sexta-feira, 6 de maio de 2011

A candidatura de Serra

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

O ex-governador José Serra (PSDB) já começa a admitir a possibilidade de ser candidato a prefeito de São Paulo, apesar de suas próprias negativas. Cada vez mais enfraquecidos na sua legenda, os tucanos mais ligados ao ex-candidato a presidente da República lideram as pressões para que Serra aceite a tarefa. Quem comanda a operação de convencimento é o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).


» » »

A candidatura de Serra teria o apoio do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que hoje controla a máquina partidária e tem interesse em que a administração da capital volte às mãos tucanas. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), adversário figadal do governador paulista, também já disse que apoiaria a candidatura de Serra, de quem sempre foi aliado próximo.

» » »

Pode ser que os dois falem isso apenas por conveniência, confiantes de que Serra não será candidato. Mas o fato é que o ex-governador paulista começa a ter a verdadeira dimensão da derrota política que sofreu nas eleições de 2010. Está isolado dentro do PSDB. Seu futuro na legenda pode ser melhor se voltar à Prefeitura de São Paulo. Na eleição de 2004, Serra usou o cargo como trampolim para disputar o Palácio dos Bandeirantes. Agora, teria que administrar a cidade até o fim do mandato.

Go home

A presidente Dilma Rousseff está cada vez mais incomodada com a emissão de dólares pelo governo dos Estados Unidos. Ontem, fez críticas veladas à estratégia adotada pelo presidente Barack Obama para tirar os EUA da recessão. “Percebemos que países desenvolvidos com crescimento ainda fraco têm adotado políticas monetárias extremamente expansionistas, com evidentes efeitos negativos sobre a inflação mundial”, disse, após encontro com o presidente da Alemanha, Christian Wulff, no Palácio do Planalto.

Miséria

O governo trabalha pela convergência de ações nas áreas da Saúde e da Educação com o Ministério do Desenvolvimento Social para lançar o programa Brasil sem miséria, de combate à pobreza extrema. Vivem com até R$ 70 mensais por pessoa da família, conforme o Censo de 2010, cerca de16,3 milhões de brasileiros

Estrela

Marina Silva ganhou a queda de braço com a velha cúpula do PV, que já começa a admitir algumas das exigências dos novos filiados da legenda, como a eleição de todos os Diretórios Regionais e a renovação do Diretório Nacional, com fixação de mandato de dois anos para o presidente do partido. Ontem, Marina foi a estrela do programa de rádio e tevê do PV.

Chá de cadeira

Preocupado com alterações na distribuição do Fundo de Participação dos Estados nas alíquotas do ICMS para as exportações e com a questão dos royalties de petróleo, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (foto), do PSB, desembarcou em Brasília na quarta-feira. Levou um chá de cadeira e não foi recebido pelo ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci.

Anonimato

A Subcomissão de Análise de Denúncias e Acompanhamento de Operações Policiais da Câmara deve chamar para depoimento o doleiro Marco Antonio Cursini, que seria o responsável pela suposta denúncia anônima da Operação Castelo de Areia, derrubada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) por obtenção ilícita de provas.

Licença/ Técnicos do Ibama desembarcaram em Altamira, no Pará, para realizar a última vistoria e liberar as obras de construção da usina hidrelétrica de Belo Monte. Um dos focos da inspeção é a capacitação profissional dos ribeirinhos e peões pelos consórcios Norte Energia (dono do empreendimento) e Construtor Belo Monte (executor da obra).

Pizza/ Tem deputado sentindo cheiro de pizza no forno do Conselho de Ética da Câmara. O temor de alguns integrantes do colegiado é que a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) consiga convencer seus pares de que nunca quebrou o decoro parlamentar durante o exercício do mandato. Ela tem visitado pessoalmente cada integrante do conselho.

Feira/ Durante audiência na Comissão Mista de Orçamento, ontem, na Câmara, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, foi convidado pelo deputado Rui Palmeira (PSDB-AL) a checar os índices inflacionários do país em uma feira. Segundo o parlamentar, as medidas “macroprudenciais” adotadas pelo governo parecem “microefetivas” para o trabalhador.

Reservas//

Serão homologadas, na próxima semana, as terras indígenas de Tenharim-Marmelo, Matintin e Santa Cruz da Nova Aliança, no Amazonas; Tabocão, em Tocantins; Cacique Fontoura, em Mato Grosso; e Xipaia, no Pará. A notícia foi dada aos líderes indígenas pelo secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho.

Nenhum comentário: