sexta-feira, 1 de junho de 2012

Caiu a ficha

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 01/06/2012
 
O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) definiu com sagacidade o que aconteceu com a CPI do Cachoeira nesta semana, quando foram quebrados os sigilos fiscal, bancário e telefônico de mais 20 empresas e convocados os governadores do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), e de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). "Houve grandes acordos e pequenas traições", ironizou o parlamentar gaúcho.

»  »   »

O grande acordo foi feito por baixo dos panos, sem que os dois protagonistas assumissem a troca de favores. O PSDB votou contra a convocação do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB). A moeda de troca será o PMDB votar contra a quebra do sigilo fiscal, bancário e telefônico do governador Marconi Perillo, cuja convocação foi aprovada por unanimidade, ou seja, até com os votos do PSDB.

»   »   »

E a pequena traição? Ora, foi a rasteira dada pelos demais aliados do PT na hora de decidir a convocação de Agnelo Queiroz, que só contou com os votos do PT e do PMDB para tentar evitar o constrangimento. O presidente da CPI, Vital do Rêgo (PMDB-PB), estranhamente, deixou a presidência dos trabalhos nas mãos do petista Paulo Teixeira (SP) e fez questão de registrar seu voto, como os demais peemedebistas, contra a convocação. Para os petistas, foi tudo encenação.

Pesado//

O ex-ministro da Educação Fernando Haddad tem cada vez mais dificuldades para decolar a candidatura. Os aliados tradicionais continuam refugando. O PSB decidiu lançar nome próprio. O deputado Paulinho da Força (PDT) mantém a candidatura. E o PCdoB de Netinho de Paula negocia como nunca.

Sigilos

A aproximação do PMDB com os tucanos ocorreu por gravidade, nos dois sentidos. A quebra do sigilo fiscal da construtora Delta foi a senha para o PMDB se aproximar dos tucanos na CPI. Os caciques da legenda consideram a decisão uma ameaça, mas não são os únicos, tal o volume de obras realizadas pela empreiteira nos estados governados por outras legendas da base.

Se colar, colou

Marconi Perillo, enrolado com a história da casa supostamente vendida para Carlos Cachoeira, prepara-se para prestar depoimento na CPI. Vai argumentar que a origem do dinheiro usado pelo professor Walter Paulo na compra, ou seja, o cheque emitido em nome de uma das empresas do contraventor, precisa ser explicada por quem comprou a casa.

 Desvantagem

O PT entrou em estado de alerta em São Bernardo do Campo (SP), onde o prefeito, Luiz Marinho — cuja reeleição parecia tranquila — vem caindo nas pesquisas. O deputado estadual Alex Manente (PPS), apoiado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), é o segundo colocado nas intenções de voto. A vantagem do petista caiu de 21 para 10 pontos percentuais com o ex-presidente Luiz Inácio lula da Silva morando de novo em São Bernardo.

Greve

Já são 47 as universidades federais em greve no país e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ainda não conseguiu entender as razões dos docentes: reestruturação do plano de carreira, com redução de níveis de remuneração (de 17 para 13), variação de 5% entre os níveis e um salário mínimo de R$ 2.329,35 referente a 20 horas semanais.

Salário

Hoje, o salário inicial de um professor universitário é R$ 1.597,92
  
À vera

O PMDB lançou a candidatura do radialista Mário Kertész à Prefeitura de Salvador, que hesitava concorrer ao cargo. Aliado de Geddel Vieira Lima, ex-ministro de Lula e atual vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, é desafeto do governador Jaques Wagner (PT). Deve polarizar a disputa com o deputado petista Nelson Pellegrino.



Reforço/ O líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), escalou o deputado Vanderlei Macris (SP) para integrar a representação do partido na CPI do Cachoeira. O parlamentar tem experiência de fiscalização de agentes e recursos públicos em outras comissões de inquérito.

Consulta/ Tuiteiro, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) lançou consulta pública nas redes sociais para levar o debate sobre o semiárido e a caatinga do Nordeste brasileiro à Rio%2b20. O ex-governador da Paraíba tem 60 mil seguidores no Twitter.

Nenhum comentário: