terça-feira, 2 de agosto de 2011

Agenda suja

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

O Congresso retoma os trabalhos hoje com uma agenda pautada por denúncias de corrupção em vários órgãos do governo, colecionadas durante um recesso em que os parlamentares foram passear com a família e a imprensa fez o trabalho que caberia a eles: fiscalizar os contratos e serviços executados pelo governo.


» » »

O Palácio do Planalto joga pesado a fim de evitar que a oposição crie constrangimentos a seus ministros. E tenta manter uma agenda positiva para a presidente Dilma Rousseff, que até agora se saiu bem perante a opinião pública ao promover uma faxina no Ministério dos Transportes.

» » »

O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), ainda busca quatro assinaturas de senadores governistas para criar uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) e investigar denúncias de corrupção nos Transportes e em outras pastas. Três peemedebistas já assinaram: Roberto Requião (PR), Pedro Simon (RS) e Jarbas Vasconcelos (PE). Outros parlamentares da base ameaçam subscrever o pedido.

Barraco


O líder da bancada do PMDB no Senado, Renan Calheiros (foto), de Alagoas, se antecipou aos dissidentes e convocou uma reunião dos senadores peemedebistas para hoje à tarde. Na pauta, o posicionamento do partido em relação às denúncias contra o Executivo. Em especial, as de Oscar Jucá Neto — ex-diretor da Conab e irmão do líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR) — contra o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, principal aliado do vice-presidente da República, Michel Temer, em São Paulo. Jucazinho foi demitido sob suspeita de corrupção e saiu atirando.

Trancada

A Câmara retoma os trabalhos com a pauta trancada por cinco medidas provisórias. Destacam-se a MP 531/11, que concede crédito extraordinário de R$ 74 milhões para a recuperação da rede física das escolas públicas; a MP 532/11, que submete o setor produtivo do etanol ao controle da Agência Nacional do Petróleo (ANP); e a MP 534/11, que reduz tributos para a produção de tablets no Brasil.

Sabatina

Roberto Gurgel faz corpo a corpo no Senado para sua sabatina na Casa, marcada para amanhã, quando deve ser reconduzido ao comando da Procuradoria-Geral da República (PGR). Em encontro com a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Gurgel prometeu acelerar um parecer do órgão sobre a ação direta de inconstitucionalidade (Adin) contra a Lei de Informática. A Adin nº 2.399, que se encontra na PGR desde 2008, foi ajuizada em 2001, no Supremo Tribunal Federal (STF), pelo governo do Amazonas.

Chinatown//

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciará hoje a adoção de medidas para aumentar os impostos das mercadorias importadas da China, principalmente as que entram pelos países do Mercosul.

Água


O governo pretende garantir o abastecimento de água potável para 2,8 milhões de moradias. Somente no semiárido do Nordeste, o programa Água para Todos atenderá 750 mil famílias

Expectativa



A presidente Dilma Rousseff lança hoje a nova política industrial. O governo quer aumentar em 50% o número de micro e pequenas empresas inovadoras até 2014. A grande expectativa é em relação à desoneração da folha de pagamento das companhias, motivo de muitas divergências entre os ministros envolvidos no projeto.


Abertura/ O governador Agnelo Queiroz (PT) mobiliza apoios para realizar a abertura da Copa do Mundo de 2014 em Brasília. No sábado, foi ao sorteio dos jogos das eliminatórias, no Rio; no domingo, reuniu-se com o campo majoritário do PT em São Paulo; e, ontem, pediu apoio aos governadores do Centro-Oeste em reunião em Cuiabá.

Esporte/ O deputado Acelino Popó Freitas (PRB-BA) lançará, no dia 17, a Frente Parlamentar do Esporte. Segundo o ex-pugilista, o objetivo da frente não é só monitorar os preparativos da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, mas cuidar do legado que esses eventos possam deixar para a inclusão social no país.

Eleições/ Pegou fogo a eleição para a Presidência da Federação das Indústrias do Paraná, com a candidatura do secretário de Indústria e Comércio do estado, Ricardo Barros, apoiado pelo governador Beto Richa (PSDB). O atual presidente da entidade, Rodrigo Rocha Loures, que tenta fazer o sucessor, acusa-o de "ficha suja".

Nenhum comentário: