domingo, 15 de abril de 2012

A banca na berlinda

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 15/04/2012

Os bancos privados nacionais estão assustados com a agressividade do governo na ofensiva para forçar a redução dos spreads bancários. Não é somente por causa da maciça campanha de marketing do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal para avançar no mercado de crédito. É por causa da aliança do governo com os bancos estrangeiros, acostumados a operar no exterior com taxas de juros muito mais baixas.

 » » »

 Pegos de surpresa pelo jogo bruto da presidente Dilma Rousseff, que transformou a redução dos spreads bancários num discurso político de governo, ainda procuram entender a nova situação. Antes, tinham um representante de peso na equipe econômica, o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles. Agora, o presidente do BC, Alexandre Tombini, é um funcionário de carreira da instituição.

 » » » 

Só agora começam a levar a sério a meta de reduzir os juros a 2% reais até 2014, que pode ser uma mudança de paradigma semelhante ao fim da correção monetária para o sistema financeiro, com a diferença de que não existe um Proer (Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Sistema Financeiro Nacional) para os bancos privados brasileiros aguentarem o tranco. Será um salve-se quem puder.


Caixa-preta// 

A inclusão da Operação Vegas no objeto de investigação da CPI mista do caso Carlos Cachoeira pegou a oposição de surpresa. Investigou as atividades criminosas do contraventor goiano em Miami, na Flórida (EUA), onde teria um navio e participação num cassino. Cachoeira levava os amigos para a jogatina.

Duelo 

 O marqueteiro João Santana, que comandou a campanha da presidente Dilma Rousseff, deve assinar contrato para dirigir a estratégia de tevê da campanha à reeleição do presidente venezuelano, Hugo Chávez. Vai encarar outro craque do marketing político: Renato Pereira, da agência Prole, responsável pelas campanhas do governador fluminense, Sérgio Cabral (PMDB), e do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB). Ele está em Caracas a serviço do oposicionista Henrique Capriles Radonsky.

Sai do chão

Preocupada com o desempenho do candidato do PT a prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, a cúpula petista aumenta a pressão para obrigar a senadora Marta Suplicy a entrar na campanha. O problema é que a ex-prefeita da capital está esperando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fazer a mesma coisa, o que depende principalmente de sua saúde.

Atrasadinho 

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), exigiu do relator do projeto do novo Código Florestal, Paulo Piau (PMDB-MG), a apresentação de seu parecer até a terça-feira. Quer dar uma semana aos partidos para que estudem o texto do substitutivo preparado por Piau, que costuma deixar tudo para ultima hora. Cineminha Segundo a Fundação Getulio Vargas, entre março de 2010 e março deste ano, o cineminha de domingo ficou mais caro 7,87% . Para calcular a inflação, foram considerados o ingresso, o lanche e o estacionamento, que subiu 15,03%

Alambrado 

Com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra (PSB), fora da disputa, o senador Armando Monteiro, do PTB-PE, está "costeando o alambrado" para ser candidato a prefeito do Recife, como diria o ex-governador Leonel Brizola. O cavalo vem arreado.

Jipes

De olho nas vantagens do novo regime automotivo, a inglesa Jaguar Land Rover cogita abrir uma fábrica no Brasil. Além de carros de luxo, fabricará os jipes Land Rover e pretende disputar as concorrências das Forças Armadas com o modelo Defender. Avalia que não terá adversários nas compras dos militares, incluídos aí também as polícias militares e incluídos aí também as polícias militares e o corpos de bombeiros.

 Cartórios/ O ministro Cezar Peluso deixa para o sucessor na presidência do Supremo Tribunal federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto, o julgamento do caso dos concursos para escolha de titulares de cartórios. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cerca de 40% dos cartórios em todo o país estão em situação ilegal.

 Petróleo/ O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, vai à Comissão de Meio Ambiente do Senado na terça-feira para explicar o Plano Nacional de Contigenciamento contra vazamentos de petróleo. Presidida pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), a comissão já fez duas audiências públicas sobre o assunto.

Nenhum comentário: