quinta-feira, 31 de maio de 2012

Todo pacto tem fricção

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 31/05/2012
Deu zebra ontem na reunião da CPI mista do Cachoeira. A estratégia do relator da CPI, o petista Odair Cunha (MG), era aprovar a convocação do governador de Goiás, o tucano Marconi Perillo, e rejeitar os pedidos de convocação dos governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), e do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT ), que estariam blindados pela aliança PT-PMDB. A do governador fluminense foi rejeitada, como estava previsto, mas a do colega candango acabou aprovada.

» » »

No rastro da quebra do sigilo da construtora Delta, a decisão acabou estressando o PT e o PMDB. “A CPI ganhou pernas e perdeu a cabeça. É sempre assim”, resumiu o ex-deputado Eliseu Padilha (RS), cacique do PMDB. Engana-se, porém, quem avalia que o PT e o PMDB jogaram um contra o outro. Votaram juntos.

» » »

O resultado da votação foi o desfecho de uma manobra do PSDB comandada pelo ex-governador de Minas Aécio Neves e pelo presidente da legenda, Sérgio Guerra (PE). O PSDB votou a favor da convocação de Perillo e de Agnelo, mas rejeitou a de Cabral a pedido do próprio, com o argumento de que ele nem sequer foi citado nas centenas de conversas do contraventor Carlos Cachoeira grampeadas pela Polícia Federal. O curioso é que os demais partidos da base do governo participaram da manobra contra o PT.


Solidariedade

Os senadores Pedro Taques (PDT-MT ) e Randolfe Rodrigues (PSol-AP), na linha de frente dos que querem a cabeça de Demóstenes Torres (sem partido-GO), não escondem a profunda decepção com o colega. Durante depoimento no Conselho de Ética do Senado, Demóstenes disse que os dois o ajudaram a redigir o discurso que fez no Senado em 6 de março. “Ele nos chamou na casa dele para conversar e apenas sugerimos que fizesse a sua defesa”, explica Taques. Naquela ocasião, Demóstenes levou o Senado inteiro no bico.

Cautela

Em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva adotou uma postura muito cautelosa em relação ao seu polêmico encontro com o ministro do STF Gilmar Mendes. No 5º Fórum Ministerial de Desenvolvimento, evitou dar entrevistas e rebateu as versões de que estaria doente ao discursar. “Tem muita gente que gosta de mim, mas tem algumas (pessoas) que não gostam. Eu tenho que tomar cuidado com essas. São minoria, mas estão aí no pedaço”, justificou.


Emplacou

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, pulava de alegria ontem, no Salão Verde da Câmara, com a aprovação, na primeira votação, da PEC do Sistema Nacional de Cultura, que aumenta progressivamente os recursos para a área. A ministra acompanhou a votação da matéria do plenário da Casa. DEM, PSDB, PR, PTB e PSC declararam obstrução, mas desistiram após acordo com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e votaram a favor da proposta.

Toalha

O ex-deputado Maurício Rands desistiu de disputar a Prefeitura do Recife, a pedido do presidente do PT, Rui Falcão, com quem se reuniu. Declarou apoio ao senador Humberto Costa, candidato da preferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O prefeito João da Costa mantém a candidatura à reeleição, mas a pressão sobre ele só aumenta.

O mordomo//

O ministro do STF Gilmar Mendes havia relatado, nas últimas semanas, a vários amigos, inclusive políticos, a conversa que teve com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas jura que não vazou a informação para a revista Veja. O ex-presidente Lula, muito menos. Sobrou para o anfitrião do encontro, o ex-presidente do STF Nelson Jobim, que no episódio acabou queimando o filme com os dois.

No lugar

A presidente Dilma Rousseff vem mantendo distância regulamentar da CPI do Cachoeira, mas ontem deixou claro, após receber o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está do seu lado: “As pessoas nos lugares certos e na hora certa mudam os processos e transformam a realidade”, disse, num afago ao antigo chefe, durante discurso no Palácio do Planalto.

Magistério

O Senado aprovou ontem o projeto de lei que autoriza o Ministério da Educação a criar mais de 70 mil cargos e funções a serem preenchidos até 2014. Segundo o governo, as vagas serão usadas no Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). Para professor, são 43.875 vagas

Confiança/ O senador Demóstenes Torres foi orientado a permanecer calado durante o depoimento de hoje na CPI. A avaliação é que a defesa apresentada no Conselho de Ética foi muito convincente e vai lhe garantir a absolvição no plenário do Senado

Diretas/ Mais uma seccional anuncia sua participação na campanha pelas eleições diretas para os dirigentes da OAB nacional. Agora, além de Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pará, a Bahia, por meio de seu presidente, Saul Quadros, aderiu ao movimento. Cláudio Lamachia, presidente da OAB gaúcha, também deve endossar a proposta.

Nenhum comentário: