terça-feira, 8 de novembro de 2011

A hora da onça

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

A presidente Dilma Rousseff se reúne amanhã com todos os líderes da base aliada para discutir a votação da Desvinculação das Receitas da União (DRU), a ser realizada ainda nesta semana. Vai pedir que ela seja renovada até 2015, conforme a proposta original. A medida permitirá ao governo dispor como quiser de 20% dos recursos carimbados do Orçamento.


» » »

É que chegou a hora de a onça beber água. Diante da crise mundial, as emendas que propõem a redução do prazo de vigência da DRU para um ano ou dois anos são vistas como ameaças pelo Palácio do Planalto. Submeteriam o governo a chantagens da própria base todas as vezes que tivesse de renovar o dispositivo. A DRU é considerada indispensável para a manutenção do equilíbrio fiscal.

» » »

Para mobilizar a base, na semana passada, o governo liberou emendas parlamentares e fez muitos entendimentos com seus líderes na Câmara. O PMDB e o PTB têm as bancadas mais recalcitrantes, mas devem se enquadrar. O PR, apesar de estar fora da base governista, vai ao encontro: avisou que votará com o governo, mesmo sem liberação de emendas.

Sem perdas

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (foto), encantou os pesos pesados da economia capixaba (produtores de café, celulose, aço, transportes e comércio exterior) durante fórum empresarial organizado pelo grupo de comunicação A Gazeta, alguns dos quais investidores no Porto de Suape. A saia justa veio na hora em que teve que explicar sua posição acerca da distribuição dos royalties de petróleo. Na presença do governador capixaba Renato Casagrande (PSB), disse que é contra mexer nos direitos dos estados produtores nas áreas já licitadas.,

Retirada

Na linha de tiro da oposição e desgastado na cozinha do Palácio do Planalto, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, já arruma as gavetas para deixar o governo em janeiro. Pretende se retirar em ordem, antes que seja abatido pelo fogo amigo.

Famílias

O site Congresso em Foco lança sua revista impressa amanhã. Revela que dos 667 parlamentares que exerceram mandato no Congresso este ano (incluindo licenciados, suplentes e falecidos), 332 são de famílias que ocupam ou ocuparam mandatos eletivos. As ligações políticas familiares predominam no Senado e alcançam 60 (2/3) das 91 pessoas que atuaram como senadores este ano. Ao todo, 272 deputados vêm de família com alguma experiência política. A maior família é a do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), o 15º representante da linhagem no Congresso.

Desastre

O ex-governador Paulo Hartung, do PMDB, compara os efeitos do projeto de partilha dos royalties de petróleo aprovado pelo Senado na economia capixaba à erradicação de 180 milhões de pés de café na década de 1960, o que levou à falência o Espírito Santo. Segundo ele, os estados produtores não devem aceitar o fim da participação especial nos royalties das áreas já licitadas.

Obras

O Tribunal de Contas da União (TCU) julgará, na terça-feira, os relatórios de irregularidades em 230 obras executadas com recursos do Orçamento da União. Segundo o TCU, com medidas saneadoras, a União poderia economizar R$ 2,6 bilhões

Recursos

A Advocacia-Geral da União está preparando um documento interno para remodelar a metodologia de recursos judiciais do órgão. A ideia é desobrigar os advogados da União a recorrer automaticamente em todos os processos em que a Justiça dá perda de causa para o governo federal. Segundo o advogado-geral da União, Luiz Inácio Adams, já existem alguns casos de repercussão geral que poderiam encerrar muitos processos, sem prevaricação.

Pan/O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, participa, na próxima quarta-feira, do primeiro evento oficial no Palácio do Planalto desde que tomou posse na pasta. Na ocasião, a presidente Dilma Rousseff receberá os atletas brasileiros que participaram do Pan-Americano de Guadalajara. A presidente dará uma atenção especial aos competidores porque 40% deles são beneficiários do Bolsa Atleta.

Destaques/Dois parlamentares estreantes do Distrito Federal estão entre os melhores do Congresso, segundo votação do site Congresso em Foco. Os deputados Erika Kokay (PT) e Antônio Reguffe (PDT) são finalistas da premiação, que acontece na próxima segunda-feira.

CPI/O deputado Fernando Francischini (PSDB-PR) deve apresentar requerimento esta semana para recolher assinaturas para criar a CPI do 2º Tempo. São necessários registros de 171 deputados.

O grande mico//

A Comissão Especial da Reforma Política na Câmara deve votar, na próxima quarta-feira, o relatório final do deputado Henrique Fontana (PT-RS), que virou um grande mico. A bancada do PT vai lutar para aprovar o financiamento público de campanha com o discurso de que é a forma de acabar com o caixa dois de campanha.

Publicada domingo, dia 06 de novembro, na coluna Brasília DF do Correio Braziliense

Nenhum comentário: