domingo, 5 de fevereiro de 2012

Oposição em apuros

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 04/02/2012
 A oposição em Pernambuco nunca esteve tão enfraquecida. Foi desarvorada pela vitória acachapante do governador Eduardo Campos, que teve 82% dos votos nas eleições passadas, contra o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB). Na Assembleia Legislativa, a oposição de fato não chega a meia dúzia de deputados. Nas prefeituras do interior, o quadro também é desolador.

» » »

O problema de Eduardo Campos é sua própria sucessão. A ampla frente que formou se dividirá inexoravelmente. O senador Humberto Costa (PT) e o deputado federal João Paulo (PT), ex-prefeito de Recife, já se posicionam para disputar o governo. O PTB tem um candidato definido: o senador Armando Monteiro Neto. E o PSB, de Eduardo Campos, ainda não definiu sua candidatura, mas conta com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, cujo prestígio é ascendente por ter privilegiado os municípios de Pernambuco no exercício do cargo.

» » »

E a oposição, como fica? Os veteranos Marco Maciel, José Jorge e Roberto Magalhães, estrelas do DEM, praticamente penduraram as chuteiras. Restam dois caciques: Jarbas Vasconcelos (PMDB) e Sérgio Guerra (PSDB). O primeiro não confia no segundo. Acredita que o tucano tem uma aliança não declarada com o governador Eduardo Campos.

Alta rejeição

O PT dá sinais de esquizofrenia no Recife. Administra a capital pernambucana há 11 anos, mas o prefeito, João Costa, bate recordes de rejeição: 75% não querem que ele continue. Está rompido com o ex-prefeito João Paulo, seu padrinho, que é o líder em todas as sondagens de opinião, mas não tem condições de vencer a convenção petista. O senador Humberto Costa (PT) e o ex-deputado Maurício Rands sonham com a condição de tertius na disputa.

Não se entende

A situação da oposição no Recife reproduz o quadro mais geral do estado. O PSDB lançou uma candidatura isolada, Daniel Coelho, egresso do PV, e não abre mão. PMDB, DEM, PPS e PMN articulam uma coalizão, mas não chegaram ainda a um acordo para escolher o candidato. Aspiram a cabeça da coalizão Raul Henry (PMDB), Mendonça Filho (DEM) e Raul Jungmann (PPS).

Linha de frente

O general de divisão Gonçalves Dias, que comandou a segurança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante os seus oito anos de mandato, assumiu o comando das operações de garantia da lei e da ordem na Bahia, cuja Polícia Militar entrou em greve. Comandante da 6ª Região Militar, sediada em Salvador, o "careca" conquistou a simpatia dos jornalistas que cobrem o Palácio do Planalto por causa de sua serenidade e cortesia.

Mais tropas

Exército, Marinha e Aeronáutica e a Força Nacional já têm 2.350 homens na Bahia, com as tropas deslocadas de Sergipe, Alagoas, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraba e Rio Grande do Norte. Hoje desembarcam mais 600 soldados do Exército, dos quais 150 são paraquedistas.

De camarote

A presidente Dilma Rousseff assistirá de camarote ao primeiro turno das eleições em São Paulo, sem interferir no pleito. Foi isso que o vice-presidente Michel Temer revelou da conversa com ela aos caciques do PMDB. A decisão praticamente sepulta as esperanças petistas de remover a candidatura do deputado Gabriel Chalita, do PMDB, a prefeito de São Paulo, atraindo-o para um acordo com o ex-ministro da Educação Fernando Haddad, o candidato do PT. Vamos ver o que acontece se os dois forem para o segundo turno.

 A bola da vez//

A próxima grande batalha da OAB no STF é pela constitucionalidade e validade da íntegra da Lei da Ficha Limpa. O presidente da entidade, Ophir Cavalcante, já foi informado de que o ministro Dias Toffoli finalizou o seu voto após o pedido de vista regimental da matéria e acaba de devolver para julgamento. "Agora, vamos requerer que o julgamento da matéria seja marcado o mais rápido possível, ainda dentro do período de gestão do presidente do STF, ministro Cezar Peluso, que deixa o cargo em abril", diz Ophir.

Repatriamento/ O governo brasileiro recorre a acordos internacionais para repatriar brasileiros presos que têm direito a cumprir o restante das respectivas penas no Brasil. Nesta semana, foram aprovadas duas transferências da Espanha, quatro de Portugal, uma do Peru e outra do Paraguai.

Direito/ O Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação. As candidaturas para o processo seletivo são gratuitas e vão até 10 de março. A seleção dos candidatos será realizada mediante a análise curricular. O início das aulas está previsto para 12 de março. Neste semestre, serão contempladas nove áreas do direito.

Delícia/ O carnaval de Brasília começa hoje com os blocos Nós Que Nos Amamos Tanto, a partir das 14h, com concentração em frente ao Bar Brahma, na 302 da Asa Sul; e Suvaco da Asa, a partir das 14h, no Quiosque das Codornas, na Quadra 10 do Cruzeiro Velho.

Nenhum comentário: