sexta-feira, 15 de julho de 2011

Acabou a quarentena

Por Luiz Carlos Azedo

Com Leonardo Santos

A oposição que se prepare. Anda nadando de braçada no Congresso devido às trapalhadas criadas pelos próprios governistas, mas, nas eleições municipais, terá um novo confronto com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma espécie de terceiro turno das eleições. A quarentena de Lula acabou ontem, ao discursar no Congresso da UNE, em Goiânia, no velho estilo que tanto agrada aos militantes petistas e que parecia coisa do passado desde a posse da presidente Dilma Rousseff.

» » »

Para matar as saudades, Lula saudou os estudantes com dois comentários bem característicos de quem está mesmo de volta aos palanques: "Não via a hora de falar no microfone" e "Há quanto tempo não faço um discursinho" .

» » »

Ele criticou a imprensa, a oposição e fez juras de que tudo anda bem em relação à presidente Dilma Rousseff, que, segundo ele, sempre estará com a razão. O problema é que os principais quadros do PT não pensam bem assim e já ensaiam uma espécie de volta Lula , quando nada para espicaçar a presidente por não atender as demandas dos quadros que andam insatisfeitos com o governo.

Gordura

Caciques do PT fazem um balanço pessimista das relações do governo com o Congresso, embora o governo não tenha sofrido nenhuma grande derrota no Parlamento. Mesmo no caso do Código Florestal, em que o Palácio do Planalto perdeu a votação da emenda que anistia os desmatadores, a guerra não está perdida. Ainda é possível suprimir a emenda no Senado.

Justificando

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), minimizou os atritos entre o governo e a base no primeiro semestre. Mas fez uma crítica velada à atuação de Dilma: A Dilma é uma continuidade do governo Lula, mas são dois perfis diferentes. A presidenta, nesse período, compreendeu de forma mais clara que há uma parcela da articulação política que precisa ser feita por ela, não pode delegar. Maia trombou com a presidente Dilma porque se opôs à indicação da ex-senadora Ideli Salvatti para a Secretaria de Relações Institucionais.

Balanço

A Câmara fez 184 sessões plenárias, sendo 84 para votação de matérias, quando 320 proposições foram aprovadas. Desse total, as medidas provisórias representam 10%.

Acordo


O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), tenta um acordo com familiares do ex-presidente da Câmara Luís Eduardo Magalhães a fim de mudar o nome do aeroporto de Salvador para Dois de Julho, dia em que a Bahia comemora a sua independência. Projeto de autoria do deputado Luiz Alberto (PT-BA) propõe o retorno ao antigo nome e reacende a velha rixa entre carlistas e anticarlistas. A família avalia que consegue manter o nome no Congresso, que prestou a homenagem logo após a morte de Luís Eduardo, vítima de um ataque cardíaco em 1998.

Deserção

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está desativando quatro de suas seis unidades localizadas no interior do Amazonas (Itacoatiara, Tefé, Tabatinga e Carauari). A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) quer saber a razão. Os escritórios do Ibama no interior da Amazônia fiscalizam a exploração de madeira e trabalham no combate ao desmatamento.

Campanha

O deputado Gabriel Chalita (PMDB-SP) começa a campanha pela Prefeitura de São Paulo, já no próximo mês, com a inauguração do Espaço São Paulo. O local servirá para a população fazer queixas e uma lista de cobranças que serão prioridade durante a campanha. Entre os pontos batidos por Chalita está a fila de 100 mil crianças à espera de creches e escolas públicas.

Drogas

O governo prepara edital para definir as comunidades terapêuticas que receberão recursos públicos para o tratamento de dependentes químicos de drogas e álcool. Está sendo formulado pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que tem se reunido com representantes de clínicas e entidades religiosas especializadas. Para receberem os recursos, as comunidades terão que se adequar a uma resolução de qualidade sanitária estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Acalmados/ Para o líder do PR na Câmara, Lincoln Portela (MG), a crise com o Palácio do Planalto está sanada, pelo menos por enquanto. O anúncio de paz com a presidente Dilma Rousseff foi selado durante coquetel oferecido pela presidente no Palácio da Alvorada, na noite de quarta-feira.

Portal/ Os gestores públicos das obras nas 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014 terão um portal exclusivo do governo para acompanhamento, fiscalização, gerenciamento e informação de todas as obras de infraestrutura, sejam elas oriundas de recursos federais, estaduais ou municipais. A criação do portal obedece à instrução do Tribunal de Contas da União (TCU) e foi aprovada pela Câmara.

Alerta// A equipe de Dilma Rousseff está estudando mecanismos para enfrentar a crise econômica que atinge Estados Unidos, União Européia e Japão. As lideranças da base aliada no Congresso já foram alertadas sobre prováveis ajustes financeiros que podem entrar na pauta logo nas primeiras semanas após o recesso.

Nenhum comentário: