quarta-feira, 18 de abril de 2012

Lei de Murici

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 18/04/2012
 
 Não foi apenas uma visita de cortesia o encontro de segunda-feira do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde se submeteu a um cateterismo seguido de angioplastia. Foi uma conversa política, da qual também participaram os líderes do PMDB, Renan Calheiros (AL), e do PTB, Gim Argello (DF), além de Zequinha Sarney (PV-MA).

Lula deixou claro que não está preocupado com os petistas envolvidos no escândalo de Cachoeira. Como o coronel Pedro Nunes Tamarindo na campanha de Canudos, adotou a lei de Murici: cada um cuide de si. Com palavras mais duras, foi o que disse aos aliados quando consultado sobre o envolvimento de auxiliares diretos do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), com o contraventor Carlos Cachoeira. O ex-presidente da República quer a cabeça do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).

Ontem à tarde, o líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), e Gim Argello anunciaram que haviam recolhido 28 assinaturas de senadores para a CPI — 15 da oposição e 13 do bloco PTB-PP, uma a mais do que o mínimo exigido para a instalação da CPI mista. À noite, o número subiu para 54. Pouco antes, Sarney oficializou um pedido de licença de 15 dias, período em que a senadora Marta Suplicy exercerá a presidência da Casa. Pelo regimento do Congresso, nesse caso, caberia à vice-presidente da Câmara, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), instalar a CPI.

Sem pressa

Quem não está com a menor pressa para instalar a CPI antes da volta de Sarney é o líder do PMDB, Renan Calheiros, que até ontem não havia confirmado o nome do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) para presidi-la. "Ainda estou consultando a bancada", desconversa. A legenda tem direito a indicar cinco titulares e cinco suplentes para a comissão.

Esperança

Renan Calheiros ainda tem esperança de que o Supremo Tribunal Federal (STF) libere as informações solicitadas pelo Senado sobre a Operação Monte Carlo, o que possibilitaria ao Conselho de Ética processar o senador goiano Demóstenes Torres (sem partido) sem necessidade da CPI mista.

Desafetos

O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), tem mais pressa. Designou Luiz Pitiman (DF) e a goiana Íris de Araújo para representar a bancada de deputados da legenda na CPI mista. São desafetos, respectivamente, dos governadores do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e de Goiás, Marconi Perillo.

Repouso

Por recomendação do cardiologista Roberto Kalil Filho, o senador José Sarney permanecerá no Hospital Sírio-Libanês até o fim desta semana. Ontem, as visitas foram restritas. Além da família, apenas o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o deputado Gabriel Chalita (PMDB-SP) estiveram com o presidente do Senado. Segundo Zequinha Sarney, seu pai estava com 70% da artéria entupida e poderia ter um infarto fulminante se não fizesse a angioplastia.

Bônus

O Tesouro Nacional anunciou ontem a emissão de bônus da República nos mercados europeu e norte-americano, com cupom de juros de 8,5% ao ano e vencimento em 5 de janeiro de 2024. Liderada pelos bancos HSBC e Goldman, Sachs & Co, a emissão chega a
R$ 3 bilhões

Tumulto/ O prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga (PR), chegou a ser expulso da tumultuada reunião da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado que ontem aprovou o fim da chamada guerra dos portos, após interromper aos gritos a fala do senador Aloisio Nunes Ferreira (PSDB-SP), defendia a indústria paulista. Capixabas, goianos e catarinenses estão inconformados com o fim dos incentivos fiscais com base nas alíquotas interestaduais do ICMS.

Na China/ Plantio de florestas e logística de transporte, além das tecnologias utilizadas pela China para irrigação, aquicultura e extensão rural são os temas que serão tratados pela presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (PSD-TO), na próxima semana, na China, em reuniões com autoridades e empresários chineses e brasileiros.

Qualificação/ O Ministério do Turismo recebeu mais de 54 mil inscrições nas cidades-sede da Copa das Confederações para o programa de qualificação do governo federal. São oferecidas 240 mil vagas gratuitas em 32 atividades relacionadas ao turismo, como recepcionistas, camareiras, taxistas e garçons. As pré-inscrições podem ser feitas no www.pronateccopa.turismo.gov.br.

Nenhum comentário: