quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ovelhas desgarradas

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em artigo caudaloso, tenta agir como um bom pastor ao ver as ovelhas desgarradas: reunir o rebanho, afastar os predadores e conduzir sua criação ao pasto farto e seguro.

» » » 

Publicado na revista Interesse Nacional, o artigo tenta, de certa forma, definir também a nova classe média como o novo rebanho a ser pastoreado pelo PSDB. Dá como perdida para o PT e seus aliados no governo Dilma Rousseff a população mais pobre do país.

» » » 

Segundo o ex-presidente da República — cujo legado não foi devidamente defendido nem pelo ex-governador José Serra, nem pelo governador Geraldo Alckmin, ambos paulistas —, as realizações de seu governo seriam o maior acervo patrimonial dos tucanos, mas isso é insuficiente para conquistar novos adeptos. Para FHC, o papel da oposição é debater os novos problemas do país e encampar as demandas dessa nova classe média na saúde, na educação, na segurança e nas demais questões do dia a dia.

Rompeu

O artigo de Fernando Henrique Cardoso é um pouco a resposta às críticas que vêm recebendo do seu ex-ministro e tesoureiro de campanha Luiz Carlos Bresser Pereira (foto). Economista do primeiro time da Fundação Getulio Vargas, um dos principais ideólogos tucanos, Bresser se desfiliou do PSDB depois de uma releitura das teses de FHC sobre a teoria da dependência e um balanço do governo tucano. Em síntese, avalia que o PSDB e seu guru não têm um projeto nacional.

Discorda
O ex-governador Aécio Neves fez uma leitura à mineira do artigo de FHC. O senador tucano concorda com muita coisa, mas discorda do fundamental: de que o PSDB deva se fixar no eleitorado de classe média e deixar de lado o povão. Segundo ele, em Minas, o povão sempre apoiou os tucanos.

Avulsos// A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva começa a avaliar que saiu da panela para cair na frigideira ao trocar o PT pelo PV. A cúpula da legenda resiste à renovação partidária e joga pela janela milhares de ativistas que aderiram à campanha da candidata verde durante as eleições do ano passado. Marina está defendendo a adoção de candidaturas avulsas nas eleições majoritárias, uma saída para as lideranças que não têm espaço no PV.

Bônus 
Alguns deputados articulam na Câmara a apresentação de um projeto de lei que passa a bonificar o policial que apreender armas ilegais no Brasil. De acordo com a proposta em discussão, um fundo nacional para estimular o desarmamento no país seria criado para conceder o bônus de R$ 300 para cada arma apreendida.

Endurece
A tática adotada pelo PPS de recorrer ao Supremo Tribunal Federal para derrubar o artigo da lei da Fidelidade Partidária que permite a migração de políticos para novas legendas tem como objetivo principal retaliar a investida do prefeito Gilberto Kassab na bancada do partido. Sete deputados foram convidados a ingressar na nova legenda. Dois aceitaram: Geraldo Thadeu (PPS-MG) e César Halum (PPS-TO).

Aliviado
O deputado Sandro Mabel (PR-GO) respira mais aliviado. Ele conseguiu uma liminar na Justiça que suspende o processo disciplinar contra ele dentro do PR e a censura pública para falar em nome do partido. A liminar ainda restitui o diretório regional da legenda no Goiás.

Saúde
Os deputados da oposição já começaram as negociações para coletar ao menos 51 assinaturas de parlamentares da base aliada do governo para a criação de uma CPI que investigue denúncias de corrupção na aplicação de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). A oposição conta hoje com um total de 120 deputados, e, para criar a CPI, são necessários 171

Homenagem
O líder do PR na Câmara, deputado Lincoln Portela (MG), apresentou projeto de lei para que o trecho da rodovia BR 116 entre os municípios Miradouro e Laranjal passe a se chamar Rodovia Vice-Presidente 
José Alencar.

Relatoria/ O deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS) será o relator da medida provisória que cria a Secretaria Nacional de Aviação Civil. É um velho amigo da presidente Dilma Rousseff.

Nenhum comentário: