quinta-feira, 3 de março de 2011

Morreu pela boca

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

É o segundo auxiliar importante demitido do governo porque andou falando demais (o outro foi o ex-secretário nacional de Políticas Antidrogas do Ministério da Justiça, Pedro Abramovay), mas, neste caso, o fato é mais grave: a colisão de um petista militante com um ministro não petista escolhido pela presidente Dilma Rousseff. O professor Emir Sader, um dos ideólogos do PT, foi demitido da Presidência da Fundação Casa de Rui Barbosa antes mesmo de ser nomeado para o cargo porque desafiou a ministra da Cultura, Ana de Hollanda (sem partido), a quem chamou de “autista” numa entrevista.


Como as contradições entre intelectuais e artistas militantes e não militantes são eternas — o pluralismo cultural não se submete ao viés ideológico —, a luta continua. Sader não poupa críticas à ministra no Twitter e deve aumentar o tom dos seus ataques nos artigos e entrevistas. “O trabalho intelectual no Brasil, hoje, será desenvolvido integralmente em outro espaço público. No MinC, tornou-se inviável”, disparou.

Sader chegou a ser um dos nomes cotados para o Ministério da Cultura. Acabou indicado pelo PT para dirigir a Casa de Rui Barbosa. Seu propósito anunciado era transformar a instituição de pesquisa num centro de debates, o que gerou polêmicas entre os intelectuais cariocas. Sem papas na língua, criticou Ana de Hollanda por aceitar “passivamente” os cortes no orçamento da Cultura, e assinou a própria “desnomeação”. Partiu da presidente Dilma Rousseff a ordem para o corte de despesas.

Ajuda

O governo federal liberou R$ 30 milhões para 33 cidades de São Paulo prejudicadas pelas chuvas. Em consequência das enchentes, o estado registra 27 mortes. O número de desalojados é 12 mil

Delação

O governado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, do PMDB, chegou à conclusão de que só conseguirá fazer uma limpa nas polícias Civil e Militar do estado se der uma segunda chance a policiais envolvidos com atividades ilícitas que queiram se regenerar. Essa é a razão do projeto que pretende encaminhar à Assembleia Legislativa instituindo a “delação premiada” para policiais civis e militares que colaborarem com as investigações das respectivas corregedorias.

Acordão

O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), acredita num “acordão” para aprovar o Código Florestal. Ontem, instalou a comissão de negociação que rediscutirá o polêmico relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), com quatro parlamentares da agricultura, quatro do meio ambiente, dois do governo e dois da oposição. O trabalho será coordenado pelo deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO).

Greve

Juízes federais preparam uma paralisação para 27 de março. Uma assembleia está sendo convocada para o dia 24, com o objetivo de consolidar a pauta de reivindicações do movimento: segurança dos juízes, simetria constitucional com o Ministério Público e irredutibilidade dos subsídios.

Sarrafo

A cúpula do DEM perdeu a paciência com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que articula a formação de um novo partido para deixar a legenda sem risco de perder o mandato. Ontem, o vice-líder dos Democratas, o deputado gaúcho Onyx Lorenzoni (foto), foi para a tribuna acusar o político paulista de tentar destruir a sigla. “Aí, vem o senhor Kassab e começa com várias manobras para destruir o partido, Tinha respeito por esse senhor. Agora, não tenho mais.” Segundo o parlamentar, Kassab pretende criar o “partido da boquinha” para pegar uma “teta gorda” no governo federal.

Reforma

O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), convenceu o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto, e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, de que a reforma política será aprovada pelo Congresso. Os dois magistrados, que participaram da instalação da comissão especial da Câmara que discutirá as mudanças, almoçaram com Temer na terça-feira.

Nanicos

O líder do PTdoB na Câmara, deputado Lourival Mendes (RJ), está enfurecido com o colega Luiz Tibé (MG), indicado pela legenda para presidir a Comissão de Legislação Participativa da Casa, mas que abriu mão de fazer parte do colegiado. Vitor Paulo (PRB-RJ) presidirá a comissão.

Craque

O deputado Romário (PSB-RJ) foi eleito vice-presidente da Comissão de Desporto e Turismo. O ex-jogador de futebol disse que já está ganhando experiência no novo campo de atuação e espera ser chamado de “craque” da política no fim do mandato.

Póstumo

O site oficial da Câmara, na página de fotografias dos integrantes da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor, trocou a imagem do deputado Ricardo Izar Júnior (PV-SP) pela do pai dele, o ex-deputado Ricardo Izar (PTB-SP), já falecido.

Nenhum comentário: