quinta-feira, 21 de julho de 2011

A herança de Lula

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva anda incomodado com a forma como a cúpula do Ministério dos Transportes foi defenestrada. E muito mais do que se imagina. A tese de que a presidente Dilma Rousseff estaria fazendo uma faxina no órgão para limpar a sujeira acumulada durante seus oito anos de governo o incomoda muito.


» » »

Petistas ligados a Lula já se queixam de que a presidente Dilma estaria dando corda para os adversários na forma como conduziu o problema. Teria, com isso, o suposto propósito de demarcar um divisor de águas entre os dois governos e construir uma imagem de que é "durona" com os aliados e que não faz vista grossa em relação às estrepolias que promovem com o dinheiro público.

» » »

Nas declarações públicas, Lula manifesta solidariedade a Dilma. Mas, nos bastidores, critica a forma como o assunto está sendo abordado na mídia. Diz que nunca antes um presidente da República recebeu o cargo em tão boas condições econômicas e políticas. E que é muito perigoso queimar reservas na Câmara e no Senado nos seis primeiros meses de governo. A conta seria uma nota promissória muito cara, a ser paga a partir de 2013.

Crise//

Líder do PR na Câmara, o mineiro Lincoln Portela rebateu as críticas de que a crise no Ministério dos Transportes seja do partido. Para Portela, ela é institucional. Ele também cobrou a divulgação dos demais partidos aos quais os exonerados são filiados.

Doutor

Depois do lançamento do Plano Safra do Estado da Bahia, no auditório do Gran Hotel Stella Maris, hoje pela manhã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva partirá para o Recife, onde participará do aniversário da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque, no Parque Dona Lindu, ao lado do governador Eduardo Campos (PSB). Amanhã, no Teatro Santa Isabel, receberá os títulos de doutor honoris causa outorgados por três instituições de ensino superior: a Universidade de Pernambuco (UPE), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Telinha

O PSTU apresenta hoje o seu programa de rádio e tevê. Em cinco minutos, pretende mostrar que "o governo incentiva o endividamento das famílias com juros altíssimos para a população e irrisórios para os banqueiros, arrocha salário e não investe em educação e saúde", conta Zé Maria, presidente da legenda e estrela do programa.

Alianças

O líder do DEM na Câmara, ACM Neto (BA), avisa que as conversas com o PMDB vão além de São Paulo e Salvador. O deputado conta que tem tido conversas sistemáticas com o PMDB para fechar as alianças de 2012. Quem não está gostando nem um pouco dessa conversa é o ex-deputado Geddel Vieira Lima (foto), cacique baiano do PMDB candidatíssimo à prefeitura soteropolitana.

Sem asa

A proporção de cheques sem fundo no primeiro semestre deste ano é a maior desde 2009: com 1,93% de um total de 508,8 milhões de documentos compensados. Em igual período do ano passado, a taxa havia sido 1,87%. Em 2010, foram devolvidos 9,5 milhões de cheques

Confidências

O ex-governador de São Paulo José Serra acredita que poderá ser candidato a presidente da República outra vez. Avalia que Dilma chegará ao fim do mandato com problemas de popularidade. E, por isso, o ex-presidente Lula precisaria entrar em campo para disputar a Presidência novamente. Segundo o tucano paulista, o ex-governador mineiro Aécio Neves (PSDB) não entraria em uma disputa contra Lula e caberia a ele, Serra, ser candidato novamente.

Canudo

O senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB-SP, resolveu bombardear o projeto de lei que permite às universidades contratarem professores sem titulação de mestre ou doutor (PLS nº 220/2010). Segundo ele, trata-se de um "retrocesso contrário ao interesse público". A Lei de Diretrizes e Bases da Educação exige que 30% dos docentes das universidades tenham titulação mínima de mestrado e doutorado.

Conselhos/ O ministro de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco, está em Roma para participar da reunião da Associação Internacional de Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social, iniciada ontem. Trabalha para que um dos países africanos assuma a Presidência da entidade e que a próxima reunião ocorra no Brasil.

Azebudsman/ A propósito da nota "Planetur", publicada ontem, o Ministério do Planejamento esclarece que autorizou o afastamento de gestores lotados nos ministérios da Justiça, da Saúde, e da Ciência e Tecnologia, e nas secretarias de Direitos Humanos e de Assuntos Estratégicos para cursos de mestrado e doutorado em áreas de conhecimentos focadas na administração, e não de aperfeiçoamento em línguas. A legislação permite que 4% do quadro de 972 gestores governamentais possam ser afastados. Todas as despesas de viagens são custeadas pelo servidor em viagem de estudos, que continua recebendo o respectivo salário

Nenhum comentário: