terça-feira, 1 de novembro de 2011

A frente interna

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

A posse do novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), sinalizou antes de mais nada que o presidencialismo de coalizão adotado como sistema de poder pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai bem, obrigado. O governo de Dilma Rousseff fez uma opção preferencial pela preservação do modelo.


» » »

Foi a sexta troca de ministro em apenas 10 meses, mas o efeito dominó do esgotamento de um padrão de relacionamento dos partidos da aliança com seus ministros não abalou a coalizão.

» » »

Entre ranger de dentes dos chefes políticos e pedidos de demissão dos que foram "linchados" durante a chamada faxina, os governistas vão se acomodando à nova situação. Ou melhor, se reacomodando.
A cada abalo na Esplanada, o PT avança algumas posições e os aliados bancam o bom cabrito.

Gravatas

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do PSB, e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), andam tão entrosados que chegaram juntos à posse do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, no Palácio do Planalto. Usavam terno escuro no mesmo tom e gravata vinho.

Emergência

O PSD do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, está com um pé na Esplanada. Com 56 deputados, a maioria de egressos da oposição, a bancada federal sonha com um lugar na janelinha, como diria o deputado Romário (PSB-RJ), no próximo freio de arrumação na Esplanada.

Receitas

A proposta de emenda à Constituição que prorroga a Desvinculação de Receitas da União (DRU), mecanismo que permite à União utilizar 20% do Orçamento como quiser, continua dando dores de cabeça ao Palácio do Planalto. A maioria da bancada do PMDB embarcou na emenda do DEM que propõe a prorrogação da DRU somente até 2013, e não 2015, como quer a presidente Dilma Rousseff.

Na moral

A presidente Dilma Rousseff vai à reunião do G 20, em Cannes, na França, na quinta-feira, como prima rica do evento. O Brasil acaba de conquistar a posição de sexta maior economia do mundo com indicadores invejáveis: a taxa de desemprego, por exemplo, é de 6%, a menor desde 2002, segundo o IBGE. O evento reúne os 20 países mais ricos do mundo.

De volta

A jornalista Tereza Cruvinel despediu-se ontem da TV Brasil, cuja criação divide com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro da Comunicação Social Franklin Martins. Declinou de convite para permanecer no governo e pretende voltar ao jornalismo político depois de uma quarentena.

Orçamento

Deve pegar fogo a reunião da Comissão Mista de Orçamento hoje, cuja pauta é a aprovação do relatório preliminar do Orçamento de 2012 de autoria do deputado Arlindo Chinaglia, do PT-SP. O pomo da discórdia são as emendas populares. Os parlamentares apresentaram 283 emendas

Companheiros/Políticos que participaram de jantar comemorativo dos 63 anos de Lula, na última quinta-feira, ontem ainda demonstravam surpresa com a notícia da internação do ex-presidente para se tratar de um câncer na laringe. No jantar, Lula demonstrava estar superdisposto e animado.

Bebidas/O governo de Pernambuco não pretende abrir mão da proibição de venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante a realização dos jogos da Copa do Mundo de 2014, como quer a Fifa. A partir de 2009, a violência no estado caiu em função da proibição da venda de bebidas alcoólicas nos estádios em 2009.

Tumor//

Virou guerra nas redes sociais o debate sobre a doença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cujo tratamento foi iniciado ontem no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Comentários de que Lula deveria se tratar no Sistema Único de Saúde (SUS) revoltaram muita gente.

Nenhum comentário: