sexta-feira, 27 de maio de 2011

O líder da Casa

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

A polêmica sobre o novo Código Florestal desarrumou a base governista e pode provocar um novo realinhamento de forças políticas na Câmara dos Deputados. De imediato, o líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), emergiu da votação — na qual o governo foi o grande derrotado — como o principal líder da Casa.


» » »

Como se sabe, Alves é o nome da bancada do PMDB cotado para presidir a Câmara no próximo biênio, exatamente aquele que antecede as eleições de 2014. Esse é o acordo firmado com o PT, sigla à qual pertence o atual presidente da Casa, deputado Marco Maia (RS).

» » »

A hegemonia petista na Câmara nesses dois primeiros anos da gestão de Dilma Rousseff é reforçada, ainda, pela presença do deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) na liderança do governo. Parlamentar com mais tempo de mandato na Casa, Alves, porém, ofuscou a ambos. Para o bem, como na votação do salário mínimo, ou para o mal, como no caso do Código Florestal, o líder do PMDB é quem hoje dá as cartas.

Autocrítica

Desgastado por mais uma derrota na Casa (a outra foi a sua candidatura a presidente da Câmara), Cândido Vaccarezza não esconde dos aliados o arrependimento pela forma como encaminhou a votação do Código Florestal e abriu espaço para o relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que é seu amigo, sair em defesa da autonomia do Congresso. Mesmo assim, diz que não vai brigar com o ex-colega de diretoria da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Realinhamento

E onde está o realinhamento de forças na base governista? Na rapidez com que o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (foto), presidente do PSB, enquadrou os deputados da legenda que seguem a sua liderança para votar a favor do governo. Bastou um telefonema da presidente Dilma Rousseff para o aliado nordestino e ele reposicionou sua bancada, que retirou o apoio aos ruralistas. Campos mostrou que o PSB é um aliado mais estratégico, ao contrário do PMDB.

Acordos

O tom que será levado pelos petistas para as discussões sobre a reforma do Código Florestal no Senado será o da preocupação com os acordos internacionais sobre produção agrícola sem desmatamento. A presidente Dilma avisou ontem, em almoço com os senadores do PT, que não quer pôr em risco a credibilidade da agricultura brasileira junto à comunidade internacional.

Alegria

Um dos possíveis beneficiados com a reestruturação do Código de Ética da Câmara, que cria penas mais brandas do que a cassação do parlamentar, pode ser o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ). Ele enfrenta um processo de cassação por quebra de decoro. Aliás, o parlamentar está rindo à toa com a decisão da presidente Dilma Rousseff de vetar a veiculação de material anti-homofobia nas escolas públicas do país.

Chamada local

O deputado Augusto Carvalho, do PPS, levou 12 anos para comemorar a lei de criação da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (Ride), de sua autoria, finalmente implementada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Pela Ride, são consideradas chamadas locais as ligações telefônicas entre as cidades do Entorno do DF. O valor já era o mesmo entre Brasília e os municípios goianos de Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama e Valparaíso de Goiás. A partir deste fim de semana, Águas Lindas de Goiás, Cabeceiras, Cristalina, Formosa, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás e Santo Antônio do Descoberto também entrarão na lista.

Cadastros

Uma das principais dificuldades dos estados para pôr em prática o novo Código Florestal — caso o texto seja sancionado nos moldes em que chegará ao Senado — será o cadastramento dos produtores agrícolas em todo o país. Especialistas na área de meio ambiente, entretanto, avaliam que a implementação de um sistema de cadastro e monitoramento das zonas produtoras das 27 unidades da Federação possa custar em torno de R$ 40 milhões

Telhado//

 Estava tudo combinado para que o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) assumisse uma das vice-lideranças do governo na Câmara. Depois da trombada com a presidente Dilma Rousseff na votação do Código Florestal, sua nomeação para o cargo subiu no telhado.

Municipais/ O PMDB da Bahia analisa uma possível volta do ex-prefeito de Salvador Mário Kertész para disputar a prefeitura da capital baiana em 2012. Afastado da política, o radialista andou sendo sondado por peemedebistas e também por tucanos do estado.

Alimentação/ Estreia amanhã, às 14h, na TV Brasil, o reality show Cozinha Brasil — série receita de família. Serão 36 episódios, nos quais a nutricionista Aline Rissatto entrará na casa de sete famílias brasileiras para espionar os hábitos alimentares e propor uma reeducação. A iniciativa é do Conselho Nacional do Sesi.

Nenhum comentário: