terça-feira, 14 de junho de 2011

O jogo jogado

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

A presidente Dilma Rousseff, ao dar posse à nova ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, sinalizou para o Congresso que o centro da articulação política da coalizão de governo será a Presidência da República — e mais ninguém. Nada mal para quem já estava sendo apontada como o foco da crise política que se instalou no Congresso a partir do momento em que o ex-ministro da Casa Civil Antônio Palocci teve sua permanência no cargo inviabilizada.

Um novo estado-maior com pinta de matriarcado assessora a presidente da República. É formado pelas ministras da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; das Relações Institucionais, Ideli Salvatti; do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior; e da Comunicação Social, Helena Chagas. Só não é um Clube da Luluzinha porque o ministro da Fazenda, Guido Mantega; o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; e o chefe de gabinete de Dilma, Giles Azevedo (que Palocci chamou de ministro sem pasta ao deixar o cargo), também fazem parte desse alto comando.

Como ficará a articulação com o Congresso? Principalmente com os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara, Marco Maia (PT-RS). E com os líderes do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), e na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), que ficarão onde estão, apesar da disputa que houve por seus cargos. A única novidade será a nomeação do novo líder do Congresso, o deputado Moreira Mendes (PMDB-RS). Além, é claro, de um envolvimento mais direto de Dilma nas negociações com os caciques da base aliada.

Enquanto isso...


Dois governadores da oposição ao governo Dilma Rousseff estão cada vez mais próximos do Palácio do Planalto: Rosalba Ciarlini, do Rio Grande do Norte, e Raimundo Colombo (SC), ambos do DEM. A presidente Dilma Rousseff fez questão de registrar a presença dos dois ao discursar na posse da ministra das Relações Institucionais.

Nem aí

Dilma Rousseff sentiu a ausência de alguns líderes da base na posse da ministra Ideli Salvatti. Enquanto os do Senado compareceram em peso, governistas ilustres da Câmara não deram as caras. A ausência mais notável foi a do líder do PMDB, o deputado potiguar Henrique Eduardo Alves.

Mais empenho


A presidente Dilma Rousseff aproveitou o discurso de posse da ministra Ideli Salvatti para fazer uma cobrança por mais empenho de sua equipe ministerial: "Vamos arregaçar as mangas e trabalhar pelas ações que o Brasil demanda". O caso Palocci atrapalhou a execução dos programas governamentais. Estão meio devagar.

Emagrecedores//

 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) discute hoje com representantes da indústria farmacêutica e dos profissionais da área de saúde a proibição de quatro dos cinco medicamentos produzidos no Brasil para inibir o apetite. Segundo estudos recentes, causam dependência e não evitam a obesidade.

Pé no barro

Ao contrário do que fez quando era candidato a presidente da República, o ex-governador paulista José Serra (foto) resolveu pôr o pé no barro e se manter no noticiário político. O líder tucano esteve em Blumenau e em Florianópolis, em Santa Catarina, ontem, exercendo o papel que relutou a assumir até a véspera da eleição passada: fazer oposição ao governo. "O plano econômico do país um dia é zigue e no outro é zague. Ninguém consegue dizer qual é o rumo. É difícil o papel da oposição nesses casos", disparou.

Ciúmes

A ala mais conservadora do PT ficou ressentida com a carta enviada pela presidente Dilma Rousseff ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que completou 80 anos. Atribui a FHC a responsabilidade pelo plano econômico que combateu a grande inflação no Brasil e resultou na consolidação da estabilidade econômica. O grupo teme que esta seja uma reflexão da presidente da República e não um elogio de praxe ao aniversariante. O PT foi contra o Plano Real.

Super Simples

O novo Super Simples (simplificação de impostos para pequenas e médias empresas) será anunciado nesta semana. Serão beneficiadas com o sistema de simplificação tributária empresas com faturamento de até

R$ 3,6 milhões

Doçura/ Desde que foi convidada para assumir a Secretaria de Relações Institucionais, a petista Ideli Salvatti tenta desfazer a imagem de brigona que adquiriu quando integrava a tropa de choque do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Senado.

Reeleição/ A Comissão de Constituição e Justiça do Senado deve apreciar amanhã duas emendas à Constituição: uma impede a reeleição de presidente da República, governadores e prefeitos (PEC nº 39/2011); outra aumenta para cinco anos o mandato dos chefes do Executivo (PEC nº 38/2011).

Telefones/ A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara realiza hoje audiência pública sobre a redução do valor da assinatura básica da telefonia fixa com o presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg

Nenhum comentário: