domingo, 24 de julho de 2011

Agenda pesada

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

A presidente Dilma Rousseff considera um equívoco a interpretação de que estaria queimando as reservas de capital político que herdou do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ela, não existe crise na base do governo. "É coisa de gente interessada em inventar uma crise para me desestabilizar", avalia. Lembra que esteve com os líderes governistas às vésperas do recesso e que o encontro foi muito positivo.


» » »

Segundo ela, é normal o governo perder uma ou outra votação no Congresso, como foi o caso da emenda dos ruralistas ao novo Código Florestal aprovada pela Câmara, uma decisão que ainda pode ser revertida no Senado. De igual maneira, Dilma não acredita que a "reestruturação" do Ministério dos Transportes — com a exoneração de toda a cúpula do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da Valec — possa ser um fator desagregador da coalizão de governo.

» » »

A agenda do Palácio do Planalto no Congresso, porém, é pesada. No Senado, estão na ordem do dia projetos sobre mudanças no ICMS, repatriamento de capitais e novas regras para a tevê por assinatura; na Câmara, a reestruturação do Cade, a jornada de 40 horas, a PEC nº 300 (que cria o piso para policiais civis e militares e bombeiros), a regulamentação da Emenda 29 (verbas para a saúde) e o novo Código Aeronáutico. Além disso, Dilma quer aprovar a nova política industrial, transferir a cobrança do ICMS da fonte para o destino e desonerar a folha de pagamento das empresas.

Nordeste

Na próxima reunião do Diretório Nacional do PT, em agosto, o grupo nordestino pretende apresentar candidaturas próprias em pelo menos três capitais. Em Pernambuco, o prefeito do Recife, João Costa (foto), pretende disputar a reeleição. Em Fortaleza (CE), o deputado estadual Camilo Santana, o mais votado do estado, é candidato à sucessão da prefeita Luizianne Lins (PT); já em Salvador (BA), o candidato será o deputado federal Nelson Pellegrino (PT).

Perigo

Embora o ex-deputado federal Gustavo Fruet tenha hoje potencial eleitoral menor do que o do governador Beto Richa e o vice-governador Flávio Arns, ambos tucanos, sua transferência para o PDT, o PV, o PMDB ou o PSD preocupa a cúpula do PSDB. Fruet se tornará o principal adversário da legenda no Paraná se tiver o apoio do Palácio do Planalto na disputa pela Prefeitura de Curitiba.

Los hermanos

Levantamento feito pela Polícia Federal neste ano mostra que, das 61,9t de maconha apreendidas, 23t foram interceptadas no Paraná, que faz fronteira com o Paraguai. E que, das 11,8t de cocaína apreendidas, 3t foram localizadas em Mato Grosso, na fronteira com a Bolívia.

Lotados

O governador da Bahia, Jaques Wagner (BA), comemora o sucesso da implantação da linha aérea Milão-Porto Seguro-Salvador, cujos voos estão com 100% de ocupação

Emergência

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, monitora diariamente as obras dos aeroportos das cidades que vão sediar os jogos da Copa do Mundo, prioridade número um do governo. As empresas contratadas para executar as obras em regime de urgência estão no sal: quem não entregar no prazo perderá os demais contratos com o governo.

Segredo//

A Marinha conseguiu deixar de fora da nova lei de acesso aos documentos sigilosos do governo o maior de seus segredos. Não são os arquivos do antigo Centro de Informações da Marinha (Cenimar), cujos documentos foram incinerados, segundo o governo. Foram os projetos do reator do submarino nuclear.




Guaybeira/ O 1º Fórum de Investimentos Colômbia-Brasil será inaugurado em 4 de agosto, em Bogotá, pelo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, o presidente do BID, Luis Alberto Moreno, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre os palestrantes estarão os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB); do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB); e de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

Justiça/ O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski, inaugura, na terça-feira, ao lado do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), uma unidade de Justiça Eleitoral itinerante no Jardim Batan, em Realengo, subúrbio do Rio, que já foi território controlado por milicianos.

Motoqueiros/ Cerca de 30 juízes de todo o país vão trocar a toga pelo blusão de couro e capacete, entre 27 e 30 de julho, para participar de um encontro de motoqueiros em Brasília sob a chancela da Associação dos Magistrados Brasileiros. Prometem distribuir cartilhas de orientação sobre segurança no trânsito aos demais motoqueiros.

Nenhum comentário: