sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Queimou o filme

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 10/02/2012
O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), por mais que desminta as notícias de que teria derrubado a sessão de quarta-feira da Câmara por causa de interesses contrariados na direção do Banco do Brasil, saiu estorricado do episódio junto ao Palácio do Planalto. E também com o filme queimado perante a oposição, que, num primeiro momento, acreditou que o gesto de rebeldia era uma declaração de autonomia do Legislativo. O deputado Chico Alencar (PSol-RJ), que enalteceu a atitude de Maia, ontem mesmo já revelava publicamente a sua decepção.

» » »

Porém, os governistas acostumados a negacear com o governo comemoraram a decisão de Maia. Empurrar a votação do Fundo de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) para depois do carnaval para supostamente barganhar um alto cargo no Banco do Brasil, como foi ventilado, é música para os ouvidos dos partidos aliados.

» » »

A manobra de Maia foi ainda mais desastrosa por dois motivos. Primeiro, o governo tinha 308 deputados em plenário prontos para votar a favor da criação do Funpresp a toque de caixa e evitar uma mobilização efetiva da oposição e dos servidores. Segundo, é um precedente perigoso na condução dos trabalhos da Casa, principalmente porque o sucessor de Maia — mantida a aliança PT-PMDB — será o atual líder peemedebista, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), que até achou graça da trapalhada do petista. Alves é criticado no Palácio do Planalto por jogar duro na negociação de cargos para o PMDB no governo Dilma.

Tremedeira

Começou o estresse na alta gerência da Petrobras. Seu Conselho de Administração formalizou ontem o nome de Maria das Graças Foster, 58 anos, para a presidência da empresa. Funcionária de carreira da estatal e engenheira química, está na Petrobras há 32 anos. Começou a trabalhar como estagiária, em 1978. Será a primeira mulher a presidir a estatal. Deve imprimir uma gestão mais técnica e menos política à empresa. As mudanças na diretoria terão esse objetivo.

Inquérito

O líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR), protocolou, na Procuradoria da República, representação pedindo a abertura de inquérito para investigar a atuação do ex-presidente da Casa da Moeda Luiz Felipe Denucci, suspeito de cobrar propina de fornecedores do órgão.

Propositivo

Líder do PSDB na Câmara, o deputado pernambucano Bruno Araújo encaminhou ontem à presidente Dilma Rousseff uma proposta de reengenharia da administração direta federal. Quer reduzir os ministérios de 38 para 31, diminuir em 20% as despesas de custeio da administração e eliminar 20% dos cargos em comissão do grupo DAS (Direção e Assessoramento Superiores). Essas medidas supostamente produziriam a economia de R$ 3,348 bilhões ao ano. Agora, só falta combinar com os russos.

Há vagas

As autorizações para estrangeiros trabalharem no Brasil cresceram 25,9% no ano passado. Segundo balanço divulgado pelo Ministério do Trabalho, em 2011, 70.524 profissionais de fora receberam visto para trabalhar no país, dos quais são permanentes apenas 3.834

Servidores

O governador do Distrito Federal, o petista Agnelo Queiroz, e o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, fecharam ontem um acordo de cooperação técnica para fortalecer o sistema previdenciário do GDF e rediscutir a participação dos respectivos governos no pagamento dos benefícios aos servidores públicos brasilienses. Objetivo: garantir o equilíbrio financeiro do fundo.

Estrela

O PT comemora seu aniversário de 32 anos hoje sem a presença do principal fundador, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi proibido de viajar pelos médicos. Pela primeira vez, a maior estrela da festa será a presidente Dilma Rousseff.


Pra todo lado/ Ontem, petistas de todas as tendências se reuniam pelos restaurantes de Brasília. Num deles, trocavam figurinhas os ex-deputados Virgílio Guimarães (MG), Paulo Rocha (PA) e Professor Luizinho (SP), três caciques da antiga Articulação, que continuam dando as cartas nos respectivos estados.

Mais poder/ A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado realizará, após o carnaval, audiência pública para debater a Proposta de Emenda à Constituição n° 97/11, do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), que torna mais claras as competências do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Trem/ O diretor da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste, Marcelo Dourado, acredita que até o fim do ano o projeto de modificação da ferrovia que liga Brasília a Luziânia (GO) sairá do papel com a licitação das obras. Dourado coordena o grupo intergovernamental que tem o objetivo de transformar a via, que atualmente transporta apenas cargas, em uma mista, de passageiros e cargas.

Nenhum comentário: