domingo, 8 de maio de 2011

Cachorro grande

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos


A presidente Dilma Rousseff não se preocupa com o Senado, que já foi uma dor de cabeça para o ex-presidente Lula e agora é um bastião governista aparentemente inexpugnável. A oposição perdeu o poder de barganha na Casa, a ponto de recorrer à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para protestar contra medidas provisórias do Executivo.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP); o líder do governo na Casa, Romero Jucá (PMDB-RR); e o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), são os principais aliados de Dilma e dão as cartas. Marta Suplicy (PT-SP), vice-presidente do Senado; e o líder do PT, Humberto Costa (PE) — com interlocução direta com a presidente Dilma — encarregam-se de zelar pela aliança.

Nos bastidores do Senado, porém, o mundo se move. Não por causa da oposição, que de fato está muito enfraquecida. Mas por causa das contradições na própria base governista, entre elas uma disputa surda entre o PT e o PMDB pela sucessão de José Sarney, que não poderá se reeleger para o comando da Casa em 2013. Esse mesmo objetivo começa a dividir a bancada do PMDB, onde se esboça uma dura disputa entre Renan Calheiros e o presidente da poderosa Comissão de Constituição e Justiça, Eunício de Oliveira (PMDB-CE). É briga de cachorro grande.


Liderança

Ex-governador do Amazonas, o senador peemedebista Eduardo Braga (foto) anda se estranhando na bancada do PMDB com o líder Renan Calheiros. Braga pleiteia a liderança do governo no Congresso, cargo para o qual aparentemente concorre com o deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS). Tradicionalmente, o posto é ocupado por um senador.


Liberado

Outro que anda meio “gauche” é o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), insatisfeito com o tratamento dado pelo governo federal ao Espírito Santo. Na quinta-feira, engrossou a comitiva de senadores que foi à OAB reclamar contra as medidas provisórias. A situação do Aeroporto de Vitória desmoraliza os políticos capixabas.


Governadores

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, articula com o presidente do PT, Rui Falcão, um encontro dos governadores da legenda em Brasília. Será em 23 de maio, na residência oficial de Águas Claras. A convocação da reunião, a primeira desde a eleição, foi acertada num encontro entre os dois, quarta-feira passada, no gabinete de Agnelo.


Prestígio
Aliado de primeira hora, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), gastou 28 minutos no telefone para relatar a situação de calamidade dos municípios da bacia do Rio Una, por causa das chuvas, à presidente Dilma Rousseff. Para garantir a construção de cinco barragens que impedirão novas enchentes, Dilma prometeu entrar com R$ 320 milhões, metade do custo das obras


Balacobaco

Além de administrar a distribuição dos apartamentos funcionais da Câmara, o 4º secretário da Casa, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), tem que mediar as brigas de vizinhos entre os colegas. As queixas são de todos os tipos, mas principalmente por causa das festas que se estendem pela madrugada. Um parlamentar evangélico reclama muito dos ruídos noturnos do casal amoroso que mora no apartamento de cima.


Gazua

O ministro do Esporte, Orlando Silva, quer simplificar e diminuir os prazos para a contratação de obras e serviços destinados à Copa do Mundo de 2014, com pré-qualificação permanente de fornecedores, por segmento econômico; cadastro permanente de empresas e fornecedores; registro de preços, com rotinas de controle e de atualização periódicas; e a padronização de compras. Ele também quer que, como no pregão eletrônico, somente a empresa vencedora seja submetida à habilitação e à entrega de informações. As licitações terão como regra geral uma única fase de recurso após o julgamento das propostas e a habilitação do vencedor.


Negociações/ O vice-presidente da República, Michel Temer, tem viagem programada para a Rússia na próxima semana. Ele se encontrará com o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, para discutir as restrições tarifárias na compra da carne suína brasileira. Em troca, os russos querem voltar à disputa no projeto FX-2.

Código/ Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Fiscalização e Controle, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) convidou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para falar sobre o Código Florestal no Senado. A audiência pública da comissão será quinta-feira.


Fronteiras//

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) denuncia as péssimas condições de trabalho da corporação no Acre. Postos e delegacias na fronteira com o Peru e a Bolívia operam com precariedade. Faltam agentes, carros, telefones e até coletes.

Nenhum comentário: