quinta-feira, 19 de abril de 2012

O gênio à solta

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 19/04/2012
 
Presidente em exercício do Congresso, a deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) agendou para hoje a instalação da CPI mista que investigará as relações do contraventor goiano Carlos Cachoeira com políticos e empresários. Houve adesão maciça dos governistas à CPI, além do apoio unânime da oposição. A CPI do Cachoeira é uma espécie de gênio solto no Congresso; muitos gostariam de vê-lo de volta à garrafa.

»   »   »

O Palácio do Planalto monitora a CPI, instalada depois de uma forte articulação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os ministros petistas, à revelia da presidente Dilma Rousseff. Dividido, somente hoje o PT deve anunciar o nome do relator da comissão. Os líderes do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e do PT, Jilmar Tatto (SP), vetam o nome do ex-líder do governo Cândido Vaccarezza (SP) e tentarão emplacar o ex-líder da legenda Paulo Teixeira (PT-SP) no cargo.

»   »   »

A CPI corre o risco de virar um ajuste de contas entre o PT e o PSDB, em razão do envolvimento de auxiliares dos governadores do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), e de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), com Cachoeira. Dos partidos da base aliada, o PMDB é o mais cauteloso com a CPI. Teme que a comissão acabe virando o foco para o governo do Rio de Janeiro, cujo governador, Sérgio Cabral Filho, é uma das estrelas da legenda.

Manda quem pode//

O Palácio do Planalto comemorou a redução dos juros cobrados para pessoas físicas e pequenos empreendedores anunciada ontem pelos bancos privados. Depois do puxão de orelha da presidente Dilma Rousseff, os banqueiros resolveram jogar a toalha.

Da paz

Indicado pelo líder do PMDB para compor a CPI, o deputado Luís Pitiman (PMDB-DF) nega qualquer animosidade com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. "Minha posição é de independência. Vou defender em primeiro lugar os interesses dos eleitores do Distrito Federal."

Recados

Empenhado em preparar terreno para a própria defesa, o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) já procura os colegas do Senado para conversar, principalmente os do Conselho de Ética. A maioria evita o contato. Quem conversou ouviu do político goiano que ele não está disposto a ir para a guilhotina sozinho.
 

Radioterapia

O Sistema Único de Saúde (SUS) receberá nos próximos cinco anos 80 aceleradores lineares, equipamentos usados para radioterapia, além de outros equipamentos destinados ao tratamento de câncer. No total, serão investidos R$ 505 milhões

Cascudo

Os deputados Vieira da Cunha (RS) e Miro Teixeira (RJ) foram os indicados pela bancada do PDT na Câmara para integrar a CPI mista do caso Cachoeira. Um dos primeiros a assinar o pedido de CPI, o deputado José Antonio Reguffe, do Distrito Federal, ficou de fora. Seu nome foi vetado pela cúpula da legenda.

Na posse

Quem marcou presença na concorrida posse da ministra Cármen Lúcia na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ontem, foi o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD). O futuro político de seu partido depende de decisão do TSE sobre o direito da legenda a tempo de televisão e recursos do fundo partidário na proporção do número de deputados federais. Se a resposta for negativa, o projeto de Kassab corre risco de naufrágio em alto-mar.

Livros/ Professor e autor de livros, inclusive infantis, o deputado Chico Alencar (PSol-RJ) fará palestra hoje, na Biblioteca Nacional, às 13h, sobre diversidade indígena, ecologia e literatura infantil. Na ocasião, relançará os livros Passarinhos e gaviões – uma fábula da democracia e Miltopeia, este em parceria com o falecido Herbert de Souza, o Betinho. O evento faz parte da Bienal do Livro.


Adiamento/ Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, o deputado Sarney Filho (PV-MA) pressiona o presidente da Câmara, Marco Maia, para adiar a votação das mudanças no Código Florestal, uma vez que o relatório do projeto até agora não foi apresentado. A votação está marcada para 24 de abril.

Férias/ A partir de amanhã, o jornalista Edson Luiz responderá interinamente pela coluna. Até breve!

Nenhum comentário: