando Bordoni por calúnia, difamação e falso testemunho.

Refresco

Ex-chefe de gabinete do governador Agnelo Queiroz, Cláudio Monteiro resolveu abrir seus sigilos bancário, fiscal e telefônico, e prestar depoimento na CPI do Cachoeira, apesar de ter um habeas corpus do Supremo Tribunal Federal (STF) que lhe garantia o direito de ficar calado. Depois do depoimento, chorou ao ser elogiado pelo tucano paulista Carlos Sampaio: "Hoje, eu diria que vossa senhoria sai daqui com a cabeça erguida. Que a postura de vossa senhoria é a que se espera de alguém que tenha caráter", disse o deputado tucano. Citado em escutas telefônicas, Monteiro negou ligação com o contraventor Carlos Cachoeira.

Dispensados

Marcello Lopes, ex-assessor da Casa Militar do DF conhecido como Marcelão, que teria tentado a nomeação de um aliado de Carlos Cachoeira no Serviço de Limpeza Urbana da capital, e o ex-subsecretário João Carlos Feitoza foram dispensados de permanecer na sessão da CPI depois de anunciarem que permaneceriam calados. Os dois são acusados de integrar a suposta quadrilha do bicheiro em Brasília.

Dissenso

Não há consenso na base do governo sobre a posição do Brasil na crise paraguaia. Na Câmara, o deputado Darcísio Perondi, do PMDB-RS, foi à tribuna pedir a cabeça do ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota. Segundo o parlamentar gaúcho, o chanceler está reeditando a Aliança Tríplice, que massacrou o Paraguai no fim do século 19. "Argentina, Uruguai e Brasil, financiados pela Inglaterra, massacraram o povo paraguaio. E, agora, parece que vão fazer isso de novo", alertou.

Fora do sério

O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) resolveu recorrer ao Código de Ética da Câmara para exigir do presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), um pedido de desculpas ao colega Mendonça Prado (SE). Na quarta-feira, quando Mendonça Prado defendia a votação do projeto que fixa em 30 horas a carga horária dos enfermeiros, Maia saiu do sério, encerrou a sessão exaltado e chamou o parlamentar de "desqualificado".

Expresso Pequi

Foi assinado ontem o Estudos de Viabilidade para Implantação da linha do trem Brasília-Anápolis-Goiânia. O trecho compreende cerca de 190km e deverá ser servido por trens de velocidade média, ou seja, que atingirão 150km/h

Greve

A greve dos oficiais de chancelaria e outros servidores do Itamaraty deve ser encerrada ainda hoje. Os grevistas chegaram à conclusão de que é melhor fazer operação-padrão e continuar as negociações com o governo para melhorar os salários da carreira. Descobriram que estavam jogando a criança fora com a água da bacia.

Aliança

O PPS formalizou aliança com o PSB do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, para a eleição de 2012. Na coligação com 15 partidos, o líder da legenda na Câmara, deputado Rubens Bueno, será o candidato a vice. O governador Beto Richa (PSDB) e o presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni (PSDB), apoiam a aliança.

Castigo

Cerca de 900 aposentados ou pensionistas da Universidade Estadual do Ceará tiveram garantido, há 26 anos, o piso salarial na Justiça trabalhista e até hoje não conseguiram ver o direito respeitado, apesar de o caso ter transitado em julgado no Supremo Tribunal Federal. Todo mês, os velhinhos vão à guerra pra receber.

Pesquisa

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga hoje a segunda pesquisa CNI/Ibope do ano. O levantamento revela a avaliação dos brasileiros sobre o desempenho do governo federal e a atuação da presidente Dilma Rousseff. O Palácio do Planalto acredita que o controle da inflação e o nível de emprego vão garantir bons índices de aprovação, apesar da crise mundial.

Nenhum comentário: