sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Me inclui fora dessa

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 20/01/2012
O ex-governador José Serra (PSDB) está mesmo fora da disputa pela prefeitura de São Paulo. Comunicou sua decisão de forma categórica ao presidente do partido, deputado Sérgio Guerra (PE), e ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na quarta-feira à noite. O gesto significa que não abre mão de se candidatar a presidente da República, mesmo que tenha que migrar para outra legenda. Já trata do assunto com os aliados.

» » »

A alternativa que restou ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), é encerrar a novela e apoiar as prévias do PSDB, marcadas para 4 de março, para a escolha do candidato tucano. Seu secretário de Energia, deputado José Aníbal, desponta como favorito. O grupo ligado a José Serra apoia o secretário de Cultura, Andréa Matarazzo. Alckmin tem simpatia pelo secretário de Meio Ambiente, Bruno Covas. O deputado federal Ricardo Trípoli corre por fora.

» » »

Quem vencer corre o risco de ser cristianizado. Precisa empolgar a militância tucana e articular uma coalizão ampla, que garanta bastante tempo de televisão, o que depende sobretudo do empenho de Alckmin. Corre à boca pequena que o governador paulista tem a candidatura do deputado Gabriel Chalita (PMDB) como segunda alternativa. O mesmo se diz de José Serra quanto à candidata do PPS, a ex-vereadora Soninha Francine.

Salvação

A decisão de Serra empurra o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (foto), para os braços do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Uma aliança com o candidato do PT, Fernando Haddad, atual ministro da Educação, passou a ser um bom negócio para Kassab, cujo PSD indicaria Alda Marco Antônio para vice do petista. O PT reluta a fazer o acordo, mas Lula avalia que a legenda só tem 30% dos votos e precisa conquistar o eleitor mais conservador da cidade. Mal avaliado nas pesquisas de opinião, Kassab lida com uma população cada vez mais descontente com a cidade em que vive: 56%, se pudessem, mudariam. Cerca de 30% consideraram a administração "ruim/péssima". A prefeitura não tem a confiança de 64% dos paulistanos.


Coisa de doido

O prefeito de Macapá, Roberto Góes (PDT), interditou pessoalmente ontem todas as obras de recuperação da rede de água e esgoto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) realizadas pelo governo do estado no município por meio da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa). Alegou falta de alvará, mas a decisão foi uma retaliação à apreensão de máquinas e carros utilizados pelo município em uma obra na Rodovia Duca Serra. Góes vive às turras com o governador Camilo Capiberibe (PSB).


Acabou, chorare

A oposição ao prefeito de Salvador, João Henrique (PP), não consegue se entender. No Democratas, o deputado federal ACM Neto e o ex-deputado federal José Carlos Aleluia se digladiam pela vaga de candidato. Ex-prefeito soteropolitano, o deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) não abre mão da própria candidatura. No PMDB, o radialista Mário Kertész, que lidera as pesquisas de opinião, exige uma definição dos aliados para se lançar candidato. "Pronto, acabou. Façam o seguinte: saiam todos candidatos, menos eu, é claro, e entreguem a prefeitura para o PT. Depois, passem quatro anos reclamando", disparou Kertész.

Protesto

O presidente da OAB-DF, Francisco Caputo, convoca um ato público em defesa da competência constitucional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na apuração de desvios éticos de magistrados. Será realizado em 31 de janeiro, às 14h, na sede do Conselho Federal da OAB, no Setor de Autarquias Sul — Quadra 5, Bloco M, Lote 1. "A sociedade espera mais uma vez o apoio da advocacia brasiliense nessa luta em defesa do CNJ, que em pouco tempo de atuação se revelou uma das mais importantes instituições republicanas", explica. O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim confirmou presença.

Plástica//

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), em cartilha com dicas de qualidade de vida na terceira idade, orienta os idosos a realizar cirurgia plástica corretiva para a queda das pálpebras, já que trazem prejuízos à visão. Elas podem ser feitas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Cucarachas

Depois de sete meses, o Banco do Brasil concluiu o processo de compra de 100% das ações do Eurobank, instituição de varejo que opera no estado americano da Flórida, com agências em Coral Gables, Pompano Beach e Boca Raton. Pagou US$ 6 milhões

Cargueiro/ O KC-390, cargueiro militar desenvolvido pela Embraer em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB), vai sair do papel. A empresa pretende fechar as configurações neste ano e começar a vender o cargueiro no primeiro trimestre do ano que vem. A Embraer tem cartas de intenções de 60 unidades do cargueiro, sendo 28 para a FAB e as demais para República Tcheca, Portugal e Argentina — que também participam do projeto do avião —, além de Chile e Colômbia.

Azebudsman/ O Clube do Samba fará o lançamento do samba do bloco para o carnaval 2012 — "Dilma, eu te amo" — amanhã, e não hoje, como foi divulgado na nota de ontem. A tradicional feijoada com roda de samba começa às 13h, no Rio Guanabara, na Praça Tiradentes, Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: