segunda-feira, 20 de junho de 2011

Grande demais

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

Com 42 deputados federais, dois senadores, dois governadores e 100 deputados estaduais filiados ao PSD, o prefeito Gilberto Kassab anda à beira de um ataque de nervos por causa do registro do seu partido, que nasce maior do que os adversários e os aliados imaginavam. Mais 10 deputados federais e dois senadores dão tempo ao tempo para decidir se também engrossarão as fileiras da nova agremiação.

»   »   »

A razão do nervosismo é a necessidade de certificar cerca de 500 mil filiações em todo o país, em meio à guerra de nervos feita por adversários entre os parlamentares que aderiram ao PSD. O DEM e o PTB acusam Kassab de utilizar a máquina da prefeitura e servidores municipais para fazer filiações.

»   »   »

Kassab promete "quebrar o pescoço" dos adversários em São Paulo, principalmente o do deputado federal Gabriel Chalita (SP), que acaba de trocar o PSB pelo PMDB para concorrer à Prefeitura de São Paulo, mas é aliado do governador tucano Geraldo Alckmin. Também atribui ao Palácio dos Bandeirantes a origem das denúncias de irregularidades nas filiações em São Paulo feitas pelo presidente regional do DEM, Rodrigo Garcia, secretário de Desenvolvimento Social do estado, e por Alexandre Moraes, seu ex-secretário de Transportes, provável candidato a prefeito demista.


Capilaridade

O ex-deputado Saulo Queiroz (foto), secretário-geral do PSD, avalia que até 15 de julho terá as 500 mil filiações certificadas e o partido estruturado em mais de nove unidades da Federação. A partir da próxima semana, pretende controlar o registro dessas filiações estado por estado. "Engana-se quem pensa que o partido nascerá sem capilaridade. Veja o Ceará, onde temos apenas um deputado federal, mas em compensação filiamos seis deputados estaduais."

Janela

O segredo do sucesso de Kassab na formação do PSD está na audácia com que se lançou ao projeto, além das circunstâncias favoráveis. Segundo Saulo, havia muita insatisfação nos diversos partidos e a criação do PSD acabou se transformando numa janela para a reacomodação partidária. "Veja o PPS, dos 12 deputados, nós vamos ficar com a metade."

Enigma

O PSD de Kassab é um grande enigma partidário. O ex-governador José Serra (PSDB) conta com o apoio da legenda para se candidatar a presidente da República em 2014 e não esconde essa expectativa dos aliados. A maioria dos parlamentares que assinaram o manifesto de fundação da legenda, porém, deseja fazer parte da base do governo. Saulo minimiza a contradição: "O que vai decidir se apoiaremos a reeleição da presidente Dilma Rousseff ou não é o contexto da própria eleição e não esse tipo de especulação".

Gastos

A Câmara dos Deputados divulgou os gastos com a cota de atividade parlamentar de fevereiro deste ano, quando começou a legislatura, até o mês de maio último. Dos 513 deputados, o que mais gastou nos quatro meses foi o deputado Devanir Ribeiro (PT/SP), com R$ 150.358,18. O que menos gastou foi o deputado Reguffe, do PDT-DF, com apenas R$ 3.903,83

Sigilo//

O presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP), anunciou que ingressará com uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) no Supremo
Tribunal Federal (STF) caso o regime diferenciado de contratação de obras na Copa e nas Olimpíadas seja mantido pelo Congresso. O texto da MP 527, aprovada na quarta-feira passada, estabelece que os gastos com a realização de obras serão sigilosos.

Impasse

Há cinco semanas, espera-se uma indicação do Senado Federal para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Pleiteia a vaga Bruno Dantas, atual Consultor-Geral Legislativo e membro do Conselho Nacional do Ministério Público, apresentado pelo senador Gim Argelo (PTB/DF), com apoio do líder do PMDB, Renan Calheiros (AL). Concorre com o jurista pernambucano Marcelo Neves, que já integra o CNJ, cuja reeleição foi proposta pelo ex-presidente Itamar Franco (PPS) com o apoio do líder do PT, Humberto Costa (PT/PE).

Repressão/ A Polícia Federal prepara uma grande queima de maconha e cocaína amanhã, em São Paulo. É parte da Semana Nacional Antidrogas, que tem como foco a redução de demanda graças ao aumento da repressão ao tráfico de drogas.

Soldos/ O Comando do Exército credenciará, na terça-feira, os bancos autorizados a processar o pagamento dos militares e pensionistas da Força: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Santander (Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco, HSBC Bank Brasi, Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), Citibank e Banco de Brasília (BRB).

Devolução/ Os deputados Eduardo da Fonte (PP-PE) e Weliton Prado (PT-MG) tentam votar na Comissão de Defesa do Consumidor o Projeto de Decreto Legislativo que prevê a devolução do montante arrecadado a mais pelas concessionárias para o desenvolvimento do setor elétrico no país.

Aécio
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) sofreu um acidente ontem pela manhã quando cavalgava na fazenda da família no município de Cláudio e quebrou uma clavícula. Atendido pelo ortopedista Rodrigo Lasmar, em Belo Horizonte, ele está em casa e passa bem. Literalmente caiu do cavalo, mas não desistiu de construir um acordo para fechar o texto da PEC que mudará o trâmite das medidas provisórias. Há consenso sobre o tempo máximo: 60 dias na Câmara, 45 dias no Senado e mais 15 na Câmara, caso haja emendas ao texto aprovado. A MP perderá eficácia se qualquer desses prazos for desrespeitado.

Coluna Brasília/DF publicada domingo, dia 19 de junho, no Correio Braziliense.

Nenhum comentário: