quinta-feira, 21 de junho de 2012

A banca amarelou

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 21/06/2012
O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, viajou para a Conferência Anual do Banco de Compensações Internacionais (BIS), que começa hoje na Suíça, convencido de que deve reduzir a previsão de crescimento do Produto Interno bruto (PIB) deste ano para algo em torno de 2,5%. É uma avaliação muito otimista do ponto de vista do mercado, que começa a revisar suas contas para 1,5%. Mas puxa para baixo as ufanistas projeções do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que talvez seja o único economista do país a acreditar que o PIB de 2012 pode chegar aos 4%.

» » »

Com a indústria brasileira quase em recessão, os esforços do governo para estimular a economia via expansão do crédito e abertura das burras do Tesouro não deram até agora os resultados esperados. Mas provocaram um forte debate sobre política econômica. Há um consenso de que os juros precisam baixar, mas a partir daí o pau quebra entre os economistas. Desenvolvimentistas dão as cartas no setor público; os monetaristas, na iniciativa privada. Resultado: expectativas confusas, mais para pessimistas.

» » »

É nesse cenário que a banca resolveu puxar o freio de mão para defender o patrimônio. Banqueiros não têm o "instinto animal" dos empresários, só agem com racionalidade. Com exceção dos bancos de investimentos JP Morgan e BTG Pactual, com patrimônio líquido superior ao crédito, grandes bancos do país já estão alavancados: a Caixa Econômica Federal emprestou 13 vezes o patrimônio; o Banco do Brasil, o Votorantim e o Safra, sete; HSBC, seis; Itaú, Bradesco, Banrisul e BNB, quatro; BMG e Santander, três.

Sem asa

O volume de cheques devolvidos no país cresceu 0,2 ponto percentual em maio, na comparação com o mesmo período de 2011, e fechou o mês em 2,2%

Mensalão

Com o braço esquerdo quebrado e tendo ficado licenciado do cargo por alguns dias na semana passada, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, participou ontem à tarde da sessão plenária do Supremo Tribunal Federal (STF). Está se recuperando da cirurgia no braço: "Andaram falando por aí que eu não estaria no mensalão. Mas estarei firme e forte. Só com a mão mais pesada", brincou o procurador, que será o responsável por sustentar a acusação contra os réus do processo.

De saída

O presidente do Banco do Nordeste, Jurandir Santiago, já arruma as gavetas para deixar o cargo. Diretor Administrativo e de Tecnologia da Informação, Stélio Gama deve assumir interinamente o comando da instituição.

Hangar

Receita Federal do Brasil e a Polícia Federal deflagraram ontem operação conjunta para reter 12 aeronaves de luxo e executar mandados de busca e apreensão de documentos, computadores e componentes de armazenamento eletrônicos de dados em hangares e empresas do meio aeronáutico. As ordens judiciais foram concedidas pela Justiça Federal. O valor total estimado das aeronaves ultrapassa os R$ 560 milhões.

Fora do ar

O Banco Mundial retirou do ar a página na internet em que citava o banqueiro Daniel Dantas como um dos integrantes da lista de envolvidos em 150 casos internacionais de corrupção. A medida foi tomada depois que Dantas apresentou notificação à Secretaria do World Bank Group, que constatou o erro e tirou a informação do site. Daniel Dantas sustenta que a operação Satiagraha, da Polícia Federal, comandada pelo delegado e hoje deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), "caracterizou-se por estar ancorada em provas fraudadas e crimes financeiros inexistentes".

Agência

Parlamentares britânicos querem que o senador Rodrigo Rollemberg, do PSB-DF, assuma a Presidência da Globe International, organização que reúne parlamentares do mundo inteiro comprometidos com o meio ambiente. Rollemberg foi o relator do texto final da 1ª Cúpula Mundial de Legisladores, que antecedeu a Rio+20.

Crônicas/ Uma graduada funcionária do Ministério da Agricultura, prestes a se aposentar, decidiu escrever um livro com o sugestivo título: Os filhos do sofá. Tem ex-ministro com a pulga atrás da orelha.

Quentinha/ O canteiro de obras do Jardins Mangueiral será o primeiro do país a receber o Selo de Qualidade da Alimentação, hoje, às 10h, uma parceria dos sindicatos patronal e dos trabalhadores. Autor da ideia, o deputado federal Luiz Pitiman (PMDB-DF) resolveu apresentar projeto para tornar a iniciativa uma lei de âmbito nacional.

Rede/ O Interlegis está criando uma rede social do Legislativo, mais ou menos nos moldes do Facebook. O nome será escolhido em votação pela internet. Será uma ferramenta de trabalho e interação com a sociedade.

Nenhum comentário: