quinta-feira, 28 de julho de 2011

Patinho feio

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos


A cúpula do PMDB tem certa razão quando se queixa intramuros de que a legenda não recebe um tratamento à altura da importância que tem na gestão Dilma Rousseff. Nem o vice-presidente da República, Michel Temer, comandante de fato da legenda, faz parte do chamado núcleo duro do governo, formado somente por petistas: Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Ideli Salvatti (Relações Institucionais), Guido Mantega (Fazenda) e Miriam Belchior (Planejamento).


» » »

Dos ministros do PMDB, quem tem mais relação com a presidente da República é o de Minas e Energia, Edison Lobão, pelo fato de ambos terem uma convivência administrativa mais antiga devido ao envolvimento com o setor elétrico. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, colega de Dilma no governo Lula, mantém distância regulamentar do núcleo político do governo. Ao revelar que votou em José Serra, conforme entrevista concedida ao jornalista Fernando Rodrigues, da Folha de S. Paulo, despertou a ira do PT.

» » »

O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, o mais ligado ao vice-presidente da República, vive sob permanente bombardeio dos petistas de São Paulo, e por muito pouco não foi defenestrado na montagem do governo. O ministro do Turismo, Pedro Novais, já assumiu com o filme queimado; e o ministro de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco, não recebe a deferência que o nome da pasta sugere.

Vazou

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, não gostou nada de saber que um banco estrangeiro teve "inside notice" sobre as medidas cambiais anunciadas pelo governo antes do tempo. A informação que corre no mercado financeiro é de que esse banco faturou muito com a compra de dólares antes do anúncio oficial das medidas.

Registros

O Brasil tem quase 600 mil crianças sem registro de nascimento, segundo os resultados preliminares do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Só na Região Nordeste são 200 mil

Fronteiras

O vice-presidente Michel Temer (foto) anda empolgado com a tarefa de coordenar o plano de ocupação das fronteiras brasileiras, encabeçando um grupo de trabalho formado também pelos ministérios da Defesa, da Justiça, de Assuntos Estratégicos, da Integração Nacional, da Agricultura e do Turismo. Segundo Temer, o novo ciclo de desenvolvimento do país deve incorporar as fronteiras (como antes ocorreu com o Centro-Oeste) e exige uma política de governo mais integrada e robusta.

Jogos

Ministro do Esporte, Orlando Silva acertou com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, a candidatura de Brasília a sede das Olimpíadas Universitárias de 2017. Com isso, o Estádio Nacional de Brasília, que deve ficar pronto em 2012, terá programação de eventos internacionais ao longo de cinco anos, a começar pela abertura da Copa das Confederações, em 2013.

Alternativas

Um grupo de petistas paulistas está disposto a negociar o apoio do deputado Gabriel Chalita (PMDB-SP) à candidatura do ministro da Educação, Fernando Haddad, à Prefeitura de São Paulo. Caso aceite a proposta, Chalita, que já é pré-candidato ao cargo, ficaria com o Ministério da Educação. Só falta combinar com a presidente Dilma Rousseff.

Na carne

Uma nova resolução do Conselho Nacional de Justiça tenta acabar com a impunidade de juízes que cometem irregularidades com base em interpretações frágeis da prescrição — prazo legal a partir do qual não é mais possível punir o réu. A Resolução nº 135, de 13 de julho, define que os procedimentos administrativos contra magistrados só prescrevem em cinco anos, contados a partir do momento em que o tribunal tomou conhecimento do fato. Crimes previstos no Código Penal continuam seguindo o rito próprio.

Ofensiva//

 Na Câmara dos Deputados, os líderes do PPS, Rubens Bueno (PR); do PSDB, Duarte Nogueira (SP); e do DEM, ACM Neto (BA), marcaram reunião para 2 de agosto com o objetivo de discutir a instalação da CPI dos Transportes.

Margaridas/A presidente Dilma Rousseff estará na próxima Marcha das Margaridas, em 17 de agosto, no Parque da Cidade, em Brasília. A participação foi prometida pela presidente durante encontro com as trabalhadoras rurais no Palácio do Planalto, no início do mês.


Supersimples/ O programa de governo criado para facilitar a vida do microempreendedor e que simplificou seis impostos e uma única taxa, vai virar livro. Simples nacional — o exemplo do federalismo fiscal brasileiro, de autoria do auditor-fiscal Silas Santiago, será lançado hoje, na Livraria Saraiva do Pátio Brasil, em Brasília.

Nenhum comentário: