quarta-feira, 4 de abril de 2012

Sorria, você foi filmado

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 04/04/2012
 
Conta um político goiano, daqueles que levam tudo na base da gozação, mesmo quando o próprio pescoço corre risco, que só aceitava conversar com o contraventor Carlinhos Cachoeira, preso pela Polícia Federal na Operação Monte Carlo, na sua casa, para não ser filmado. "Assim mesmo, dentro da piscina, de sunga, com água pelo pescoço."

» » »

Os arquivos de Cachoeira, cujos ilícitos alavancavam seus negócios de empresário bem posicionado na sociedade local, seriam tão ou mais generosos do que os grampos feitos pela PF, que já levaram à desgraça o senador Demóstenes Torres. E colocaram em xeque os deputados federais goianos Sandes Júnior (PP), Rubens Otoni (PT), Jovair Arantes (PTB) e Carlos Alberto Leréia (PSDB), além de Stepan Nercessian (PPS-RJ), amigo de Cachoeira, que também é goiano.

» » »

Há rumores de que Cachoeira estaria na iminência de se tornar réu colaborador, passando às autoridades mais informações do que as obtidas nas investigações, o que fecharia o cerco a políticos e empresas envolvidas em ilícitos. Até magistrados estariam enrolados nos seus grampos, alguns dos quais serviram de base para denúncias da imprensa, como as imagens (sem áudio) dos encontros do ex-ministro José Dirceu num hotel de Brasília.

A distância

A presidente Dilma Rousseff decidiu manter o Palácio do Planalto à distância regulamentar do caso Cachoeira. O líder do governo no Senado, Eduardo Braga, do PMDB-AM, trata o assunto como um caso de polícia. Quanto ao senador Demóstenes Torres, responderá por quebra de decoro na Comissão de Ética da Casa.

Na carne

O líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno, do Paraná, assinou pedido da Frente de Combate à Corrupção solicitando a apuração das denúncias de envolvimento de parlamentares com o empresário Carlinhos Cachoeira, preso por envolvimento com um esquema de jogos ilegais. Bueno ressaltou que assinou o documento em nome do partido e a pedido do deputado Stepan Nercessian
(PPS-RJ), citado nas investigações da PF.

Terminal

Dos deputados envolvidos no caso Cachoeira, os mais comprometidos seriam Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) e Sandes Júnior (PP-GO). Os grampos da Polícia Federal sobre eles revelam transações suspeitas. Leréia já admite até que será cassado, mas ainda não decidiu se vai renunciar ao mandato.

Casa de ferreiro

O PT mantém cautela em relação ao caso Cachoeira. O envolvimento do deputado Rubens Otoni, flagrado em vídeo pedindo R$ 100 mil a Cachoeira para financiar a sua campanha, pôs a bancada petista na defensiva. Além disso, o julgamento do caso do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) levou a cúpula da legenda a evitar confrontos em plenário sobre o assunto.

Aqueceu

A venda de veículos no Brasil cresceu 21,02% em março, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). No mês passado, foram emplacadas 483.643 unidades

Bloco//

O PTB e o PR formaram um bloco no Senado, liderado pelo senador Gim Argello (DF). O vice-líder é o senador Blairo Maggi (MT), que recusou convite da presidente Dilma Rousseff para ser ministro dos Transportes. O bloco reduz a influência do senador Alfredo Nascimento (AM) na bancada, que volta a integrar a base do governo.

Merenda/ A Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) e o Ministério da Saúde fecharam um acordo de cooperação técnica com a Organização Pan-americana da Saúde. A parceria visa implementar ações voltadas à promoção da alimentação saudável nas escolas particulares.

Ficha limpa/ O CNJ analisa, na próxima semana, proposta de resolução que obriga todos os tribunais do país a contratarem apenas pessoas com ficha limpa para ocupar cargos de confiança. A intenção do CNJ é estender as mesmas exigências da Lei da Ficha Limpa aos funcionários do Judiciário que não foram aprovados em concurso público.

Livro/ Foi lançado ontem, em Porto Alegre, mais um livro que lança luzes sobre os desaparecidos da Guerrilha do Araguaia. Antes do Passado (Arquipélago) é de autoria da publicitária Liliane Haag Brum.

Nenhum comentário: